Um novo emprego é também uma oportunidade para a pessoa começar de novo, no mercado, ou mesmo prosseguir com os seus próprios projetos profissionais. Entretanto, é preciso segurar a empolgação e estar atento aos comportamentos nesse ambiente novo e ainda desconhecido para você.

Por mais entusiasmado que você esteja com a mudança de emprego, é importante lembrar que você está em uma nova empresa, com uma cultura organizacional diferente, regras distintas, assim como líderes e colegas novos.  Quanto mais cedo se adaptar à sua nova realidade, melhores serão os seus resultados.

Por isso mesmo, ressaltamos, de antemão, que é necessário ser cauteloso e, desde o início, procurar respeitar as normas e o espaço das outras pessoas. Nesse sentido, para ajudar você a se dar bem no seu novo trabalho e já começar com o pé direito, separamos algumas dicas extraordinárias. Confira!

8 dicas para se dar bem no novo trabalho

1.Fique atento às instruções

Fique atento às orientações que receber sobre as suas funções, como também às recomendações sobre como fazer o seu trabalho. Se tiver dúvidas, pergunte ao seu supervisor e procure deixar bem alinhadas as informações. Isso evita que você cometa erros e deixe uma má impressão logo de cara.

Não tenha medo de fazer perguntas. É melhor ser “o chato” antes de começar as tarefas do que ser aquele que atrapalhou a equipe inteira porque fez tudo errado, concorda? Sendo assim, não hesite em tirar as suas dúvidas com os seus colegas e líderes.

2. Observe ao seu redor

Busque observar como são os processos internos, o modo de executar as tarefas, a forma como os seus colegas e superiores se comunicam, a maneira como se vestem, o grau de formalidade das relações, entre outros aspectos. Além disso, respeite a hierarquia. Isso ajudará você a se enquadrar melhor no novo contexto e a definir a melhor forma de interagir.

Além daquilo que as pessoas dizem, nós também temos muito a aprender com o exemplo que elas nos dão. Por isso, fique de olhos e ouvidos bem atentos, a fim de perceber como a cultura da empresa é colocada em prática no dia a dia. Na dúvida, lembre-se do velho ditado: “Em Roma, faça como os romanos”.

3. Evite ser invasivo

Nada de ficar falando demais. Lembre-se que você é novo no ambiente e, portanto, um estranho para as outras pessoas. Por isso, evite fazer perguntas de cunho pessoal (É casado/separado? Quantos anos? O que acha da empresa?). Só faça observações, dessa natureza quando o outro lhe der abertura para isso.

Seja sempre simpático e solícito com os outros. Se alguém puxar assunto com você, dê à pessoa a devida atenção, afinal de contas, você precisará se enturmar. Contudo, deixe esse tipo de interação para os momentos de descontração, como os almoços e happy hours.

4. Não fale mal do antigo emprego

Evite falar do seu emprego anterior (especialmente se forem críticas), bem como de ex-colegas e gestores. Além do mais, evite, veementemente, comparar a empresa anterior com a atual. Você mudou, e o que passou deve ficar fora deste ambiente. Tenha ética e profissionalismo. Traga para o presente apenas as boas lembranças, os colegas que viraram amigos e os conhecimentos adquiridos.

Se você já chega a uma empresa falando mal de quem não está ali para se defender, as pessoas terão uma primeira impressão negativa e antiética a seu respeito. O que fará com que elas não pensem que você agirá da mesma forma quando sair do emprego novo?

5. Seja discreto

Descrição é um ponto forte de todo bom profissional. Por isso, nada de ficar falando da sua vida pessoal e de fazer comentários inapropriados sobre os seus novos colegas, chefes e, especialmente, sobre a empresa.

Lembre-se também de que a maior parte das demissões de profissionais ocorre não por falta de conhecimentos técnicos, mas sim, em decorrência de falhas comportamentais. Esteja atento a isso e valorize o seu novo emprego. Utilize essa oportunidade para ampliar os seus horizontes, não apenas nos saberes técnicos, mas também na sua postura profissional, nas relações com os seus colegas e no seu perfil corporativo.

6. Seja assíduo e pontual

A assiduidade consiste em se fazer presente. O ato de faltar no ambiente de trabalho já é uma questão delicada até mesmo para quem está na mesma empresa há tempos, que o diga para um integrante novo. Portanto, não abuse das faltas. Se precisar se ausentar ou sair mais cedo, certifique-se de que haja uma justificativa séria.

Além da assiduidade, também é importante ser pontual. Isso significa que você não deve se atrasar, o que vale para os horários de entrada, horários de saída, períodos de almoço e de pausas, bem como para a entrega das suas demandas. Pontualidade indica organização, planejamento e responsabilidade — três traços típicos de um profissional competente.

7. Dê satisfações aos seus supervisores

Novamente indo ao encontro dos conceitos de pontualidade e responsabilidade, uma recomendação muito bacana é dar satisfações aos seus superiores sobre as suas atividades. Informe-os sobre o que você está fazendo, quais demandas já foram concluídas, quais estão por vir, prazos previstos para a conclusão de cada uma delas etc.

Isso demonstra proatividade e disciplina, o que deixará o seu chefe e os seus colegas mais tranquilos. Além disso, sempre que surgir algum problema, converse com eles para resolver a questão o quanto antes. Nada de deixar para depois, OK? Não se desespere. Tudo é mesmo mais difícil no começo, mas as coisas melhoram aos poucos!

8. Peça feedbacks

Quando já tiver algum tempo de casa, peça feedbacks aos seus supervisores. Pergunte a eles como o seu trabalho tem sido avaliado, se você está alcançando as expectativas e em quais aspectos pode melhorar.

Esse gesto é mais uma demonstração de humildade e de comprometimento, não apenas com a empresa, mas também com a sua própria carreira. Ouça as críticas com paciência e disponibilidade para aprender. Anote o que for importante e comprometa-se a dar o seu melhor a cada dia.

As 8 dicas acima são úteis para que a sua transição de empregos seja tranquila e para que você demonstre, desde o primeiro momento, uma postura altamente profissional a todos os seus novos colegas e supervisores. Por fim, lembre-se de dar tempo ao tempo até que você se acostume com o novo ambiente e com a nova rotina. Seja paciente e construa, aos pouquinhos, uma carreira de sucesso!

E você, querida pessoa, como avalia o seu comportamento em um novo emprego? Gostaria de adicionar mais alguma recomendação à nossa lista? Então, deixe o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!