“Ser proativo”. Se você observar as vagas de emprego na atualidade, independentemente da área profissional ou do tipo de empresa, certamente vai se deparar com esse pré-requisito. Proatividade é uma característica que se tornou quase um clichê no mercado de trabalho.
Assumir uma postura proativa no trabalho é essencial para que o indivíduo corresponda às expectativas da organização e as supere. Mas você sabe o que significa ser proativo no trabalho e como se destacar em sua empresa? Confira algumas dicas para que seja mais fácil implementar e dar continuidade a esse comportamento tão estimado no mercado de trabalho.
Contents
O que é a proatividade?
“Proativo” é um adjetivo utilizado para se referir à pessoa que age antes de ser provocada, que se antecipa ao evento causador e que empreende ações para adequar a solução, conforme desejado.
Resumidamente, a proatividade pode ser entendia como um sinônimo de autonomia, ou seja, da característica típica dos indivíduos que agem para consertar erros ou para conquistar vitórias, sem que, para isso, alguém precise lhes dar ordens. Isso não significa atravessar os líderes e ignorar as hierarquias das empresas, mas desenvolver uma postura mais ativa, contribuindo de modo mais direto com os resultados da organização.
7 dicas para ser mais proativo
Agora que você já compreende o significado de proatividade, provavelmente está se perguntando: “OK, mas como eu posso me tornar um profissional mais proativo?”. Em resposta a essa pergunta, separamos 7 dicas. Confira!
1. Conheça os processos de trabalho
Estar familiarizado com as atividades desenvolvidas, com as funções individuais e com o fluxo das atividades e procedimentos vai lhe propiciar um entendimento amplo do setor ou da empresa em que trabalha. Assim, baseado nos eventos e nos processos que você já vivenciou, será mais fácil prever possíveis ocorrências, prover soluções rápidas ou antecipadas a esses eventos e sugerir soluções mais eficientes.
Além disso, não se esqueça de estudar, de participar de treinamentos e de desenvolver os seus conhecimentos e as suas competências. Quanto mais capacitado você estiver, mais proativo conseguirá ser no dia a dia da empresa.
2. Desenvolva as suas capacidades analíticas
Além de adquirir conhecimentos e de lapidar as suas qualidades constantemente, é importante ser analítico. Isso quer dizer que você deve observar as situações, compreendendo-as em detalhes. Por que essa situação ocorreu? Ela é positiva ou negativa? Por quê? O que você, dentro das suas possibilidades, pode fazer para torná-la mais interessante ou benéfica?
Avalie o sistema como um todo e depois reveja cada etapa. Analise cada evento e a implicância que tem no processo. Ter domínio de um tema confere mais segurança e fundamentação a qualquer ação, especialmente quando relacionamos um fato a outro.
2. Não tenha medo de dar o seu parecer
Por um tempo, as empresas apenas contratavam funcionários que fossem passivos cumpridores de ordens, ou seja, pessoas que só estavam ali para obedecer, sem questionar. Hoje em dia, entretanto, o mercado de trabalho exige uma postura diferente.
É claro que isso pode variar conforme a cultura organizacional, mas, em geral, as empresas procuram profissionais que não apenas façam o que se pede, mas que também contribuam com ideias, sugestões e uma participação mais ativa. Assim, observe o seu currículo, lembre-se das suas experiências anteriores e questione-se: reunindo todos esses fatores, como posso ser mais atuante em meu local de trabalho atual?
4. Organize-se
Tenha em mente que existem tarefas para o curto, para o médio e para o longo prazo. Assim, mantenha um cronograma para não se enrolar com os compromissos. Evite a procrastinação e, consequentemente, o acúmulo das tarefas diárias, pois isso pode atrapalhar o desenvolvimento das outras atividades, culminando no atraso de toda a equipe.
Por isso, mantenha uma agenda atualizada ou algum outro programa de gerenciamento de projetos. Ser proativo não é assumir dezenas de responsabilidades sem poder dar conta delas, mas cumprir as suas obrigações da melhor maneira possível, definido as prioridades do momento. Seja uma pessoa responsável, organizada e pontual.
5. Prontifique-se
Você já conhece os procedimentos, como fazê-los e qual é a sua importância. Então, não espere que o serviço seja solicitado. Tome a iniciativa e não deixe para depois o trabalho de agora. Se você percebe que um problema pode ocorrer, por exemplo, não espere que ele se concretize para resolvê-lo. Em vez disso, faça o que for possível para preveni-lo, ou ao menos alerte os seus supervisores.
Além disso, mantenha-se de prontidão, ou seja, mostre aos seus chefes e colegas que você está ali para quando alguém precisar das suas competências e dos seus conhecimentos. Coloque-se à disposição.
6. Invista em autoconhecimento e autoconfiança
Muitas vezes, as pessoas deixam de ser proativas porque não se sentem seguras de agir sem o aval de um chefe. Para que você se sinta mais seguro, invista no autoconhecimento. Quanto mais você conhecer as suas características, habilidades, conhecimentos e competências, mais se sentirá confiante das suas capacidades.
Além disso, não entenda a proatividade como um desrespeito aos seus chefes. Dar uma sugestão ou ideia ou mesmo agir no sentido de consertar/prevenir problemas não é uma afronta, mas sim uma competência — desde que você, depois, comunique o que fez aos seus supervisores. Com comunicação e transparência, ninguém invade o espaço de ninguém.
7. Ofereça ajuda aos seus colegas
A proatividade não pode ser vista como um elemento para impressionar os chefes. É claro que você deve ajudar os seus supervisores naquilo que for possível, mas não se esqueça também de quem está ali ao seu lado.
Ser proativo é também disponibilizar-se a ajudar os seus colegas. Se você percebe que alguém está em apuros ou necessitado de competências que você tem, por que não prestar auxílio? Assim, você estará estreitando os seus laços com os demais colaboradores, de modo que eles também poderão auxiliá-lo quando precisar. Esse espírito coletivo beneficia a empresa como um todo e é também um exemplo de proatividade.
Colaboradores proativos proporcionam diversos resultados positivos às instituições em que trabalham, como um maior dinamismo aos processos e melhoria na produtividade, além de evitar o acúmulo de atividades e de melhorar o clima organizacional como um todo.
Tais benefícios se tornaram essenciais para as empresas que desejam se destacar no cenário competitivo em que estão inseridas. Dessa forma, o colaborador que quer integrar uma empresa desse perfil deve adotar uma atitude proativa como requisito básico para o seu sucesso profissional.
E você, querida pessoa, se considera um profissional proativo? Por quê? Deixe o seu comentário no espaço abaixo. Por fim, lembre-se de compartilhar este arquivo nas suas redes sociais. Quem sabe você não conseguirá estimular outras pessoas a também serem mais proativas, não é mesmo?