Xô preguiça! Se você quer mesmo ir além e conquistar as suas realizações na vida, fique longe desse que é um dos piores pecados capitais. Definido como ócio e aversão ao trabalho, esse estado físico e mental pode causar a ruína completa do ser humano.

Neste artigo, você vai entender o que é a preguiça, quais são os seus malefícios e o que podemos fazer para mandá-la para longe. Continue a leitura e descubra como viver sem preguiça!

A preguiça e os seus malefícios

Pode parecer um exagero, mas não subestime o poder paralisante da preguiça, especialmente quando ela se torna um mal crônico. Por conta dela, deixamos de nos dedicar à nossa saúde (fazer exercícios, frequentar a academia, ir ao médico etc.), não atendemos às nossas demandas de trabalho nos prazos corretos e prejudicamos os nossos relacionamentos afetivos, familiares e interpessoais.

Isso ocorre porque o preguiçoso muitas vezes “tem até preguiça de existir” e, por isso, acaba terceirizando as suas responsabilidades para os pais, companheiros, colegas de trabalhos e amigos. O primeiro erro está em assumir os seus compromissos e deixar que o inerte fique livre para não fazer simplesmente nada.

Além disso, a preguiça é um vício. Quanto menos as pessoas fazem, menos elas querem fazer. O cérebro se acostuma ao ócio e começa a entender a atividade como uma ameaça ao seu estado de equilíbrio — o que não é verdade. Portanto, ser preguiçoso é um mal a ser combatido!

7 passos práticos para combater a preguiça!

Confira, na sequência, 7 dicas básicas para vencer a preguiça e alcançar as suas metas com mais energia!

1. Cuide da sua saúde física e mental

PSC

A saúde física e mental é um fator que pode interferir na sua preguiça ou falta de disposição. Por isso, alimente-se de forma equilibrada, hidrata-se adequadamente, durma bem, pratique atividades físicas e, sempre que necessário, procure ajuda médica. A psicoterapia também pode ser uma aliada no autoconhecimento e na superação das dificuldades emocionais.

2. Organize a sua rotina

Muitas vezes, a preguiça surge porque temos um milhão de coisas para fazer e não sabemos nem por onde começar. Para evitar que isso aconteça, compre uma agenda e distribua as suas tarefas ao longo dos dias da semana. Defina, se possível, horários para a realização delas, fazendo uma coisa de cada vez. Por falar em rotina, tenha horários definidos para dormir e acordar. Isso aumenta demais a sua disposição!

3. Organize o seu ambiente

Estar em um ambiente bagunçado também aumenta a preguiça. Ver objetos fora do lugar é desestimulante para qualquer atividade. Portanto, reúna as suas energias, coloque uma música animada e faça aquela arrumação no seu quarto, na sua casa, na sua mesa de trabalho, no desktop do seu computador, e por aí vai.

4. Lembre-se dos seus objetivos

Imagine que você esteja com preguiça de ir à academia. Nessa hora, lembre-se de tudo o que você tem a ganhar com esse hábito, isto é, dos seus objetivos: melhores condições de saúde, perda de peso, um corpo mais bonito etc. Lembre-se das suas metas para que a motivação vença a preguiça em tudo aquilo que for fazer.

5. Recompense também o processo

É importante pensar nas recompensas finais, mas você não pode colocar todas as suas esperanças nelas. Enquanto o seu objetivo não for alcançado, recompense também o processo. Mesmo que o corpo dos sonhos ainda esteja distante na academia, por exemplo, pense nas melhoras que essa atividade já está proporcionando: amizades, perda de peso, melhores noites de sono etc. Seja feliz no caminho todo, e não só na linha de chegada!

6. Verifique a relevância e a motivação para as suas tarefas

Se a preguiça estiver falando muito alto, pode ser que a sua motivação esteja em baixa. Portanto, verifique se ainda há propósito naquilo que você faz. Se a ginástica estiver sendo muito desgastante, por exemplo, talvez você possa encontrar outra atividade que lhe seja mais prazerosa, como a natação. É claro que nem sempre podemos fazer essas substituições, pois há tarefas desagradáveis das quais não conseguimos escapar. No entanto, naquilo que estiver ao seu alcance, encontre a motivação!

7. Divida grandes projetos em tarefas menores

Escrever um livro de 200 páginas talvez seja um desafio enorme. Todavia, há um efeito psicológico agradável em dividir esse grande desafio em pequenas metas diárias: escrever 5 páginas pelos próximos 40 dias. Assim, a tarefa não parece tão ameaçadora, e a preguiça vai embora com mais facilidade!

Alerta aos preguiçosos de plantão

É certo que todos nós precisamos descansar o corpo e a mente e ter os nossos momentos de ócio. Entretanto, o preguiçoso, mesmo tendo descansado um fim de semana inteiro, é aquele que chega ao trabalho, na segunda-feira, já reclamando do cansaço.

Essa programação mental negativa prejudica diretamente os seus resultados. O preguiçoso é sempre o menos produtivo da equipe e, muitas vezes, pede aos colegas para fazerem as suas demandas e tarefas diárias.

Essa colaboração, ao invés de ajudar, apenas atrapalha ainda mais para que a pessoa mude os seus comportamentos e assuma as suas responsabilidades profissionais. Com isso, a empresa acaba mantendo, por mais tempo, um profissional que não está engajado realmente com os seus objetivos. Além disso, ela perde dinheiro, tempo e potencial produtivo.

Porém, os preguiçosos não duram muito tempo e, como consequência da sua ineficiência, acabam sendo demitidos e tendo mais dificuldade de recolocação no mercado. Por isso, é fundamental estar atento ao que você faz e deixa de fazer na sua empresa e eliminar de vez a preguiça da sua vida profissional.

Para evitar que situações como essas ocorram, na vida adulta, os pais devem estar atentos e, desde cedo, procurar estimular ao máximo os seus filhos. Para isso, devem ser exemplo e procurar motivá-los a serem mais ativos: realizar programas que envolvem atividades físicas, lazer, artes e cultura; além de incentivar uma boa alimentação, como também a socialização.

Estas atitudes, com certeza, espantam a preguiça e conferem muito mais qualidade de vida a todos. Experimente e movimente-se também!

E você, querida pessoa, o que faz para espantar a preguiça? Deixe o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!