Lideranças centralizadoras e obsoletas são as principais responsáveis pelo turnover nas organizações. Hoje, o perfil dos profissionais mudou, e os colaboradores estão buscando crescer e aprender com os líderes, e se estes não conseguem se alinhar com este novo comportamento, evoluir, compartilhar e desenvolver o capital humano, consequentemente terão uma liderança engessada e que pouco colabora para o crescimento da empresa e das pessoas que a compõem.
Se antes as lideranças eram pautadas por um modelo autocrático, onde todas as decisões eram centralizadas, sem qualquer participação dos colaboradores, hoje o que estes buscam; inclusive os profissionais da geração Y, é a figura do líder que tenha diferenciais que agreguem valor à sua carreira.
Entre as habilidades de um líder destaco: total domínio de conhecimentos técnicos, métodos e práticas referentes à sua área de atuação, visão sistêmica da empresa, capacidade de saber motivar, ouvir na essência, empreender, ousar, inovar, ter coesão em suas ações e decisões, uma comunicação efetiva, respeito pelos liderados e suas necessidades profissionais e pessoais, criar um ambiente organizacional harmônico e colaborativo e saber delegar, ensinar e acompanhar o trabalho de forma assertiva.
Contents
Mantenha a equipe motivada e comprometida
A forma de motivar seus colaboradores é o grande diferencial de uma empresa, e várias ações podem ser direcionadas pelo líder, para influenciar num bom ambiente de trabalho. Entre eles estão: criar no grupo um senso de propósito comum, o que envolve a definição de uma meta e do papel de cada colaborador na sua concretização; incentivar a competição saudável com a concorrência; criar sistemas de incentivos e recompensas; ter o reconhecimento externo pela produtividade, através de prêmios, por exemplo; receber, por parte do superior, o reconhecimento pelo alcance de uma determinada meta e de que seu trabalho para alcançá-la não é apenas uma obrigação, mas parte de sua capacidade e empenho para a concretização do objetivo, entre outros, são alguns dos fatores de motivação, que fazem um colaborador se tornar ainda mais produtivo em seu trabalho.
Podemos unir a tudo isso ainda, um bom relacionamento do chefe com os colaboradores, que inclui estar atento ao desenvolvimento da equipe, certificando-se de que independente das discussões salariais, pelo menos uma vez por ano, o gestor tenha uma conversa com cada um de seus funcionários para observar nestes quais são suas aspirações, o que aprenderam nos últimos dozes meses, quais são seus objetivos dentro da corporação e de que forma a empresa poderá ajudá-lo no desenvolvimento de suas potencialidades e metas.
Essa valorização permite a retenção do colaborador e que este, tenha a certeza da importância de sua participação no processo de realizações e crescimento da empresa; que seu trabalho, esforços e desempenho estão sendo observados, e que tudo que faz é parte fundamental para o desenvolvimento do todo. Do contrário, se mantiver uma postura indiferente, a empresa corre o risco de criar um ambiente pouco produtivo, perder colaboradores capacitados para a concorrência e gastar mais tempo e dinheiro com novos recrutamentos.
Conquiste a confiança e o comprometimento da equipe
Seja inovador, comunicador, flexível, compartilhe ideias, planejamentos e ações para que todos participem e se sintam úteis, fazendo parte da tarefa que é proposta, dos resultados sentindo-se responsáveis pelo sucesso.
O líder deve agir como um treinador. Pense nos treinadores desportistas, eles ficam à beira do gramado/quadra, incentivando, e muitas vezes até realizam movimentos como se fossem os atletas, vibram, colocam sentimento no que fazem. Assim deve ser um bom líder para que possa alcançar os resultados desejados
Faça os números da sua equipe crescerem
O líder é o termômetro da equipe. É o responsável por criar condições aos bons resultados. Colaboradores em sintonia com a empresa, conectados e comprometidos com os projetos da organização trarão resultados positivos, em um processo constante de evolução e engajamento.
