Responda a seguinte pergunta:

Você sabe quem realmente você é?

Essa é uma pergunta poderosa não é mesmo? E ela está relacionada ao quinto nível do processo evolutivo.

A idealização acerca da teoria do processo evolutivo está diretamente relacionada aos níveis neurológicos de aprendizagem e mudança, proposto por Robert Dilts (nascido em 1955) e que mais tarde fora adaptada e expandida por Bernd Isert (1951-2017).

Nessa teoria os níveis neurológicos de aprendizagem e mudança servem como alicerces do nosso desenvolvimento como indivíduo acometendo o ser como um todo. Seja em relação ao ambiente externo (de modo mais superficial), ou também em relação à sua consciência (aquilo que representa cada um de nós em um nível mais profundo).

É com base nessa premissa que eu gostaria de aprofundar mais a respeito, daquilo que eu então havia dito anteriormente, do quinto nível do processo evolutivo, a quinta etapa que diz total respeito à sua identidade como ser humano.

Afinal, você têm clareza dos seus papéis? Tem clareza de si mesmo? Acompanhe-me nessa leitura.

Quem você é?

Cada um de nós, dentro das nossas possibilidades, conhecemos as minúcias do nosso corpo. Temos uma clara noção daquilo que nos constitui, da nossa imagem exterior. Sabemos o nosso nome, idade, sexo e, basicamente falando, até mesmo o modo como somos vistos, através da projeção que passamos por intermédio da nossa imagem.

Entretanto você sabe quem você realmente é?  Pergunto isso em relação ao mais íntimo do seu ser, aquilo que te representa verdadeiramente.

É também e principalmente nesse sentido que o quinto nível do processo evolutivo se relaciona sendo ele diretamente ligado profundamente à(o) sua(seu):

  • Identidade
  • Noção sobre si mesmo
  • Papel como ser humano
  • Missão de vida

Esse nível evolutivo encontra-se no nosso inconsciente e é a representação de tudo aquilo que realmente somos em nossa essência

Clareza de cada um dos seus papéis

Entender e compreender esse nível evolutivo é aprender cada vez mais sobre si mesmo e também sobre o universo com o qual estamos ligados e interligados. Afinal, vivemos em um sistema onde nossas vidas estão interligadas com a de outras pessoas.

Essas pessoas, cada as quais, possuem seus propósitos, suas missões, seus conceitos sobre si mesmas e também sobre o mundo.

Compreender o seu papel, aqui em vida, é expandir o seu nível de consciência, estando cada vez mais próximo de ideais como:

  • Empatia
  • Compreensão e verdade
  • Harmonia
  • Crescimento/desenvolvimento
  • Foco
  • Propósito
  • Felicidade
  • Plenitude

Quem eu sou!

Promova, dentro de si, o aprofundamento acerca dos seus papéis e acerca de si mesmo. Promova o autoconhecimento de modo a compreender e reconhecer muito mais do que apenas à sua própria aparência e tudo aquilo que já é percebido pelas pessoas ao seu redor e também por você mesmo.

Seja capaz de responder, definitivamente, as perguntas relacionadas a quem você é. Encontrando assim um verdadeiro propósito que te guiará em cada um dos seus papéis.

Sejam eles relacionados à quaisquer aspectos de sua vida.

Eu tenho um convite mais do que especial. Quero que você, agora mesmo, pegue uma folha de papel, ou até mesmo através de um documento em seu computador/celular e o intitule com a seguinte frase:

Quem eu sou!

Em seguida, tente perceber quais são os papéis que constituem a sua vida, sendo eles ligados a sua vida pessoal, emocional ou profissional, como por exemplo:

  • Pessoal – Pai, mãe, filho, amigo, namorado, esposo, esposa;
  • Profissional – Empreendedor, colaborador, Coach, Psicólogo, Administrador, Fisioterapeuta;

Perceba que tudo isso faz parte de um sistema. O sistema onde vivemos.

Agora eu quero que você reflita sobre cada um desses papéis e pergunte a si mesmo e busque a resposta no mais profundo do seu eu.

Você tem alcançado os seus objetivos em cada papel que têm vivido?

O que é preciso mudar para ter a vida com a qual eu sempre sonhei?

O que falta para eu viver conforme a minha missão de vida? O meu propósito?

A contribuição do Coaching

Nesse nível do processo evolutivo o Coach exerce um papel de Patrocinador, atuando de forma positiva para promover a conscientização do seu Coachee em cada um dos seus papéis vividos.

A partir dessa conscientização o Coachee é capaz de encontrar, dentro de si mesmo, as respostas acerca da sua missão e propósito de vida contribuindo de modo eficaz para o seu desenvolvimento como pessoa e profissional.

Entenda que, para conquistar uma vida, bem como adquirir resultados extraordinários, é preciso mudar e para mudar é preciso saber o que precisamos mudar.

Com essa premissa eu finalizo com a seguinte afirmação.

É imprescindível que cada um de nós conheça a si mesmo!

Somente assim caminharemos para cada vez mais próximos de um vida em felicidade e plenitude.