Existe um ditado que diz que quando não se sabe aonde quer chegar, qualquer lugar irá servir. E ele tem total relação com o tema do nosso artigo de hoje. Saber exatamente o que deseja para sua vida pessoal e carreira é crucial para se planejar e transformar esses desejos em realidade.

Sem essa clareza sobre os próprios objetivos, se torna fácil acabar se perdendo no meio do caminho. Assim, em vez de seguir os próprios sonhos, acabará dedicando suas energias para conquistar coisas que não possuem um sentido verdadeiro em sua vida.

Se quer fazer valer a oportunidade de estar vivo, comece por identificar os seus verdadeiros desejos e se dedique a alcançar cada um deles. Siga a leitura e prepare-se para trilhar um caminho cheio de significado e coerente com os seus valores.

Quer vivenciar uma oportunidade extraordinária na sua vida?
Acesse o meu curso “Introdução ao Coaching”, é um presente!

A importância de saber aonde se quer chegar

Antes de seguirmos com as dicas, precisamos explicar o motivo pelo qual deve segui-las. Inclusive, já fica a primeira lição: apenas faça as coisas que realmente tiverem sentido para você.

Por mais que seja natural desejar contribuir com a felicidade de quem se ama, tudo deve estar alinhado com os seus valores. Portanto, jamais faça nada sem saber o verdadeiro motivo, porque é assim que poderá verificar se é mesmo o que deseja ou não.

PSC

Quando você sabe aonde quer chegar, consegue diferenciar as atitudes que irão contribuir com seus objetivos daquelas que irão te afastar deles. Isso evita que seja manipulado ou que se doe de forma exagerada ao outro. Afinal, as relações saudáveis são aquelas em que há equilíbrio, isso é indiscutível.

Uma pessoa que tem clareza sobre os planos para a própria vida evita se submeter a tudo o que não condiz com seu planejamento. Assim, sabe priorizar e dedicar suas energias ao que realmente importa, aumentando as suas chances de alcançar o sucesso almejado.

7 Dicas para saber aonde quer chegar e aumentar as chances de chegar lá

Se você deseja ter clareza sobre os seus objetivos e, com isso, aumentar as chances de alcançá-los, comece colocando as dicas a seguir em prática. Elas irão te ajudar a se conhecer melhor e diferenciar as suas prioridades de tentativas externas de interferência.

1. Ouça a voz que vem do seu interior

Para se conhecer melhor é preciso ouvir a voz que vem de dentro de você. Para isso, silencie as vozes externas e mantenha o foco em si mesmo. Quais são os seus maiores sonhos para a carreira e a vida pessoal? Como deseja estar daqui um, cinco ou dez anos? Quais partes da sua vida geram satisfação ou insatisfação? Encontre essas respostas e terá um bom direcionamento sobre onde quer chegar.

2. Saiba o que te motiva

A palavra motivação é formada por motivo + ação, ou seja, é o motivo que leva você a agir e realizar suas atividades. Cada indivíduo tem as suas próprias motivações, de acordo com os seus sonhos.

Existem pessoas que acordam motivadas para trabalhar porque desejam alcançar determinado cargo ou adquirir um bem, são várias as possibilidades. Descubra o que gera essa vontade de agir em você e utilize esses motivos de forma estratégica.

3. Evite que os erros do passado te paralisem

Caso tenha cometido algum erro no passado, temos uma notícia a te dar: todos já erraram, sem exceção, isso não te torna pior do que ninguém. Portanto, se perdoe e evite que essas lembranças te paralisem.

Pense de forma racional, as circunstâncias eram outras e, até mesmo, você era outra pessoa. Afinal de contas, somos constantemente transformados pelas experiências. O fato de ter errado é um indicativo que evoluiu de lá para cá, pois falhas são lições.

4. Cerque-se de pessoas inspiradoras e respeitosas

Devemos escolher muito bem as pessoas com as quais convivemos porque, de alguma forma, elas nos influenciam. Então, se estiver cercado de indivíduos que não te respeitam e tentam impor suas próprias vontades sobre você, as chances que se desvie podem ser grandes.

Prefira se manter próximo de pessoas que te inspirem a crescer, mas sem fazer qualquer tipo de pressão. Aqueles que realmente merecem nossa amizade torcem por nós porque desejam nos ver vencendo, sem tentar impor qualquer vontade pessoal.

5. Acredite no seu potencial de realização

Um aspecto crucial para saber aonde quer chegar é acreditar no seu potencial de realização. Afinal, se não confiar em si mesmo não sentirá o desejo genuíno de chegar à parte alguma e acabará se contentando com qualquer destino.

Dessa maneira, procure se conhecer profundamente e reconhecer suas qualidades. Relembre as suas conquistas, o quanto se desenvolveu com o passar do tempo. Aproveite para criar listas com essas informações para sempre se lembrar delas.

6. Identifique as crenças que te limitam

Ao longo do tempo, vamos criando crenças em nossa mente que nos limitam e bloqueiam nosso crescimento. São pensamentos do tipo: “não vou conseguir”, “pessoas como eu não alcançam o sucesso”, “nunca serei amado (a)” e assim por diante.

A única forma de evitar que essas crenças continuem te limitando é identificá-las e desmistificá-las. Enquanto concordar com essas ideias, elas continuarão tendo efeito sobre você. Portanto, analise cada uma delas racionalmente e veja que irão perder a sua força.

7. Crie um planejamento e adapte-o quando necessário

Para alcançar qualquer tipo de objetivo é preciso se planejar, sem isso as ações acabam se perdendo e o destino final se torna cada vez mais distante. Então, é nevessário que identifique os seus objetivos, sempre se observando e se questionando, e crie um planejamento para alcançá-los.

Contudo, vale dizer que esse planejamento não deve ser visto como uma lei imutável. Afinal de contas, a vida está em constante transformação. Por isso, esteja aberto a fazer alterações sempre que necessário, porque as coisas precisam fazer sentido para você e estarem sempre alinhadas com a vida que deseja construir.

Se deseja trilhar um caminho de desenvolvimento e sucesso, precisa saber exatamente aonde quer chegar. É isso que te dará direcionamento para fazer escolhas com sabedoria e confiança.

Este conteúdo te ajudou de alguma maneira? Passe-o adiante, compartilhando através das suas redes sociais, e inspire mais pessoas!

Imagem: Por Andrey Apoev