Para ser líder, não basta ser herdeiro, ter uma sala com o seu nome na porta ou qualquer outra coisa do tipo. Ter um grupo de pessoas atentas ao que você fala, respeitando o que você diz e seguindo as suas instruções é algo que nem todo mundo consegue.

Os maiores líderes da história podem ser completamente distintos, mas até mesmo entre Martin Luther King e Malcolm X, por exemplo, há semelhanças na personalidade que devem ser observadas. Ao observar esses líderes, certamente identificamos algumas habilidades, que são indispensáveis a qualquer um que seja responsável pela gestão de pessoas. Neste artigo, você vai conferir as 5 principais. Boa leitura!

1. Influenciar positivamente as pessoas

Manter a equipe motivada pode ser um trabalho duro. Nem todo mundo consegue, e muitos chefes quebram a cabeça e acabam tomando medidas bem convencionais e que, na maioria das vezes, não conseguem gerar o efeito pretendido. Em virtude disso, vem a demissão ou a designação do profissional desmotivado a um papel de menos destaque.

Porém, o líder que sabe influenciar positivamente as pessoas consegue arrancar de dentro delas uma disposição incrível, algo que transforma o seu negócio. Foi o que pessoas como Malcolm X e Martin Luther King conseguiram fazer — e até hoje eles são lembrados não apenas como mártires, mas como exemplos de liderança. O importante é despertar nas pessoas um senso de propósito, ou seja, a ideia de que aquilo que é feito é importante e depende do empenho de cada um!

2. Ouvir o que as pessoas têm a dizer e procurar compreendê-las

Compreender é a chave para que qualquer relacionamento dê certo. Se você não procurar entender o que se passa do outro lado, provavelmente vai tomar decisões que não são nada proveitosas e que podem até prejudicar o funcionamento e o bem-estar da equipe. Por isso, mesmo sendo o líder e tendo a palavra final, nunca deixe de ouvir o que os seus liderados têm a dizer. Muitas vezes, eles têm pontos de vista que nem passavam pela sua mente. Ouvi-los é enriquecer as suas escolhas.

Não pague para ver. A má gestão de pessoas acaba refletindo em vários aspectos dentro do ambiente de trabalho, como problemas de comunicação, cobranças recorrentes e desgaste na produtividade da equipe. A maneira mais eficaz de resolver essa questão é usando a empatia, ou seja, compreendendo e se colocando no lugar do colaborador.

3. Ser claro nas diretrizes 

O líder possui características e habilidades desejáveis, mas uma, entre todas elas, se destaca por vários motivos. Estamos falando da habilidade de ser claro na hora de tratar sobre as diretrizes que a equipe deve seguir. Não existe nada melhor do que um grupo bem-informado, que sabe o que está fazendo, para quem está fazendo, quando deve ficar pronto, como deverá fazer, quais os limites e metas a serem trabalhados, etc. Uma equipe conhecedora de tudo isso possivelmente vai fazer um bom trabalho.

Para isso, o líder deve ser extremamente claro em todas as suas situações de comunicação: ao expor problemas, ao pedir sugestões, ao tomar decisões, ao comunicar objetivos, ao delegar funções, ao compartilhar conhecimentos, ao avaliar o desempenho dos colaboradores, ao dar feedbacks etc. Ser claro e objetivo em todas essas circunstâncias permite que muitos problemas comuns no trabalho em equipe sejam evitados.

4. Promover avaliações e feedbacks justos

Faz parte da gestão de pessoas avaliar o desempenho dos profissionais. Isso não significa microgerenciar, ou seja, controlar tudo o que cada um faz, sem dar liberdade de ação às pessoas. Contudo, o gestor deve estabelecer metas e critérios avaliativos para identificar se o desempenho de cada membro da equipe está ou não dentro do esperado para o alcance dos objetivos em questão.

De tempos em tempos, o gestor precisa apresentar os resultados dessa avaliação ao indivíduo avaliado, em um processo conhecido como feedback. Um bom gestor utiliza esse momento para um bate-papo individual, reconhecendo os méritos e bons resultados, mas também apontando o que pode e deve ser melhorado. Tudo isso é conduzido sempre com muita ética, respeito e empatia. Além disso, sugestões práticas para o desenvolvimento contínuo do profissional também são concedidas nessa etapa.

5. Dar bases ao crescimento profissional de todos

Por fim, todo gestor deve compreender que a sua equipe cresce na medida em que cada colaborador cresce individualmente. Dessa forma, esse líder deve apresentar aos liderados planos de carreira que favoreçam uma evolução interessante. Isso desperta a motivação e a produtividade das pessoas, pois elas identificam que têm muito a crescer se continuarem naquele ambiente.

Para que isso seja possível, o gestor deve oferecer aos colaboradores todas as bases necessárias para evoluir profissionalmente: recursos materiais, infraestrutura, tecnologia, conhecimentos, cursos, treinamentos, materiais de apoio e, acima de tudo, oportunidades para que as habilidades adquiridas sejam colocadas em prática. É nesse tipo de ambiente que as pessoas prosperam e que, consequentemente, a equipe inteira evolui, alcançando resultados verdadeiramente extraordinários.

Então, se você quer desenvolver uma boa gestão de pessoas, trabalhe essas 5 habilidades. Dúvidas e problemas vão surgir em qualquer etapa do trabalho, mas sempre foque nas soluções e deixe bem clara a todos a situação pela qual a empresa está passando. Você se surpreenderá com como as pessoas são capazes de ajudar e dar feedbacks quando sabem exatamente o que está acontecendo. Na dúvida, entre em contato com o IBC e descubra podemos ajudá-lo nessa nobre missão!

E você, ser de luz, conhece alguma outra habilidade indispensável na gestão de pessoas? Deixe o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!