A melhor forma de definir o que são insights é através de uma imagem bastante comum em desenhos animados: um personagem tem uma ideia e uma lâmpada se acende sobre sua cabeça. Um insight é exatamente isso, um pensamento que parece surgir do nada, trazendo uma solução para uma demanda que parecia impossível de ser resolvida.

No dia a dia de muitas profissões, os insights são muito bem-vindos e desejados, principalmente em uma época em que a inovação é tão valorizada. A boa notícia é que dá para desenvolver a habilidade de ter ideias criativas sem ter que esperar que elas apareçam de modo inesperado. Continue a leitura para entender melhor esse conceito e descobrir como adquirir essa capacidade.

Descubra o que são insights e quais benefícios ele pode proporcionar

O que são insights? Entenda melhor o conceito

Traduzindo ao pé da letra, a palavra insight, que tem sua origem no inglês, significa discernimento, compreensão, perspicácia. Já a expressão é considerada a capacidade de obter uma compreensão intuitiva precisa e profunda de uma pessoa ou coisa. A primeira referência ao conceito de insight vem do psicólogo alemão Karl Bühler. Recentemente, a palavra passou a ser usada no mundo dos negócios, em referência à busca pela inovação na solução de problemas.

Para ter um insight, uma pessoa precisa ter uma bagagem de conhecimento, saber como aplicar as teorias aprendidas e, claro, ser criativa. É como se ela tivesse um baú com milhares de pequenas peças e conseguisse fazer associações entre elas para identificar quais se encaixam e são úteis dependendo de cada situação. Essa é uma habilidade cada vez mais valorizada no mercado de trabalho, em que as empresas buscam profissionais capazes de inovar e pensar fora da caixa.

Benefícios dos insights

Desenvolver a habilidade para ter insights com maior frequência é algo muito interessante e que pode lhe proporcionar muitos benefícios, como os que verá a seguir.

1 – É a porta de entrada para ideias inovadoras: podemos dizer que um insight é o início de uma ideia inovadora. Quando a lâmpada imaginária se acende sobre a sua cabeça, é sinal de que teve um pensamento que lhe trouxe uma percepção nova sobre algo que precisa resolver.

PSC

2 – Leva a uma maior percepção dos detalhes: indivíduos que têm insights com frequência se tornam mais detalhistas e conscientes sobre o que acontece no mundo interior e exterior. Isso é ótimo porque aumenta a conexão com o presente e torna a habilidade cada vez mais forte.

3 – Força o indivíduo a enxergar as coisas sob outras perspectivas: quando uma pessoa tem um insight ela percebe que existem outras maneiras de olhar e lidar com uma mesma circunstância. Com isso, expande seus horizontes e passa a enxergar além.

4 – Estimula a criatividade: quanto mais uma pessoa entende o quanto pode ser criativa e pensar fora da caixa, mais ela irá se sentir estimulada para buscar isso.

5 – Promove o autoconhecimento: para ter um insight é preciso estar conectado consigo mesmo, se conhecer, conhecer suas ideias, isso é muito positivo para todas as áreas da vida.

5 Dicas para ter insights com mais frequência

Depois de entender o que são insights, seus benefícios e importância, aproveite para conferir dicas de como desenvolver essa habilidade. Lembrando que, como qualquer outra habilidade, é preciso de tempo, paciência e persistência, portanto, siga em frente e não desista.

1 – Adquira conhecimento diariamente

Lembra do exemplo citado anteriormente do baú cheio de peças? O baú é a sua mente e as peças são o seu conhecimento. Se deseja criar insights com mais frequência precisa manter o seu baú cheio, sendo uma pessoa interessada que busca o conhecimento diariamente. Isso pode ser feito através de leituras, pesquisas, conversas e, principalmente, da curiosidade. Seja curioso e vá atrás das informações em vez de esperar que elas venham até você.

2 – Busque olhar para a situação através de outras perspectivas

Uma mesma situação pode ser vista de diversas maneiras diferentes e em uma delas pode estar a solução que procura. Sendo assim, procure ampliar sua percepção, olhando além das aparências. Se é uma pessoa com tendência à teimosia, ressignifique isso, pois é um tipo de atitude que só serve para te atrapalhar. Se permita rever conceitos, opiniões, conheça outras visões e expanda a sua mente.

3 – Tenha momentos de ócio criativo

Se você ficar se forçando a ter um insight, é bem provável que ele não apareça, simplesmente porque a mente precisa de descanso. Por essa razão, lembre-se de ter momentos de ócio criativo, fazendo atividades que deixem suas ideias fluírem sem pressão. Você pode alongar o corpo, assistir vídeos leves na internet, fazer um lanche, tomar um banho ou mesmo ficar alguns minutos sem fazer nada, são muitas as opções, experimente e escolha aquelas que melhor funcionarem para você.

4 – Ouça as pessoas ao seu redor

O insight é um processo interno, mas que pode ser acionado através de um estímulo externo. Nesse sentido, procure ouvir as pessoas ao seu redor, principalmente se precisa ter uma ideia ligada ao trabalho. Converse com seus colegas, peça a opinião deles sobre o problema, para que sugiram soluções. Esse é um exercício bastante interessante e que pode agregar a todo o processo.

5 – Anote todas as ideias que surgirem

Nem sempre o primeiro insight é aquele que irá resolver todo o problema em questão, algumas vezes é preciso ter vários pensamentos até que um seja verdadeiramente eficaz. Para evitar se perder em meio a tantas ideias, é interessante que mantenha um bloco de notas sempre por perto. Assim, poderá anotar tudo o que vier à sua mente para, em seguida, organizar aqueles dados, quem sabe dali poderá surgir o insight que tanto deseja.

Para finalizar, é importante que mantenha o pensamento positivo e acredite que uma ideia irá surgir. Afinal de contas, se duvidar da sua própria capacidade sua mente não conseguirá fluir.

Tem alguma outra dica a acrescentar em relação aos insights? Deixe sua contribuição no espaço para comentários abaixo e aproveite para compartilhar o artigo em suas redes sociais!

 

Fontes:

https://www.questionpro.com/blog/seven-tips-for-creating-insights/