Com o crescimento tão acirrado do mercado, cada vez mais as organizações têm buscado diferenciais competitivos para se destacarem perante a concorrência. Essas empresas procuram profissionais bem preparados para lidar com as exigências do mercado de trabalho atual, e que sejam capazes de oferecer resultados acima da média do ambiente organizacional. Nesse contexto, ter apenas um bom currículo e uma boa formação acadêmica não é suficiente. Apesar desses aspectos serem muito importantes, é preciso que os profissionais também desenvolvam diversas habilidades comportamentais fundamentais para o mercado corporativo.

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Competências Comportamentais mais valorizadas

Liderança

A habilidade de liderança é, sem dúvida, uma das competências mais valorizadas e almejadas pelas empresas. A capacidade de gerenciar, administrar e conduzir profissionais e equipes é fundamental para quem busca tornar-se bem-sucedido no trabalho. Ser líder é uma tarefa que exige disciplina, compromisso, visão estratégica, entre outras características. Um bom líder consegue inspirar e motivar a equipe a dar o seu melhor, seja por meio de seus exemplos ou ensinamentos.

Comunicação

A comunicação é outra importante competência que todo profissional precisa desenvolver, seja qual for sua área de atuação. Uma boa comunicação é essencial para a execução de todas as tarefas, expressão clara e eficiente ao lidar com colegas e superiores e, principalmente, lidar de maneira satisfatória com os clientes — o maior foco de toda empresa.

Foco

O foco é essencial a todo profissional. Sem foco não é possível concluir demandas dentro do prazo, as atividades não são feitas de forma satisfatória e a produtividade tende a cair.

Negociação

Essa qualidade é indispensável para se tornar bem-sucedido no mercado de trabalho. Muitas vezes, mesmo entre os membros de uma equipe, existem pontos de vista e percepções conflituosas, o que exige do profissional a capacidade de expressar suas ideias com clareza e conduzir a discussão para que um acordo possa ser alcançado.

Planejamento

O sucesso de qualquer ação ou plano é, indiscutivelmente, resultado de um planejamento bem realizado, que tem a capacidade de mapear todas as etapas da realização da tarefa e pontos que podem se tornar um problema. Cabe ao profissional moderno definir quais são as prioridades e necessidade de recursos para que o objetivo proposto possa ser alcançado.

Organização

Diferente daquele profissional retratado por Charles Chaplin no filme “Tempos Modernos”, hoje é exigido que o colaborador consiga realizar diversas tarefas, que muitas vezes envolvem diferentes áreas e ações. Lidar com todas elas de forma, praticamente, simultânea é uma realidade para o profissional moderno. Por isso, a capacidade de se organizar é fundamental para alcançar o sucesso.

Visão sistêmica

Como foi explicado no último tópico, o profissional moderno não pode se fechar em sua baia e realizar apenas o que lhe for passado de forma automática e sem um tratamento intelectual ao que chega a sua mesa. Isso faz com que seja indispensável que o colaborador possua uma visão sistêmica de todo negócio, entendendo como suas atividades e ações irão influenciar as outras partes da empresa.

Proatividade

Os últimos pontos deixaram claro que não há espaço no mercado de trabalho para o profissional reativo, por isso, a proatividade é essencial. É preciso que o colaborador tenha capacidade de tomar decisões por conta própria, desenvolver suas ideia e criar soluções para problemas que ainda não estouraram.

Relacionamento Interpessoal

Lidamos com pessoas o tempo todo, seja no trabalho, em casa ou no ambiente social. Por isso, saber se relacionar com o próximo é extremamente importante. O relacionamento interpessoal é imprescindível dentro do ambiente de trabalho, isso porque o sucesso de uma empresa é feito pela da junção de todos os profissionais, cada um com seu talento específico. Portanto, para se destacar no mercado, aprenda a trabalhar em equipe.

Criatividade

A criatividade é um diferencial vantajoso para muitos trabalhadores. Isso porque as empresas procuram profissionais que “pensam fora da caixa”, que fazem mais e melhor do que estão habituados. A criatividade é importante para entregar novas soluções, executar suas tarefas de forma diferente e para sempre renovar suas atividades diárias.

Flexibilidade

Esta é uma importante característica, que destaca muitos profissionais do restante da equipe. A flexibilidade deve ser desenvolvida diariamente, uma vez que existem muitas situações de desafio, pressão e conflitos em que ser flexível pode fazer toda a diferença.

Integridade

É a capacidade do indivíduo em ser ético, íntegro, justo, imparcial e possuir boa conduta. As pessoas íntegras sabem se relacionar bem com os outros, isso por reconhecerem que cada um tem sua personalidade e por respeitarem a todos. Além disso, essas pessoas são confiáveis e responsáveis.

Coerência

É o alinhamento do que o indivíduo pensa, fala e faz. É ser autêntico e sincero para consigo e com os outros. Pessoas correntes não têm opiniões fracas e nem demonstram falsidade, pois fazem exatamente aquilo que falam e acreditam, passando credibilidade com quem convivem.

Autoconfiança

É a forma como o indivíduo percebe a si mesmo, o valor e respeito que dá a si mesmo. Significa acreditar no próprio potencial e capacidade de realização, de alcançar metas e objetivos, de mudar e transformar a sua realidade, de se tornar quem deseja ser.

Capacidade analítica e estratégica

Para tomar decisões assertivas, desenvolver planos de ações efetivos e estratégias de resultados, é indispensável que o profissional possua capacidade analítica bastante desenvolvida.

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A partir da compreensão de que nossos atributos refletem diretamente em nossos resultados, seja na vida pessoal ou profissional, o Coaching, a mais efetiva metodologia de desenvolvimento humano para o desenvolvimento de competências comportamentais.

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Quais dessas competências comportamentais você possui e quais ainda precisa trabalhar? Conte para nós nos comentários aqui embaixo.

Imagem: Por one photo