Estamos vivendo a era da informação, em que as redes sociais se tornaram um dos meios de comunicação mais usados por uma boa parcela da população. Se por um ponto isso é fantástico porque aproxima as pessoas e facilita o contato, por outro pode ser negativo porque faz com que muitos criem coragem para dizer coisas que não diriam pessoalmente. Então, o espaço que deveria ser para troca de ideias e compartilhamento de conhecimento, se torna um terreno de trocas de ofensa, discussões sem fundamento e, até mesmo, de propagação de inverdades.
É claro que não é porque alguns não sabem fazer um bom uso das ferramentas digitais que elas perdem o seu valor. Contudo, é fundamental que cada um saiba como lidar com esse tipo de comportamento negativo para evitar se contaminar e se deixar levar por más influências. Lembre-se sempre que cada um expressa através de suas atitudes e palavras o que carrega dentro de si. Portanto, mantenha-se sempre fiel ao que acredita e evite entrar em embates que não irão agregar em nada.
Contents
É Importante Diferenciar uma Ofensa de Liberdade de Expressão
Nas redes sociais, basta alguém ver outra pessoa expressando uma opinião diferente da sua para enviar um comentário rebatendo o que leu. Isso acontece tanto em grupos, quanto páginas de portais de notícias, de pessoas famosas e, até mesmo, em perfis pessoais. Atualmente, qualquer assunto logo se torna polêmica, mas se existe um tema que é o campeão de desentendimentos certamente é política.
Nunca se falou tanto a respeito desse assunto, o que é ótimo, entretanto, é necessário que cada um busque refletir em relação ao próprio comportamento para que as discussões sejam sadias e venham realmente para agregar. O ponto de partida para isso é sempre se lembrar da diferença entre uma ofensa e a liberdade de expressão. Dessa forma, é possível manter o equilíbrio para se expressar livremente sem ofender ninguém.
Dicas de Como Lidar Com uma Ofensa nas Redes Sociais
Saber como lidar com ofensas nas redes sociais fará com que desfrute do que de melhor elas têm a oferecer e evite que uma ferramenta que tem tudo para ser positiva te faça mal. Pensando nisso, preparei algumas dicas que irão te ajudar nessa missão, confira!
1 – Evite Entrar em Discussões Infrutíferas
Se você tem determinada opinião, evite entrar em discussões com pessoas que têm ideias completamente contrárias e que não se mostram abertas ao diálogo, sejam elas próximas ou desconhecidas. Trocar comentários com alguém que pensa diferente é sempre enriquecedor, porque permite que entenda melhor o outro lado e possa repensar ou se certificar de que realmente acredita naquilo. Contudo, apenas é possível ter uma conversa positiva com um indivíduo que tiver as mesmas intenções que você de agregar e não de impor algo.
2 – Não Leve Para o Pessoal
Alguém que faz comentários grosseiros nas redes sociais, mesmo que eles sejam direcionados a você, na realidade está mais expressando a essência dele do que a sua. Portanto, evite que essas palavras te magoem e façam com que se sinta inferior. É claro que se chatear ao ler algo ruim é natural, mas não permita que isso estrague o seu dia e te desmotive.
3 – Reconheça o Seu Valor
Uma das melhores maneiras de não se deixar levar por comentários ruins nas redes sociais é reconhecer o seu valor. Dessa forma, nada do que disserem irá te abalar, porque você saberá quem é e conhecerá a sua essência, que é o que realmente importa. O autoconhecimento é poderoso exatamente por isso, porque faz com que se torne consciente em relação ao ser extraordinário que é.
4 – Escolha Bem o Que Irá Compartilhar
É claro que nada justifica uma ofensa, seja na internet ou fora dela, entretanto, existem algumas medidas que podem te ajudar a evitar passar por esse tipo de chateação. A principal delas é escolher bem o que irá compartilhar e limitar fotos e informações pessoais ao seu grupo de amigos mais próximos. Para isso, procure conhecer melhor a rede social que utiliza, para que possa configurar as suas publicações e saber exatamente quem está tendo acesso a elas.
5 – Cuide Também do Que Você Fala
O tema deste artigo são as ofensas vindas de terceiros, entretanto, refletir sobre as suas atitudes nas redes sociais também é importante. Afinal, se deseja ver algo diferente no comportamento do outro deve começar essa mudança por você. Nesse sentido, sempre se baseie no fato de que é possível discordar da opinião de uma pessoa sem ofendê-la. Para isso, é fundamental que se concentre no assunto principal e jamais entre em temas pessoais para desacreditar a ideia de alguém. Para que uma discussão seja sadia, é necessário que haja respeito de ambas as partes.
6 – Saiba Diferenciar Opinião de Ofensa
Todos têm o direito de expressarem suas opiniões, desde que elas não desrespeitem a dignidade de outra pessoa. Considerar essa informação irá te ajudar a se expressar sem ofender ninguém e, também, a identificar algum tipo de xingamento grave que direcionarem a você. Lembre-se sempre que o seu direito acaba quando começa o do outro e é através dessa consciência que é possível conviver em harmonia com todos, seja pessoal ou virtualmente.
7 – Procure os Seus Direitos
É importante lembrar que nem tudo o que for dito para vocês nas redes sociais deve ser relevado, afinal, o fato de cada um estar atrás de uma tela não isenta ninguém de se responsabilizar pelo que diz. Existem situações em que o indivíduo pode responder judicialmente pela sua atitude, como em casos de calúnia, ameaça, injúria e difamação. Se algo do tipo acontecer contigo, reúna o máximo de provas possíveis e dirija-se até a delegacia mais próxima. Assim, as autoridades competentes irão te orientar em relação aos próximos passos para que vá em busca dos seus direitos.
Espero que com essas dicas você consiga utilizar as redes sociais de uma forma mais positiva e saiba lidar com sabedoria caso alguém venha a lhe ofender de alguma forma. Aproveite e compartilhe este artigo com os seus amigos para que mais pessoas utilizem essas ferramentas tão poderosas para propagar o bem.
Copyright: 1018152142 – https://www.shutterstock.com/pt/g/pathdoc
Deixe um comentário