O conceito de sustentabilidade pode ser definido como uma maneira de desenvolvimento capaz de satisfazer às necessidades do presente, sem comprometer o planeta e as gerações futuras.

Aplicando este conceito ao ambiente organizacional, podemos afirmar que a sustentabilidade empresarial se relaciona com os compromissos assumidos pelas empresas na defesa do meio ambiente e de um desenvolvimento sustentável no âmbito econômico e social.

Continue a leitura para entender melhor o conceito de sustentabilidade empresarial e a sua importância para a sociedade.

Conheça a metodologia capaz de potencializar seus resultados!
Clique aqui e acesse meu ebook “Leader Coach”, é um presente!

A importância da sustentabilidade empresarial

O perfil dos consumidores passou por grandes mudanças nos últimos anos: atualmente, a tendência é que as pessoas estejam bem informadas e conscientes sobre sua responsabilidade pelos produtos que escolhem consumir. Esse comportamento, consequentemente, fez com que a responsabilidade social das empresas aumentasse.

Neste contexto, para conseguir um espaço no mercado e respeito dos clientes, as instituições precisam incorporar novas práticas de gestão de recursos — sejam eles materiais, produtivos ou humanos.

PSC

Ao investir na capacitação dos colaboradores e ensinar as melhores formas de reduzir os danos ao meio ambiente, as organizações estão formando multiplicadores de boas ações que, dentro e fora da empresa, farão sua parte para um mundo mais sustentável.

Ter essa preocupação une o útil ao agradável, pois atrai os consumidores, que se simpatizam com os valores da companhia, e contribui para a preservação do meio ambiente. Lembrando que é preciso investir em ações que sejam verdadeiramente relevantes, pois as pessoas percebem quando se trata apenas de uma estratégia de marketing e o resultado disso pode ser desastroso.

Práticas sustentáveis para as empresas

Veja, a seguir, dez exemplos de práticas sustentáveis que as empresas podem adotar, considerando, claro, seu ramo de atuação.

  • Investimento em processos de inovação na produção;
  • Uso de sistemas de reaproveitamento e tratamento de água;
  • Incentivo à reciclagem e reutilização das embalagens;
  • Realização da coleta seletiva de lixo;
  • Redução do consumo de papel;
  • Eliminação de desperdício de material e recursos, como água e energia elétrica;
  • Gerenciamento de resíduos industriais e sólidos;
  • Implementação de logística reversa para recolhimento de produtos e materiais que chegaram ao fim da sua vida útil;
  • Comercialização de versões dos produtos em refil;
  • Escolha de matérias-primas legais e sustentáveis, que não sejam provenientes de degradação ambiental.

Preceitos do Guia de Sustentabilidade Empresarial da ONU

A ONU – Organização das Nações Unidas possui um guia para as empresas que desejam seguir por um caminho mais sustentável, veja quais são as principais informações que compõem esse documento.

Princípios: as empresas devem agir com idoneidade, honestidade e responsabilidade, comprometendo-se com a defesa dos direitos humanos e a defesa do meio ambiente.

Fortalecimento da sociedade: as organizações devem estar comprometidas em melhorar as condições de vida da comunidade além de suas portas, com também o desenvolvimento de seus colaboradores.

Compromisso da liderança: as lideranças devem estar comprometidas pela realização das ações estratégicas, pelo alcance das metas e dos resultados projetados para as áreas.

Relatório de progresso: as empresas devem prestar contas à sociedade e serem transparente em suas ações.

Diálogo: este diálogo representa unir esforços de todos os segmentos empresariais para avaliar, criar e fortalecer as boas práticas, alinhá-las e expandi-las a todos os setores e países.

10 Exemplos de iniciativas de sustentabilidade empresarial

Se você deseja adotar práticas de sustentabilidade no seu negócio, é interessante conhecer alguns casos de sucesso. Por mais que sejam empresas de grande porte, é sempre possível pegar uma ideia e adaptar à sua realidade, acompanhe.

1 – Banco do Brasil

O Banco do Brasil faz parte da lista das empresas mais sustentáveis do mundo. Uma de suas iniciativas de maior destaque é a oferta dos chamados empréstimos verdes, que são valores destinados especialmente para organizações com foco em causas ambientais e sociais.

2 – LEGO

A empresa, que é famosa pelos brinquedos de montar feitos de plástico, tem como algumas de suas principais metas ambientais reduzir suas embalagens e utilizar energia 100% renovável, além de alcançar um nível de 90% de reciclagem dos materiais que utiliza.

3 – eBay

Além de ser uma empresa que nasceu incentivando as pessoas a venderem itens que seriam descartados e comprar produtos usados, o eBay firmou uma parecia com o serviço postal dos Estados Unidos para fornecer opções ecológicas de remessa e, também, contar com locais físicos para realizar as vendas das mercadorias de seus usuários, reduzindo, assim, os danos ambientais gerados pelo transporte.

4 – Bosch

A empresa multinacional de origem alemã direcionou metade do seu orçamento de pesquisa e desenvolvimento para criar e apoiar projetos voltados para o meio ambiente, como iniciativas realizadas em universidades e programas de pesquisa.

5 – Johnson & Johnson

Há quase 30 anos, a Johnson & Johnson vem investindo em iniciativas de sustentabilidade, o que inclui especialmente o aproveitamento da força do vento para gerar energia e o fornecimento de água para comunidades ao redor do mundo. Inclusive, a companhia adquiriu um fornecedor de energia no Texas, reduzindo a poluição e utilizando uma fonte econômica e renovável.

6 – Google

A gigante da tecnologia é bastante engajada com questões sociais e ambientais. Seu data center consome 50% menos energia do que qualquer outro no mundo. Além das iniciativas diretas, contribuem indiretamente com o meio ambiente, permitindo que outras companhias reduzam seu impacto ambiental através de suas ferramentas para a realização de diversas tarefas digitalmente.

7 – Coca-cola

A empresa, que conta com uma frota gigante de caminhões, depois de concluir o tamanho do impacto dos seus veículos para o meio ambiente, realizou diversas mudanças na sua forma de abastecimento. Uma das principais iniciativas foi o investimento em caminhões que funcionam a base de combustíveis alternativos.

8 – Ford

A Ford tem investido pesado em seus veículos elétricos, que são considerados sustentáveis por não emitirem gases na atmosfera. Além dos modelos criados já para esse fim, a empresa está planejando eletrificar os modelos já existentes, um processo que deve levar anos, mas que certamente já está trazendo benefícios ao planeta.

9 – Nike

A Nike, embora seja uma grande empresa, tem iniciativas que podem ser aplicadas a negócios de qualquer porte. Seus funcionários são incentivados a não levarem alimentos que possuam embalagens descartáveis e sim que possam ser reutilizadas, como pratos, talheres, xícaras e copos.

10 – Intel

Como uma empresa de hardware, a Intel possui uma grande preocupação com os seus resíduos, chegando a reciclar 75% deles. Como forma de incentivar os seus funcionários a abraçarem essa causa, a companhia oferece a eles bônus como recompensa quando a meta de reciclagem é alcançada.

A sustentabilidade empresarial é fundamental para a preservação do meio ambiente. Por isso, quanto mais organizações abraçarem essa causa, menores serão os impactos e maiores serão os benefícios para o planeta e, consequentemente, para todos nós.

A sua empresa realiza alguma prática sustentável? Comente abaixo e aproveite para compartilhar este conteúdo em suas redes sociais e passar o exemplo adiante!