Felicidade é um dos itens que resultam em melhor produtividade no trabalho. E não por acaso, um estudo recente, publicado em uma das maiores revistas de negócios do mundo, a inglesa Management Today, afirma que pessoas infelizes são 40% menos produtivas, enquanto que, pessoas felizes são em geral mais bem-sucedidas no trabalho, e conseguem alcançar o dobro da produtividade.
Segundo a publicação, pessoas infelizes trabalham efetivamente apenas dois dias da semana, dos cinco possíveis, e produzem bem menos que seus colegas mais felizes e engajados. Um dos fatores que contribuem para esta insatisfação é a falta de feedback do superior quanto aos resultados alcançados em determinada tarefa e do reconhecimento da participação do colaborador no alcance da meta.
Passamos grande parte do nosso tempo na empresa onde trabalhamos, sob a tutela de nossos superiores, e quanto mais estes líderes estiverem preparados a liderar e motivar, maiores serão os benefícios e os resultados para todos.
Organize os processos de gestão de pessoas e de conteúdo
Muito se fala em gestão de pessoas, em perfis de colaboradores, em retenção de talentos e nas melhores empresas para se trabalhar, e isso converge na importância de valorizar o capital humano. Mas o quanto os gestores, líderes e profissionais de recursos humanos estão preparados para se adequar a esta nova tendência?
O que é certo, segundo pesquisa feita por Cyntia Montgomery, professora da disciplina de Administração de Empresas da Harvard Business School, é que investir em pessoas é sempre o melhor caminho. Assim, foi constatado em suas pesquisas que, para superar uma empresa que tem como base o investimento em pessoas é preciso pelo menos sete anos de tentativas. Enquanto que as empresas que investem em preços de produtos levam apenas 60 dias para serem superadas, por exemplo.
Numa empresa os colaboradores geram e precisam dos conteúdos. Uma boa dica é cocriar esta organização, buscando informações com superiores e liderados. Desta forma à medida que os processos são criados, organizados e surgem novas demandas, é possível implantá-los continuamente, em conjunto com os processos de gestão de pessoas.
10 dicas para se tornar um bom gestor, líder e gerente – e como aplicá-las no dia a dia.
1 – Saber ouvir: a comunicação é uma das principais vias de relacionamento interpessoal, e o ser humano necessita ser ouvido na essência, entendido, respeitado. Esteja aberto às novas ideias, sugestões, críticas de seus colaboradores;
2 – Gerencie conflitos: resolva os problemas do dia-a-dia, converse com os envolvidos, proponha soluções, não adie e nem ignore as questões conflituosas que surgirem;
3 – Conduza a equipe: delegue atividades a cada profissional, fazendo com que ele se sinta parte importante do projeto e assuma sua responsabilidade no alcance de sucesso;
4 – Compartilhe: o bom líder compartilha seus conhecimentos, afim de uma maior interação com a equipe e de contribuir com a evolução dos colaboradores;
5 – Simplifique: evite burocracias, simplifique as atividades deixando-as mais agradáveis de serem desempenhadas;
6 – Delegue poder: responsabilize cada colaborador por uma tarefa, faça ele se sentir responsável pelo seu trabalho e consequentemente parte do resultado.
7 – Dê Feedback: use constantemente essa ferramenta, pois além do líder estar engajado com o que está acontecendo, ali podem surgir novas ideias e melhor desempenho dos trabalhos;
8 – Planeje: faça planejamento das ações, acompanhe e compartilhe com a equipe;
9 – Estimule e desenvolva: estimule os colaboradores a darem o melhor de si, com palavras e atitudes de incentivo.
10 – Assuma riscos e desafios: o bom gestor gosta de desafios e transformar os riscos em oportunidades de desenvolvimento da equipe.
Compartilhe nos comentários as suas dicas para ser um líder de sucesso!