Formada através das iniciais das palavras Strengths, Weaknesses, Opportunities and Threats, que em português significam Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças, a análise SWOT é uma técnica bastante conhecida de planejamento estratégico utilizada por pessoas e empresas para alcançar seus objetivos. Continue a leitura para entender como ela funciona e saber como colocá-la em prática para atingir metas pessoais e profissionais.

Entenda o que é a Análise SWOT

Através da análise SWOT você poderá identificar as forças, fraquezas, oportunidades e ameaças do que desejar, que pode ser sua empresa, sua carreira, seu estilo de vida ou qualquer outra área. Assim, sabendo o que de melhor e pior aquilo tem, fica mais simples tomar decisões para alcançar os seus objetivos. Veja o que cada letra do acrônimo SWOT representa.

Strengths (Forças): representa os maiores pontos fortes da empresa ou indivíduo, que podem ser tangíveis ou intangíveis. Aqui estão incluídos as ações bem-sucedidas, o conhecimento, as habilidades, a reputação, além dos ativos físicos, como bens, equipamentos, dinheiro e as vantagens competitivas sobre a concorrência.

Weaknesses (Fraquezas): neste quesito se incluem os pontos que atrapalham as forças de se desenvolverem. Habilidades que precisam ser desenvolvidas, comportamentos a serem evitados, enfim, tudo o que falta para que você, sua empresa ou qualquer outra coisa que esteja analisando se desenvolvam. Seja honesto e não se culpe, a ideia é apenas identificar essas ocorrências.

Opportunities (Oportunidades): como o próprio nome sugere, são as chances de crescimento que o cenário está apresentando. Se for uma empresa, este tópico representa o mercado, o relacionamento com os clientes, se é sobre sua carreira, as oportunidades de desenvolvimento e assim por diante.

Threats (Ameaças): por fim, as ameaças, que representam tudo aquilo que não se pode controlar. Em se tratando de negócios, são os concorrentes, o desenvolvimento de novas tecnologias, mudanças no comportamento do consumidor, tendências do mercado que podem ameaçar o sucesso de uma empresa.

Vantagens da Análise SWOT

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A análise SWOT é uma ferramenta usada por auditores para ajudar empresas a desenvolverem estratégias que alinhem recursos e objetivos, otimizando o uso do primeiro para alcançar o segundo. Além de aplicar a técnica no seu negócio, pode utilizá-la para se conhecer melhor e se planejar para atingir suas metas pessoais. Confira as vantagens que poderá obter.

  • Obtenção de informações estratégicas para se planejar e tomar decisões.
  • Identificação de pontos fortes que podem ser explorados para encurtar o caminho para um objetivo.
  • Possibilidade de reconhecer e superar fraquezas.
  • Melhorar a forma com a qual lida com as oportunidades que surgem.
  • Se manter preparado para lidar com ameaças que possam afastar você ou sua empresa de seus objetivos.

7 Dicas para aplicar a análise de SWOT

Agora que já conhece a ferramenta e sabe cada um dos significados das letras que compõem a palavra SWOT, chegou o momento de conferir dicas para colocá-la em prática.

1 – Cada área da empresa ou da sua vida precisa de um SWOT individual

Para que a ferramenta traga os resultados esperados, é preciso utilizá-la para analisar áreas específicas. Se for fazer da sua empresa, crie uma matriz SWOT para o marketing, outro para o financeiro, atendimento, vendas e assim por diante.

Se for fazer uma análise da sua vida, mantenha a mesma separação, considerando carreira, saúde, relacionamentos, finanças e o que mais desejar. Assim, conseguirá direcionar o foco e obter respostas que sejam verdadeiramente transformadoras.

2 – Saiba quais respostas são internas e externas

A matriz de SWOT é dividida por quatro quadrantes, dois voltados para o lado interno, que são as forças e as fraquezas, e os outros dois voltados para o externo, que são oportunidades e ameaças. Fazer essa diferenciação facilita na hora de preencher o quadro e deixa tudo mais claro.

3 – Em empresas, é importante que a ferramenta seja usada em grupo

Dentro de uma empresa, é importante contar com o apoio da equipe para fazer a análise. O grande mestre japonês Shunryu Suzuki tem uma citação bastante interessante que prova essa importância: “Na mente do iniciante, existem muitas possibilidades, mas nos especialistas, são poucas”.

Por isso, mesmo quando se é um gestor experiente, é interessante contar com a ajuda dos colaboradores. Muitas vezes, pessoas com uma vasta experiência em determinada área acabam não enxergando pontos que os mais inexperientes conseguem ver. Assim, essa união de forças resulta em um time que se completa.

4 – Quantidade de fatores em cada quadrante

Para que a análise seja realizada através de um processo dinâmico e focado, o ideal é limitar a quantidade de tópicos dentro de cada quadrante. Estipule um número antes de a reunião começar, que pode ficar entre três e cinco. Dessa maneira, irão eleger os pontos mais relevantes e trabalhar sobre eles.

5 – Utilize dados reais

Como a ideia é priorizar os itens mais importantes, é necessário se basear em dados reais e nunca em suposições. Afinal de contas, se a ideia é definir estratégias através da análise realizada, é fundamental que ela tenha uma base sólida e confiável, o que não combina com achismos.

6 – Use em conjunto com outras ferramentas

Existem diversas ferramentas de planejamento estratégico e algumas delas funcionam muito bem como complementares. A SWOT, por exemplo, pode trazer resultados interessantes quando aplicada em conjunto com as 5 forças competitivas de Porter e a Matriz de Ansoff. Através das análises obtidas por essas técnicas, você terá um panorama completo da sua empresa e poderá delinear estratégias mais assertivas.

7 – Use a análise SWOT para conduzir um plano de ação

Fazer uma análise através da técnica SWOT apenas faz sentido quando, em seguida, se cria e coloca em prática um plano de ação. É preciso definir estratégias para alavancar os pontos fortes, solucionar as fraquezas, aproveitar ou evitar oportunidades (considerando sempre os objetivos que se deseja alcançar) e, por fim, se preparar para as tendências e se proteger das ameaças.

Gostou de saber mais a respeito da análise de SWOT? Já conhecia a ferramenta? Aproveite para deixar seu comentário abaixo e compartilhar o artigo em suas redes sociais!