As empresas costumam definir objetivos de curto, médio e longo prazo para que possam prosperar e crescer, dentro da realidade em que estão inseridas. Sendo assim, é importante que elas se utilizem de diferentes ferramentas estratégicas, como é o caso da análise SWOT, bastante conhecida no mundo do marketing e da comunicação.
O que pouca gente sabe é que algumas dessas ferramentas tão conhecidas e eficazes também podem ser utilizadas na vida individual. Se as empresas têm objetivos e desenvolvem planos estratégicos para os alcançarem, por que as pessoas também não podem agir de forma semelhante? É com base nessa ideia que surgiu a análise SWOT pessoal. Para compreender melhor o que é exatamente essa ferramenta e como ela pode auxiliá-lo, continue a leitura deste artigo!
Contents
O que é a análise SWOT?
A análise SWOT é um instrumento utilizado por gestores organizacionais na avaliação dos ambientes interno e externo de uma organização. Seu objetivo é conceber um planejamento estratégico, que leva em consideração a situação atual da empresa e do mercado, estabelecendo metas em curto, médio e longo prazo.
O emprego desse instrumento em âmbito pessoal também pode ser muito proveitoso, levando o indivíduo a alcançar os seus objetivos profissionais (e até mesmo pessoais) com mais facilidade e rapidez. A sigla SWOT, originária do inglês, se refere aos quatro itens que compõem essa análise, como você pode conferir a seguir:
- S — Strengths (forças);
- W — Weaknesses (fraquezas);
- O — Opportunities (oportunidades);
- T — Threats (ameaças).
As letras SW (forças e fraquezas) correspondem aos aspectos internos, que podem ser controlados pela organização. Já as letras OT correspondem aos aspectos externos, isto é, que não dependem da organização.
No caso da análise SWOT pessoal, não se trata de uma empresa avaliando os seus ambientes, mas de um próprio indivíduo, que deseja diagnosticar o seu momento atual para que, então possa definir os seus objetivos a serem alcançados.
Como fazer uma análise SWOT pessoal?
Ao responder às questões propostas pela SWOT, considerando o momento atual e a condição em que se encontra o indivíduo, é possível conceber um planejamento estratégico pessoal que abrange todos os objetivos a serem alcançados.
As duas primeiras partes do procedimento estão direcionadas ao entendimento das questões internas, relacionadas à pessoa e às suas características. As questões restantes, por sua vez, consideram o ambiente externo e a sua contribuição para a vida e para o desenvolvimento do indivíduo.
É importante ressaltar a importância do autoconhecimento para que as respostas dadas às questões sejam verdadeiramente uteis para a concepção do planejamento. A seguir, você conferirá melhor quais itens devem compor cada um dos quatro tópicos que compõem a análise SWOT pessoal.
Ambiente individual interno
S — Strengths (forças)
- Quais são as suas características mais elogiadas?
- O que você faz de melhor?
- Quais são as suas competências mais valorizadas?
- Qual é o seu nível de experiência na profissão em que deseja prosperar?
- Quais são as suas maiores habilidades e conhecimentos?
- Você possui cursos e especializações na área que deseja trabalhar?
- Qual acredita ser seu maior diferencial?
Ao responder às perguntas acima, você identificará as suas forças individuais, ou seja, aqueles aspectos em que você se destaca, seja por ter facilidade ou por ter muita competência ao executar. Para alcançar os seus objetivos, é importante conhecer esses pontos positivos, pois eles devem ser potencializados e usados a seu favor.
W — Weaknesses (fraquezas)
- Quais atividades você não gosta de realizar?
- Há feedbacks de pontos que precisam de melhoria em sua vida? Quais?
- Quais habilidades e competências você sente que precisa desenvolver mais?
- Você demonstra algum tipo de comportamento sabotador?
- Quais crenças têm limitado as suas conquistas ao longo de sua vida?
- Quais dificuldades técnicas você tem em sua profissão?
- Quais dificuldades comportamentais você tem demonstrado em sua vida pessoal (traços de personalidade, como teimosia, dificuldade de receber críticas etc.)?
Nesse segundo tópico da análise SWOT, as suas respostas corresponderão aos pontos que bloqueiam o seu crescimento. A ideia não é compreendê-los como limitações definitivas, mas como aspectos que podem e que devem ser desenvolvidos para que você alcance melhores resultados. Identificar os problemas é o primeiro passo para resolvê-los adequadamente.
Ambiente individual externo
O — Opportunities (oportunidades)
- Você está inserido em um sistema corporativo bem estruturado?
- Tem construído e alimentado a sua rede de contatos (networking)?
- Tem acompanhado as principais tendências do momento?
- Quais aspectos do mercado em que você atua podem beneficiá-lo na conquista dos seus objetivos?
A terceira etapa da análise SWOT é focada em analisar as questões que não estão sob o seu controle, mas que podem beneficiá-lo de alguma forma, isto é, as oportunidades. O aumento da quantidade de multinacionais em um país, por exemplo, pode ser uma oportunidade de trabalho para os trabalhadores que falam outros idiomas e também para quem deseja dar aulas a quem ainda não domina essas línguas.
T — Threats (ameaças)
- Existem avanços tecnológicos que você ainda não domina?
- O mercado no qual atua está em queda?
- A concorrência é alta na sua área de atuação? Ela tem crescido nos últimos tempos?
- Há algum tipo de comportamento do consumidor, mudança socioeconômica, crença cultural ou lei que represente algum tipo de ameaça aos seus projetos?
- A cultura da empresa em que você trabalha não tem um plano de carreira ou algum benefício que fomente o seu crescimento?
O quarto e último tópico da análise SWOT refere-se a todas as questões que, de alguma maneira, podem prejudicá-lo e que não estão diretamente sob o seu controle. É importante reconhecê-las para que você se adapte ou se prepare, como for possível, a essas circunstâncias.
Como o coaching pode ajudar na utilização dessa ferramenta?
Responder às questões propostas pela análise SWOT é uma ação que demanda uma visão ampla da sua atual conjuntura e do que você pode realizar. Após o completo entendimento dessa etapa e a criação de um planejamento estratégico, deve-se empreender um plano de ações que atenda a todos os aspectos a serem realizados, organizados em um cronograma que seja viável.
Se você tem dificuldade em conhecer a si mesmo, em elaborar a sua análise SWOT pessoal, em definir objetivos, em criar o plano estratégico para alcançá-los ou em ter determinação e disciplina para seguir esse plano, saiba que o coaching foi feito para você. O auxílio profissional, por meio de técnicas e conhecimentos de diversas áreas do conhecimento, permitirá que você supere todas essas dificuldades e alcance as suas metas de forma surpreendente!
E você, querida pessoa, já fez a sua análise SWOT pessoal? Que tal vir aqui no IBC — Instituto Brasileiro de Coaching para conhecer os nossos métodos e despertar todos os seus potenciais? Além disso, se você gostou deste artigo, deixe um comentário no espaço abaixo e o compartilhe nas suas redes sociais!