Desempenhar o papel de líder abrange mais do que apenas delegar tarefas. Antes disso, é transformar recursos capitais, humanos e intelectuais em resultados satisfatórios tanto para a organização quanto para os liderados.
Por esse motivo, nem todos que recebem a tarefa de comandar um grupo ou departamento sabem como liderar uma equipe adequadamente. Apesar de ser uma função muito desejada pelos profissionais que procuram ascenção em sua carreira, exige mais que o domínio de conhecimentos técnicos, processos organizacionais, ferramentas e estratégias.
O que faz a diferença realmente para conseguir obter sucesso como gestor são as habilidades em lidar com o comportamento humano. São essas atitudes que de fato impactarão significativamente no desempenho de sua equipe. Isso porque de nada adianta ter inúmeros recursos disponíveis se não há comprometimento, entusiasmo e motivação para fazer bom uso deles.
Grandes líderes, executivos e empresários possuem total maestria de comunicação, de inspirar e motivar, de agregar pessoas a suas ideias. Além disso, são flexíveis, têm visão sistêmica, sabem conduzir e orientar seus colaboradores a desempenharem suas funções com alta performance, evidenciando que o bom líder é aquele que entende de processos e de gente!
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DICAS PARA LIDERAR UMA EQUIPE
Se você foi convidado a desempenhar um cargo de chefia, é importante aprender como liderar uma equipe, de modo a valorizar o potencial dos seus subordinados e motivar seu bom desempenho. Para despertar o seu melhor na execução da liderança, algumas técnicas são poderosas e surtem resultados quando praticadas constantemente.
1. Identifique o perfil dos seus Liderados
O bom líder é aquele que conhece todos os membros de sua equipe. Saber quais são as características comportamentais de seus liderados, bem como habilidades, competências, pontos fortes e oportunidades de melhoria é fundamental para ajudá-los a se desenvolver profissionalmente e delegar as tarefas de acordo com seu perfil. Isso permitirá que você faça escolhas mais assertivas e desfrute ao máximo o potencial de cada um.
2. Dê valor aos talentos de seus Liderados
Um dos erros mais comuns de gestores é enxergar os seus liderados como subordinados, cujas funções objetivam apenas servir. Se você alimentar essa perspectiva, não sairá da relação tradicional chefe e subordinado e, consequentemente, nunca aprenderá como liderar uma equipe adequadamente. Você deve encarar a todos como membros de um time, cada qual com um talento importante para somar, de modo a alcançar os resultados almejados.
3. Não rotule os membros de sua Equipe
O líder deve se lembrar constantemente que seu papel principal é auxiliar os membros de sua equipe a se desenvolver profissionalmente. Por isso, evite rotulá-los, principalmente com características depreciativas, como incompetente, lento, introvertido. Essa atitude somente faz com que as pessoas fiquem limitadas a apenas um comportamento e estagnadas na sua carreira, porque não foram estimuladas a desenvolver suas habilidades.
4. Seja Justo, Apenas
Muitos gestores acreditam que para exercer as suas funções adequadamente precisam incorporar uma máscara de bonzinho ou carrasco e segui-la. No entanto, o que realmente colocará respeito perante aos liderados e fará com que eles tenham uma boa imagem de você como chefe é ter atitudes o mais justas que conseguir. Um bom líder saberá o momento certo de aplicar críticas devido a comportamentos intoleráveis ou erros que comprometeram o desempenho ou resultados da equipe. Ao mesmo tempo, as suas regras devem ser exigidas inclusive daqueles com quem tem mais afinidade.
5. Qualifique-se constantemente
O conhecimento é sempre o melhor e mais efetivo caminho para maximizar a performance profissional. Por isso, invista em cursos de especialização e outros que ajudem a aperfeiçoar as suas habilidades como líder. Para aprender a liderar uma equipe, a recomendação é o Professional & Self Coaching, curso requisitado por empresas e pessoas do Brasil e do mundo. Por meio de técnicas e práticas, ele ajuda a encaminhar suas competências para uma gestão focada no comportamento humano.
6. Estimule um ambiente colaborativo
Todo profissional se torna mais engajado e comprometido com a empresa quando se sente parte dela e percebe que efetivamente contribui para o seu crescimento e conquistas. Sentir-se útil e principalmente competente naquilo que faz são fatores essenciais para a motivação do indivíduo.
Dê espaço para que seus liderados contribuam e participem mais das estratégias da equipe. Você também poderá aprender com eles, pois cada um possui uma bagagem de vida, pontos de vista e percepções diferentes. Portanto, podem contribuir significativamente para o crescimento do conjunto. Além dos insights e concriação, os resultados serão altamente impactados positivamente devido ao aumento de produtividade da equipe.
7. Não se sobrecarregue
Muitas pessoas viram gestoras e querem continuar desempenhando funções que poderiam delegar aos membros de sua equipe. Como resultado, sobrecarregam-se para desempenhar essas atividades e mais aquelas relacionadas a sua nova função. Ao mesmo tempo, como não confiam no potencial dos liderados, evitam que elas aprendam novas técnicas e desenvolvam suas habilidades. Como líder, você deve ensinar os seus subordinados a desempenharem as funções da melhor forma possível para obter resultados cada vez maiores e não competir com eles.
8. Dedique momentos para feedbacks
Todos os profissionais querem ser ouvidos e ao mesmo tempo escutar orientações e reconhecimentos pelo que fazem pela empresa. Por isso, aprender como liderar também está relacionado a ser um bom ouvinte e disponibilizar um tempo para momentos de feedback. Com isso, você identifica possíveis problemas e ajuda os seus liderados a se desenvolverem profissionalmente.
Positivo ou negativo, o feedback é uma ferramenta fundamental para avaliação do desempenho do profissional, pois identifica e fortalece o que está indo bem com relação ao resultado desejado, e reajusta ações que limitam o alcance dos objetivos. O feedback proporciona melhoria contínua e maximização do potencial gerando benefícios tanto para o profissional quanto para a organização.
9. Evite se impor pelo poder
Obrigar a sua equipe a chegar ao resultado esperado por meio de imposições é um ato falho. O que realmente motivará ações assertivas é estimular as pessoas para que elas próprias tenham interesse em desempenhar as tarefas da melhor forma possível. A autocracia somente vale para determinadas situações e quando imposta o tempo todo desestimula a iniciativa, a vontade de criar e inovar. Se a todo o momento você punir alguém pelos erros, ele não encarará a situação como elemento de aprendizagem da forma como deve ser.
10. Comemore os resultados favoráveis
Sempre elogie a sua equipe por alcançar aqueles resultados tão aguardados ou por um trabalho bem feito. Essa atitude ajuda a incentivar as pessoas a desenvolverem e apostarem ainda mais em seus pontos positivos. Comemore sempre cada conquista e saiba reconhecer o empenho e dedicação de cada um dos seus colaboradores.
Lembre-se que por traz de um líder de sucesso, existe uma grande equipe!
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Imagem: Por Lucky Business