“Ser de Luz! Protagonizei um dos momentos mais importantes da minha carreira e da minha história. Um sonho que idealizei há 10 anos e foi materializado. Ministrei um Workshop na Brazil Conference em Harvard e  você poderá acompanhar cada detalhe sobre os assuntos que compartilhei em artigos exclusivos aqui no meu blog!”


josé roberto master coach IBC em Harvard

“Estamos o tempo todo tentando ser as melhores versões de nós mesmos”


Nós como seres humanos, seres duais, que temos Luz e Sombras dentro de nós, estamos o tempo todo tentando ser as melhores versões de nós mesmos. Entramos em conflito com essa dualidade, com nosso lado racional e com o emocional, com o crítico e julgador e com o abstrato e inovador. Para que possamos verdadeiramente ser pessoas melhores e evoluir precisamos compreender esses lados e trabalhá-los com equilíbrio.
Mesmo que desejemos ser seres perfeitos, isso não é possível, sempre teremos pontos de melhoria a serem trabalhados. Mas, essa força de vontade, esse desejo de evoluir, isso é determinante para que estejamos cada vez mais perto do ideal, do nosso lado mais humano, amoroso, conectado. O mais essencial, assim, é buscar essa evolução constantemente.
Se pararmos para refletir sobre a evolução da Humanidade como um todo, por toda a sua História, notamos os grandes feitos e as magníficas possibilidades que já alcançamos. Sim, verdadeiramente a tecnologia tem avançado tanto e tão rapidamente que fica cada vez mais difícil imaginar como será o futuro.
A tecnologia, principalmente os avanços na comunicação, tem nos aproximado mais e mais. Trocar mensagens como uma pessoa que está do outro lado do mundo, algo que há algumas décadas podia demorar semanas ou meses, agora é instantâneo. Isso não é incrível? Essa capacidade de sonhar, criar, realizar, transformar a vida e o curso da História só demonstra a genialidade do ser humano, que está sempre em busca da mudança e do aprimoramento.
Estamos evoluindo e nos conectando cada vez mais rápido e eficientemente. A conexão pela Internet, impacta todos os países, e dessa maneira nós transformamos verdadeiramente em uma aldeia global que, com uma facilidade extraordinária, pode compartilhar ideias e experiências que nos engrandecem. Essa Evolução Externa tem aberto espaço para uma conexão muito grande e poderosa, inédita na História, que vem alterando as relações humanas e nos aproximando.
Entretanto, paradoxalmente a essa Evolução Externa, temos também tido uma Involução Interna. A conexão através da Internet, por exemplo, pode nos aproximar, mas vem também nos distanciando de conexões mais profundas, de contatos mais genuínos e de trocas mais intensas.
Isso se dá, em parte, pois nosso foco se desviou do contato pessoal para o virtual. Houve uma mudança de valores, daquilo que significa ser amado e respeitado. Falta muito do olho no olho, do abraço, das trocas poderosas de energias que somente a presença física humana pode verdadeiramente dar.
Além disso, perdemos o foco de nós mesmos. Pense bem, estamos cada vez mais focados no externo, nos conectamos progressivamente uns com os outros pelo virtual e nos desconectamos na vida física e real.
Perguntas importantes sobre nós mesmos podem aos poucos serem deixadas de lado nestes tempos modernos. Como você acredita que está a sua relação com você mesmo? Você tem prestado atenção em si mesmo? Como anda seu humor? Como você vem tratando as pessoas? Você está feliz com seu estado atual? Você é feliz? Qual é o seu Propósito? O que tem faz acordar todos os dias? Tem tomado as melhores decisões em busca de sua evolução como ser humano?


(…)é preciso focar em nós mesmos, em entendermos nossos paradoxos para melhor equilibrá-los, buscando uma conexão profunda com nosso interior.


Devido às atribulações e distrações do dia a dia, podemos nos esquecer de nós mesmos, de nossas necessidades, de olhar mais para dentro de nós para entender o que nos motiva, o que nos entristece, como podemos melhorar e aonde estamos falhando. Somente através do Autoconhecimento podemos entender os diversos aspectos de nossas vidas, fazer escolhas mais sábias e conscientes e ter uma melhor com relação com todos a nossa volta.
É também pelo conhecimento extenso e profundo acerca de nossa própria pessoa que podemos chegar cada vez mais perto do topo da Pirâmide do Processo Evolutivo, ou seja, mais perto da Luz, da Unicidade, da Divindade, de uma Força Maior. Pelo Autoconhecimento entendemos a nós e mais do mundo exterior e das outras pessoas, isso nos une, nos integraliza e nos leva ao caminho verdadeiro da Evolução, que temos compaixão e amor por todos os seres humanos.
O mundo é paradoxo, assim como nós também somos, e nossa evolução consiste em entender isso, em aceitar a nossa dualidade para melhor trabalharmos com ela. Quando resistimos estamos negando nossa essência e verdade humana, e isso só pode levar a dor e sofrimento.
Assim, para que possamos não só evoluir externamente, mas também o nosso Eu Interior, é preciso focar em nós mesmos, em entendermos nossos paradoxos para melhor equilibrá-los, buscando uma conexão profunda com nosso interior.
Isso levará a uma conexão extraordinária com seus amigos, familiares, colegas de trabalho, com todas as pessoas de seu convívio e com toda a Humanidade, pois nossa conexão primordial é uns com os outros, com as trocas de energias positivas, com amor e compaixão, com a contribuição da evolução do outro. Isso sim contribuirá para nossa Evolução verdadeira.
Créditos da Imagem:   Por Jorge Salcedo – ID da foto stock livre de direitos: 396023383