As atitudes que temos hoje se refletem em nosso futuro. Um indivíduo que se alimenta mal e não tem qualquer tipo de cuidado consigo mesmo, tem grandes chances de enfrentar problemas de saúde no futuro. Assim como aquele que não cuida das suas finanças e de seus relacionamentos pessoais. Viver no presente é essencial, mas isso não deve servir de argumento para alguém se isentar da responsabilidade sobre as consequências de seus atos.

Pensar no que deseja para o seu futuro é fundamental para que viva em congruência com seus planos e eles possam se tornar reais. Essa falta de alinhamento entre sonhos e atitudes é o que gera as frustrações e arrependimentos. Se não quer passar por isso, comece a refletir sobre como deseja estar daqui cinco, dez, cinquenta anos e plante hoje as sementes que espera colher quando esse tempo passar.

Confira 5 motivos para que você passe a planejar o seu futuro.

5 Motivos para projetar seu futuro

Para entender melhor a importância de projetar o seu futuro, confira cinco benefícios que essa prática pode te proporcionar.

1 – Viver com significado

Quando você planeja o seu futuro, as ações ganham significado, porque se tornam passos para que chegue a um objetivo. Se deseja comprar um imóvel daqui cinco anos, por exemplo, cada hora trabalhada a mais e valor poupado terão um significado especial, pois estarão relacionados ao seu esforço.

2 – Ter mais foco

Quando se tem algo pelo qual lutar, manter o foco se torna algo natural, porque você sabe que precisa continuar realizando aquelas ações para, no futuro, colher os frutos do seu esforço. Isso é muito positivo e te renderá benefícios para sua carreira, seus estudos, seus relacionamentos.

3 – Ter controle sobre a sua vida

PSC

Antes de falar sobre este tópico é importante lembrar que ninguém tem como controlar 100% o que lhe acontece. Entretanto, existe uma porcentagem que podemos, sim, gerenciar e é nela que você deve focar. Ao fazer planos e se dedicar para alcançá-los, conseguirá ter maior controle sobre o que lhe acontece e essa sensação é muito positiva.

4 – Sentir satisfação

Ter objetivos a alcançar e se dedicar a eles gera um agradável sentimento de satisfação, de saber que suas ações estão ligadas a algo maior. Essa sensação tende a se fortalecer a cada etapa alcançada, intensificando também a autoconfiança e a motivação para continuar.

5 – Direcionar seus esforços para os seus objetivos

Ter um direcionamento na vida é muito importante, até mesmo para tomar decisões com mais sabedoria, sabendo onde deseja chegar. Os planos para o futuro se tornam seu norte, fazendo com que se questione como cada atitude poderá te aproximar ou te afastar do seu destino desejado.

5 Dicas para projetar o seu futuro e transformar sonhos em realidade

Sonhar é importante, mas é preciso que eles sejam apenas o começo e logo se transformem em objetivos e metas. As dicas a seguir te ajudarão a projetar o seu futuro para que daqui uns anos consiga viver a realidade que sonhou.

1 – Saiba o que deseja para o seu futuro

O primeiro passo para começar a projetar o seu futuro é saber exatamente o que deseja. Parece óbvio que todos saibam, mas a verdade é que muito daquilo que parece ser um sonho é apenas pressão da sociedade. Existem pessoas que desejam ter uma boa casa e um carro do ano apenas porque os outros têm, sem se questionarem se isso é realmente importante para elas. Sendo assim, procure refletir com calma, considerando as suas verdadeiras prioridades, desapegando de pressões externas.

2 – Defina as suas metas e objetivos

Após fazer um panorama geral do que deseja para o futuro, chega o momento de transformar os sonhos em metas e objetivos. Para facilitar, é preciso entender que objetivo é a descrição do que deseja, já a meta precisa ter uma definição mais clara, com prazo para acontecer. Por exemplo: seu objetivo é comprar um imóvel, a meta é poupar X reais durante X meses para efetuar a compra no ano X.

3 – Cuide das suas finanças

Independentemente do que deseje para o seu futuro, é preciso pensar nos aspectos financeiros, pois essa é uma parte de grande importância em nossas vidas. Desse modo, inclua no seu planejamento poupar um valor todos os meses, o que pode ser voltado para adquirir um imóvel ou para ter um futuro tranquilo. Comece a pesquisar sobre investimentos e o que pode fazer para obter bons rendimentos com suas aplicações.

4 – Liberte-se de crenças limitantes

Uma atitude fundamental para projetar o futuro envolve se libertar de crenças limitantes. Afinal, se ficar alimentando ideias pessimistas de que não irá conseguir alcançar seus objetivos, nunca sairá do lugar. Então, antes de qualquer coisa, procure identificar esses pensamentos que servem apenas para te puxar para baixo, prefira ficar apenas com ideias que realmente agreguem e te impulsionem a crescer.

5 – Aproxime-se de pessoas que te incentivem e queiram crescer contigo

As pessoas com as quais convive terão um papel importante nos seus planos ao longo dos anos, tanto na fase de desenvolvimento do seu projeto de vida quanto na execução de cada etapa. Elas podem te incentivar a continuar ou te desanimar e fazer com que acredite que não irá conseguir. Escolha manter ao seu lado aqueles que te impulsionem e demonstrem querer crescer contigo, pois são esses indivíduos que realmente merecem a sua companhia.

Antoine de Saint-Exupéry, famoso escritor francês, afirmou que um objetivo sem um plano é apenas um desejo. Por isso, em vez de apenas desejar um futuro melhor, comece hoje a construí-lo. Cada pequena atitude do presente te levará para a realidade que deseja viver daqui alguns anos.

Saiba exatamente o que deseja, o que é realmente importante para você e para as pessoas que ama, se dedique, erre, aprenda, acerte, continue e nunca desista. Assim, irá trilhar um caminho fantástico de evolução e, principalmente, desfrutar da jornada em vez de esperar para ser feliz apenas quando algo acontecer.

Comece hoje mesmo a projetar o seu futuro e trabalhar para colocar seus planos em prática. A sua versão futura irá te agradecer por ter tomado essa decisão agora. Se gostou, deixe seu comentário abaixo e compartilhe o artigo com os seus amigos!