Quem é líder sabe e quem não é deve desconfiar: ser líder é uma tarefa de extrema responsabilidade. Essa frase é a mais pura verdade, pois gerenciar seres humanos dentro de processos e cumprindo com os objetivos da empresa é uma tarefa que exige maturidade, determinação, profissionalismo e empatia.
No artigo de hoje, vou falar sobre a importância de uma boa liderança, assim como indicar algumas dinâmicas que podem ser bem úteis para tornar o dia a dia de um time mais harmonioso. Então, mesmo que você não for um líder ou até mesmo não almeja esse cargo, é importante que você leia o artigo até o fim. Vamos lá?
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Todo colaborador deve ter características de líder também
Vamos começar com o básico: não existe característica de líder e característica de colaborador. Mas como assim? Geralmente, quando determinada característica não serve para um líder, provavelmente também não é interessante para um colaborador.
Muitos dos funcionários que desejam a gestão procuram mostrar que são maduros e estão prontos para tomar decisões em qualquer tipo de situação. E é nesse ponto que eu quero chegar. Todo colaborador tem um pouco de líder dentro de si. É algo que ninguém pode negar, pois as características de um bom funcionário e um bom gestor são similares. A diferença é que, para quem está à frente de uma equipe, há a necessidade de executar todos esses tipos de pontos da personalidade.
E, quando as pessoas de uma equipe têm as suas características desenvolvidas, mais próximas da liderança elas ficam. No fim das contas, isso é ótimo, pois se cria uma sinergia entre todos os colaboradores. Portanto, engana-se aquele “chefe” que acha necessário haver uma distanciação entre certas qualidades de um gestor e colaborador. Nunca se esqueça de que ninguém é superior a ninguém.
Dinâmicas incríveis de liderança
Conforme eu disse acima, eu selecionei 2 super dinâmicas para que os colaboradores de gestão e da área de recursos humanos (RH) possam executar com diversos times da empresa. Confira!
A dinâmica do casamento e do seu bom senso
Essa ação não vai apenas tentar desenvolver as características necessárias para a liderança trabalhar entre os seus colaboradores, como também coloca à prova a sua capacidade de administrar situações e a sua própria flexibilidade.
Material necessário: folhas em branco e caneta.
Como fazer: leia o texto abaixo para as pessoas irão participar da ação. Não há limites de participantes, porém considere que um grupo muito grande pode dificultar o andamento. O texto já está abaixo!
“Um casal apaixonado vai se casar no meio do mar. Dentro da embarcação, estava um amigo do noivo, o marinheiro, o casal e uma senhora amiga da noiva. Porém, o grupo acabou de passar por uma tempestade que causou um acidente inesperado: o noivo caiu no mar.
A noiva então implora para que o marinheiro nade atrás do noivo. E em frases rápidas e nervosas os dois dialogam. O marinheiro diz: ‘você não tem dinheiro para me pagar esse serviço, que é muito arriscado. Quero uma garantia, corte-me o seu dedo e você terá sofrido tanto quanto eu para trazer seu noivo de volta.’
A noiva desesperada pergunta rapidamente o que deve fazer para a velha senhora, que responde: ‘eu não sei de nada, faz o que quiser.’. E aí, sem pestanejar, a noiva chama o amigo do noivo para ajudar a cortar o dedo dela e pronto.
Felizmente, o noivo é resgatado pelo marinheiro, mas mais um problema acontece. Ele não quer mais casar com a noiva tão dedicada, pois não conseguiria conviver com alguém que tem apenas 4 dedos em uma das mãos.
O amigo do noivo vê isso e, sem demora, fala que casaria com ela, a noiva aceita. Além disso, ela pede para que o marinheiro jogue de volta o noivo no mar.”.
Pronto! Depois que todos lerem, você deve elencar os 5 personagens: a velha senhora, o marinheiro, o amigo do noivo, o noivo e a noiva. Então, em um papel, cada um deve dar uma nota de 1 ou 5 (pior ou melhor, respectivamente) para o nível de humanidade de cada um dos personagens.
Essa dinâmica é importante para que você avalie a capacidade de julgamento que há em cada colaborador. Mais do que simplesmente checar as notas, é essencial entender se há algum método na hora de avaliar a situação e como eles percebem os acontecimentos. Fique bem atento para as respostas e reações e encaminhe para o RH todas as observações.
A dinâmica da torre
Essa é uma boa dinâmica para compreender quem se dá bem em trabalho em grupo e com situações de muita pressão.
Material necessário: uma régua de 30 cm, tesoura, cartolina e cola.
Em 10 minutos tudo estará terminado, pois é uma dinâmica bem simples e efetiva. Entregue esse material para todos os participantes e peça para eles construírem juntos uma torre. Simples assim. Porém, há algumas diretrizes. Cada tira de cartolina utilizada não deve ser maior que os 30 cm da régua. E também não podem ser mais largas que a própria régua. A torre, é claro, deverá superar os 30 cm.
Tudo isso deve ser feito em 10 minutos. Observe quem se sai melhor com o uso do tempo, quem liderou a ação e quem não fez nada. Quando já estiver acabando no cronômetro, avise para ver as reações dos colaboradores. Preste atenção para conferir se ficam calmos, mais agitados ou desesperados com os resultados.
No final, você irá ver quem tem mais capacidade no momento de trabalhar em grupo, já que a construção é feita por todos juntos e de raciocinar em situações onde o estresse é natural.
Gostou das dinâmicas? Se você tiver mais alguma indicação de dinâmica é só escrever nos comentários no fim do artigo.
Dica extra: como ser um bom líder
Não existe fórmula mágica para ser uma boa liderança dentro de uma empresa, porém você pode trabalhar em aspectos pessoais e profissionais que influenciam diretamente na sua gestão. Para te ajudar nessa fase, você pode contar com o coaching. O método possui técnicas efetivas que ajudam a aprimorar o seu lado gestor, bem como a sua capacidade e de evoluir constante e de lidar com sentimentos em momentos de pressão ou não.
Até a próxima, pessoa querida!
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