No universo competitivo das vendas é de suma importância que as empresas invistam constantemente em cursos, treinamento se dinâmicas de vendas. O objetivo com isso é aumentar a produtividade, motivação e engajamento, capacitá-los e potencializar ainda mais o desempenho dos vendedores.
As demandas deste setor são tão específicas e abrangentes que já existem diversas dinâmicas, ferramentas e exercícios, baseados em metodologias diferentes. Entretanto, o ponto em comum é que todos os treinamentos de vendas visam atender as metas das organizações no que tange o desenvolvimento dos seus colaboradores.
Por isso, hoje vou apresentar alguns modelos de dinâmicas de vendas que também podem ser usados para alavancar a performance dos vendedores e, consequentemente, o faturamento das empresas.
Exemplos de Dinâmicas de Vendas
Autofeedback – Este exercício, que também uso muito em minhas formações em Coaching, é um poderoso instrumento de autoconhecimento e uma forma simples e efetiva que quebrar o gelo entre colegas; vencer dificuldades nos relacionamentos interpessoais e interagir. Para realizá-lo bastam apenas folhas brancas, canetas e fita adesiva.
Os participantes devem ser convidados a escrever nesta folha – seu nome, três pontos fortes e de melhoria, um sonho, hobbie, cargo e tempo de empresa e destacar uma frase e um filme preferido e o maior desafio que venceu na vida.
Após escrever, todos devem pregar seu autofeedback na parede da sala. Feito isso, o instrutor deve convidar todos os participantes a lerem estas autoavaliações. No final, todos devem comentar o que acharam interessante, os pontos em comum e destacar pelo menos uma qualidade ou curiosidade que não sabia sobre o colega.
Resolvendo os Problemas – O objetivo desta dinâmica é conhecer as principais dificuldades dos vendedores e estimulá-los a desenvolverem soluções assertivas para cada problema apresentado pelos membros do grupo. Para aplicar este exercício o material necessário será apenas folhas brancas e canetas.
Depois de distribuí-lo, o instrutor deve explicar aos participantes os objetivos e pedir para que todos anotem e respondam a seguinte pergunta – Qual a maior dificuldade que você tem em trabalhar neste grupo? Para evitar tensões, não é preciso colocar o nome na folha.
Após todos responderem, o coordenador deve recolher as folhas e, de forma aleatória, distribuir cada papel à equipe. Este é o ponto alto desta dinâmica de vendas, pois é onde os vendedores são convidados a ler o que está na folha do outro e apontar soluções para o problema destacado pelo colega.
E se o seu objetivo é potencializar ainda mais seus resultados, invista em Coaching de Vendas; um treinamento extraordinário que une ferramentas de Coaching e vendas com o intuito de desenvolver, de forma rápida e assertiva, as habilidades técnicas, emocionais e comportamentais dos vendedores profissionais.