Manter-se motivado no trabalho é um dos maiores desafios que o profissional enfrenta. Isso acontece porque aspectos como poucos benefícios, baixos salários ou má postura do chefe podem ocasionar a desistência do colaborador e, consequentemente, aumentar o turnover na empresa, isto é, a rotatividade de funcionários.
Um bom caminho para sentir-se motivado é trabalhar com aquilo de que você gosta. Uma vez que as pessoas passam a maior parte do dia no trabalho, nada mais justo do que ter prazer naquilo que fazem. Trabalhar com algo que não desperta algum interesse gera apenas estresse, podendo até mesmo prejudicar a carreira e a vida pessoal.
Por isso, se o seu trabalho não tem lhe trazido motivação, é preciso fazer uma análise para encontrar a razão do problema e tentar modificar a forma como você o encara. Talvez você precise mudar de empresa ou de área, mas, às vezes, existem simples maneiras de se motivar — e que passam despercebidas no dia a dia — que podem resolver a questão. Neste artigo, você vai conhecer algumas delas. Boa leitura!
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7 dicas de como manter-se motivado no trabalho
1. Reconheça as suas competências
Saiba reconhecer as suas habilidades e as dos seus colegas de trabalho. Lembre-se de que todos estão trabalhando juntos em prol de um único objetivo: alcançar bons resultados para a empresa. Nesse sentido, é importante que você observe o seu departamento e compreenda como cada indivíduo é uma peça importante naquela “engrenagem”.
Isso fará não apenas com que você respeite mais os seus colegas, mas também que perceba o quanto você é útil naquele contexto. Sentir-se útil é um dos maiores fatores motivacionais, relacionados ao trabalho e à vida, de maneira geral. Sendo assim, não perca o seu tempo e a sua energia com lugares em que você não se sente útil. Procure ambientes em que você perceba que fará falta se não estiver ali.
2. Ouça na essência
Pare e analise se você realmente costuma ouvir os seus colegas de trabalho e os seus chefes. Se perceber que isso não é feito, é necessário mudar de atitude. Você só conseguirá entender por completo o que se passa em seu ambiente de trabalho quando passar a ouvir na essência.
Assim, ao dialogar com quem trabalha com você, faça-se 100% presente naquela conversa. Não dê ouvidos às distrações. Da mesma forma como você se incomoda quando alguém não lhe dá a devida atenção, não cometa o mesmo erro em direção aos outros. A escuta na essência o aproxima dos colegas, evita muitos erros de trabalho e ainda promove uma aproximação benéfica nos relacionamentos com eles.
3. Comunique-se de maneira compreensiva e empática
É muito comum não prestar atenção nas palavras que utilizamos no cotidiano. Dessa forma, podemos ser rudes sem perceber e sem ter essa intenção. Isso pode criar inimizades no ambiente de trabalho, tornando-o desconfortável e desmotivador. Por isso, sempre pense antes de falar e mantenha o foco nas boas características das pessoas, mantendo-se positivo.
Além de pensar no respeito e na empatia, também precisamos ser claros e objetivos. Antes de falar algo a alguém ou de mandar qualquer mensagem de texto, verifique se você está sendo claro, se não está faltando nenhuma informação e se você entenderia aquela mensagem se a recebesse de outra pessoa. Isso evita os conflitos, que são elementos que derrubam a motivação de qualquer trabalhador.
4. Seja colaborativo
Sempre que alguém precisar de auxílio com algum projeto no trabalho, tente colocar-se à disposição da pessoa para ajudar. Ao dedicar parte do seu tempo em benefício de outras pessoas, você constrói boas relações, sentindo-se mais motivado e entusiasmado. A cooperação não apenas aproxima colegas, como também facilita e acelera o alcance dos objetivos da equipe, o que fortalece a motivação de todos.
Além disso, lembre-se de que se você ajuda as pessoas ao seu redor, provavelmente também aumentará as chances de que elas o ajudem quando você precisar. A reciprocidade nem sempre existe, mas, se você fizer a sua parte, eleva as chances de que ela ocorra. Portanto, em vez de querer “competir” com os seus colegas para superá-los, seja colaborativo, de modo que todos saiam dos projetos como vencedores.
5. Assuma desafios adequados ao seu propósito
Toda pessoa tem um propósito profissional. Esse propósito consiste na intersecção entre aquilo que uma pessoa faz bem, aquilo que ela gosta de fazer e aquilo que é útil para os outros indivíduos. Assim, se você gosta de dar aulas, por exemplo, faz isso com competência e reconhece que as pessoas precisam das suas habilidades, certamente você já encontrou o seu propósito profissional.
Como citamos acima, ninguém é feliz fazendo algo que não desperta um mínimo de interesse. Portanto, reflita se a sua atividade profissional desperta algum prazer, se ela é compatível com as suas habilidades e se a sociedade precisa dela. É essencial fazer essa reflexão para que você se sinta verdadeiramente motivado e realizado no trabalho. Assim, você conseguirá enxergar os obstáculos do caminho como desafios que o farão crescer na carreira, e não como dificuldades desanimadoras.
6. Entenda como o seu trabalho é útil para a sociedade
Ainda atrelado ao seu propósito profissional, o senso de utilidade da sua atividade também é um fator motivacional muito importante. Todo trabalho que uma pessoa faz facilita a vida de alguém e gera alguma transformação positiva na sociedade. Se você pensar cuidadosamente, perceberá que médicos, professores, administradores, cozinheiros, lixeiros, pedreiros, policiais, atores, escritores, advogados, agentes de trânsito, enfim, todas as profissões têm uma utilidade à sociedade.
Isso significa que a ausência de alguma dessas ocupações certamente nos traria problemas. Dessa forma, reflita sobre como o seu trabalho impacta positivamente a vida das pessoas. Mesmo que você esteja ali no cantinho do departamento atrás de um computador, perceba que o seu trabalho faz com que a sua empresa exista e consiga oferecer às pessoas os produtos e serviços de que elas precisam. Você é útil!
7. Faça amizades
Por fim, comece a encarar o seu dia a dia de trabalho como um parte essencial da sua vida, e não apenas como um meio para obter a renda que garante a sua sobrevivência. Perceba que a sua profissão faz parte de você e valorize o seu ofício e as suas habilidades. O seu trabalho é uma das maneiras mais impactantes para deixar a sua marca no mundo.
Além disso, nesse processo, você conhecerá muitas pessoas, entre colegas, líderes, clientes, parceiros, sócios etc. Encare essas relações de troca como oportunidades de crescimento e aprendizado. Quem sabe no dia a dia de trabalho não surgem amizades profundas, para a vida toda? Isso certamente o motivará a trabalhar com mais alegria.
O trabalho não precisa ser chato e desagradável. Ele pode ser algo interessante, desde que as pessoas fiquem atentas às maneiras pelas quais podem despertar a própria motivação diária. As 7 dicas acima certamente contribuirão para que você encontre uma profissão e um estilo de vida que o façam verdadeiramente feliz!
E você, querida pessoa, como tem encontrado a motivação para o seu trabalho? Deixe o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!