O objetivo de toda e qualquer empresa é oferecer à população produtos e serviços úteis e atrativos, que resolvam os desejos e/ou as necessidades das pessoas. Pensando nisso, quem melhor do que o próprio cliente para ajudar as empresas na criação e no desenvolvimento dos seus produtos e conteúdos?

Essa é a lógica que sustenta um modelo conhecido como crowdsourcing. O nome pode ser novidade, mas, se você já acessou a Wikipédia alguma vez na vida, certamente compreender esse conceito não será tão complexo. Quer saber o que é o crowdsourcing e por que ele é tão útil e interessante em diferentes áreas? Então, continue a leitura a seguir!

O que é crowdsourcing?

De origem inglesa, a palavra crowdsourcing significa “fonte de informações”. Trata-se de uma ferramenta colaborativa para a criação e a elaboração de ideias, conhecimentos, conteúdos e soluções.

crowdsourcing é alimentado a partir da colaboração espontânea e coletiva de diferentes usuários espalhados na internet. Segundo dados divulgados pela crowdsourcing.org, já existem mais de 700 serviços baseados neste modelo espalhados por todo o mundo, tratando-se de uma realidade que só tende a crescer.

O crowdsourcing tem sido um aliado importante a muitas organizações, não apenas para estimular comentários e sugestões dos seus clientes, mas também como uma excelente maneira de promover grandes inovações.

Isso ocorre porque, devido ao crescimento e à propagação da web e das redes sociais, tem sido cada vez mais fácil estimular a colaboração voluntária de usuários sobre marcas e produtos. Nesse sentido, as opiniões dos consumidores podem ajudar empresas de diferentes segmentos a chegar a produtos/serviços finais muito mais interessantes e atrativos para o mercado.

Como o crowdsourcing pode ser útil para uma empresa?

Diz o ditado que “mil cabeças pensam melhor do que uma”, não é mesmo? Portanto, o processo de crowdsourcing ocorre quando uma empresa expõe um desafio à sociedade em geral e abre a oportunidade para que qualquer pessoa possa dar a sua sugestão de solução. Isso pode ocorrer em variados contextos, conforme você conferirá nos exemplos adiante.

Assim, o compartilhamento de ideias e conhecimentos pode ajudar uma empresa em diversas questões: ideias para um novo produto, sugestões de melhorias em produtos já consolidados, renovação da marca e da identidade visual da empresa, meios para que a organização seja mais sustentável e ecológica, além do compartilhamento de informações que beneficiam o próprio produto.

O Waze, por exemplo, é um aplicativo pautado em crowdsourcing. Todos os usuários podem compartilhar com a plataforma a existência de radares, pontos de lentidão, alagamentos, acidentes etc., de modo que o app possa cumprir a sua função de mostrar as melhores rotas naquele momento. Perceba que, sem a participação ativa do usuário, o propósito do aplicativo deixa de existir.

Marketing, vendas, produtos, tecnologia — basicamente qualquer área das empresas pode se beneficiar do crowdsourcing. O importante é que a organização adote essa cultura colaborativa, identifique as oportunidades em que isso pode acontecer e comunique a sociedade de que a voz das pessoas em geral precisa ser ouvida em um contexto específico. Isso ajuda a empresa a encontrar soluções para os seus problemas e também a estreitar os relacionamentos com as pessoas em geral.

5 exemplos de crowdsourcing

Assim como o Waze, será que você já não passou por alguma iniciativa de crowdsourcing e nem percebeu? Confira os exemplos abaixo para compreender melhor a essência desse modelo de negócios.

1. Wikipédia

A Wikipédia é um dos exemplos mais fáceis de compreender o conceito de crowdsourcing. Trata-se de uma enciclopédia disponibilizada via web e criada a partir da colaboração de diferentes usuários, seja na criação de conteúdos, seja na revisão das informações. Trata-se de um projeto multilíngue de licença livre, que, de acordo com a própria empresa, tem o objetivo de desenvolver conteúdo educacional. Basicamente, qualquer pessoa pode editar os artigos existentes, seguindo as regras.

2. Netflix

A Netflix é uma locadora de filmes via internet, que conta com milhares de filmes, vídeos e séries de diversos gêneros, que podem ser vistos a partir de qualquer dispositivo conectado à internet. Este é um serviço de crowdsourcing muito famoso no mundo todo, que conta com mais de 60 milhões de usuários. É considerado um outsourcing no sentido de que se utiliza de avaliações dos próprios usuários para melhorar o seu algoritmo e as ofertas de produtos às pessoas.

3. Istockphoto.com

Trata-se de uma plataforma digital que reúne milhares de imagens de diversos fotógrafos do mundo inteiro. Este serviço oferece fotos de diferentes temas e assuntos, por um custo acessível a qualquer pessoa, profissional ou empresa. Assim, as pessoas podem publicar as fotografias que tirarem nessa plataforma, tornando-as acessíveis a quem desejar comprá-las. Qualquer pessoa pode contribuir com o conteúdo do site, desde que haja um mínimo de qualidade na imagem publicada.

4. Colabore Mais

Trata-se de uma rede social brasileira, criada para unir diferentes conhecimentos ligados à área de Gestão de Pessoas. O site conta com a colaboração de profissionais de todo o país, que criam artigos e alimentam discussões relacionadas a assuntos de Recursos Humanos. Por ser essencialmente um canal de discussões, conclui-se que o conteúdo da plataforma é produzido pelos próprios usuários, de modo que ela também pode ser considerada um exemplo de crowdsourcing.

5. Fiat Mio

Trata-se de uma rede social criada pela Fiat, destinada a coletar opiniões, dicas, sugestões e novas ideias dos seus consumidores para a criação de um novo conceito de carro. Assim, foi criado um carro-conceito, também chamado Fiat Mio, sendo o primeiro carro-conceito da história, criado de forma participativa pela internet. Ele foi apresentado no Salão do Automóvel de São Paulo, na edição de 2010. Fãs da marca ao redor do mundo deram as suas opiniões de estética e funcionalidades.

E você, querida pessoa, já conhecia o termo crowdsourcing? Já colaborou com alguma empresa que segue esse modelo? Contribua deixando o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!