Embora o mercado de trabalho exija muita qualificação, conhecimento e habilidade, essas características nem sempre garantem um bom posicionamento no mundo dos negócios.  Por isso, muitos profissionais estão optando pelo Personal Branding para se destacar em meio à multidão de pessoas qualificadas.

Mas você sabe exatamente qual é o significado desse conceito? Branding nada mais é do que a construção de uma marca, um processo fundamental para o sucesso de qualquer empresa. No entanto, o personal branding, como o nome indica, refere-se à construção de uma marca pessoal, e não da marca de um produto ou empresa. A questão é: como isso pode ser feito? Quais são as vantagens desse processo? Você vai conferir tudo isso e muito mais no artigo a seguir. Boa leitura!

O que é personal branding?

Em 1997, o especialista em gestão Tom Peters apresentou o termo “Personal Branding”, que consiste na utilização de técnicas de marketing e comunicação — normalmente utilizadas para dar notoriedade a uma marca, um produto ou um serviço — para destacar uma pessoa.

Também chamada de marketing pessoal, essa abordagem vê a pessoa como uma marca que deve ser desenvolvida, cuidada e protegida, explorando o mercado profissional e social. Assim, a técnica destaca os diferenciais e expõe os atributos, opiniões e valores do indivíduo, permitindo que as oportunidades surjam.

Com o avanço da tecnologia e da internet, todos passaram a poder criar blogs, redes sociais e vídeos pessoais, tornando muito mais fácil investir em marketing pessoal.

Como construir o seu personal branding?

O sucesso do personal branding é resultado de um trabalho realizado em longo prazo. Assim como as marcas demoram anos, às vezes décadas, para se consolidarem junto ao público, também as pessoas precisam ser pacientes e compreender que esse trabalho se solidifica com o passar do tempo. Ele demanda muito autoconhecimento e dedicação para mostrar-se à sociedade como um profissional digno de destaque.

Na sequência, você vai conferir 4 etapas essenciais para construir o seu personal branding com sucesso. Confira!

1. Conheça a si mesmo

Quando profissionais de marketing precisam desenvolver uma marca para uma empresa, eles estudam a identidade dessa empresa a fundo. Isso envolve compreender a sua missão, a sua visão, os seus valores, a sua história, os seus produtos, os seus serviços, os seus diferenciais, o seu público-alvo, enfim todos os aspectos que tornam aquela empresa única.

Para construir o seu personal branding, você deve olhar para si mesmo como se fosse uma empresa. Defina a sua missão, a sua visão e os seus valores. Determine qual é o produto ou serviço que você pode oferecer à sociedade. Pense também naquilo que diferencia você das outras pessoas que exercem a mesma profissão. É importante não ser apenas mais um na multidão.

Uma ferramenta que ajuda muito as empresas nessa fase é a análise SWOT, aquela que define as variáveis internas (forças e fraquezas) e as variáveis externas (oportunidades e ameaças) da organização, de acordo com o setor em que está inserida. Pois saiba que existe também a chamada análise SWOT pessoal, em que você, enquanto indivíduo, pode fazer uma autoavaliação e identificar esses quatro fatores sobre si mesmo.

2. Defina os seus objetivos

Depois de conhecer bem quem você é, compreenda que é necessário ter e cultivar uma boa reputação, tanto presencial quanto online. Assim, comece definindo os seus objetivos, abrangendo o profissional que você é e como você deseja que as pessoas o vejam.

Coloque em evidência os seus valores, talentos, preferências e relações pessoais, levando em consideração a sua linha de atuação, que define em que e como você trabalhará. Um bom objetivo é simples, específico, mensurável, realista e tem um prazo mais ou menos definido. Assim, se você é um estagiário de arquitetura, por exemplo, pode definir como um bom objetivo ganhar experiência a ponto de abrir o seu próprio escritório no ramo em até 10 anos.

Depois, você deverá subdividir esse grande objetivo em metas menores. Nesse caso, você provavelmente desejará ser efetivado como assistente de arquitetura junior, analista de projetos pleno e analista de projetos sênior, até sentir-se apto para ser dono do seu próprio escritório.

3. Determine as ações que você deverá tomar para progredir nesse sentido

Quais atitudes você deve tomar para ser efetivado na empresa em que é estagiário? Para ser um profissional junior? Para ser promovido a profissional pleno? Para chegar ao nível sênior? Cada etapa a ser vencida em seu planejamento de marketing pessoal não será conquistada se você apenas esperar que as coisas caiam do céu.

Dessa forma, você deverá estudar, fazer cursos de aperfeiçoamento, ser proativo para participar de projetos que lhe deem mais destaque, aprender a defender melhor as suas ideias e a comunicar-se com clareza, pedir aos seus superiores oportunidades mais audaciosas e, em alguns casos, colocar-se à disposição do mercado para que empresas maiores ou mais propícias ao seu desenvolvimento o contratem.

Além disso, se desejar ser um empreendedor, como no exemplo acima, deverá não apenas adquirir conhecimentos na profissão escolhida, mas também no próprio ato de empreender. É preciso fazer cursos nesse sentido, afinal de contas, conduzir uma empresa própria demanda alguns conhecimentos em gestão de pessoas, administração, finanças e marketing, por exemplo.

4. Identifique os principais canais de comunicação que você pode utilizar

Cartões de visita, currículos, portfólios, blogs, sites e perfis em redes sociais, como o LinkedIn, são algumas ferramentas que podem ajudá-lo a construir o seu personal branding. Definir um nicho e a maneira como você será apresentado para o empregador é essencial, pois poderá definir melhor os temas a serem abordados, assim como quem receberá as suas informações.

Além de montar o seu currículo online e de exibir os seus melhores trabalhos na web, lembre-se também de que há canais presenciais para exercitar o seu marketing pessoal. Apresentações na empresa, reuniões e participações em eventos da área são ótimas oportunidades para você demonstrar os seus conhecimentos e o seu valor individual. Portanto, fique atento ao surgimento dessas ocasiões e marque presença nelas, de um jeito que quem o vir não o esqueça.

O personal branding reflete diretamente no seu convívio social e profissional, favorecendo futuras oportunidades, e a sua manutenção e atualização demonstrarão o seu interesse e disposição por novos desafios. Portanto, a sua imagem individual é o que permitirá que você cresça e alcance os seus objetivos. Como se diz popularmente, “não adianta ser, é preciso parecer”, e o personal branding é a melhor maneira de tornar evidentes as suas qualidades e os seus diferenciais!

E você, querida pessoa, como tem cuidado do seu personal branding? Quais das medidas citadas acima tem posto em prática? Deixe o seu comentário no espaço a seguir. Por fim, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!