A nitidez das metas gera uma noção comum de propósitos para que a equipe toda cumpra suas tarefas e, por conseguinte, conscientiza os integrantes sobre as necessidades comportamentais de desenvolvimento de cada um, do que aprender e as razões disso. O efeito que se observa comumente são metas compartilhadas, ou seja, uma noção comum de prioridades, porém, só surtirá uma efetiva aprendizagem se todos os indivíduos formadores da equipe conseguirem de forma, honesta e íntegra, oferecer feedbacks fidedignos.
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10 Necessidades Comportamentais dos Profissionais
- Valorização das diferenças.
- Disponibilidade para compartilhar conhecimento e expertise.
- Desenvolver o espírito de visão sistêmica (ser o todo, o tudo e as partes).
- Saber como pensa cada um dos outros.
- Ter confiança na capacidade e boa vontade dos colegas.
- Metas comuns.
- Noção comum de propósitos.
- Noção comum de prioridades.
- Disponibilidade para falar abertamente.
- Conhecimento das forças e dos pontos de melhoria de cada um.
Sendo assim, o ambiente criado pela equipe de aprendizagem terá que ser de total disponibilidade para falar abertamente. A manutenção da equipe de aprendizagem é tão importante quanto a sua criação. Um fator que auxilia muito a manter a aprendizagem é a valorização das diferenças, pois cada pessoa é única e tem uma enorme carga de aprendizado, isso disponibiliza a partilha de conhecimentos. Evidentemente que todos necessitam ter consciência das forças e das fraquezas de cada um.
Essa equipe se tornará tão coesa e tão sinérgica que todos participantes desenvolverão um entendimento instintivo de como o outro pensa, sendo capazes de substituir uns aos outros, sem problemas de adaptações, baseados na confiança, capacidade e boa vontade de todos.
Entender as Pessoas para Potencializar seus Resultados
Quando se trabalha com pessoas que se permitem aprender e a ensinar, o ambiente se torna extremamente agradável, tem-se então o alvoroço, incentivo considerados poderosos para a aprendizagem e realização das tarefas.
Mas vale lembrar que outro incentivador não menos poderoso que o alvoroço, a efervescência, prazer causado pelo próprio trabalho, também motiva de forma exemplar os indivíduos. Juntos, esses dois incentivadores conseguem resultados promissores.
11 Principais Habilidades do Profissional do Futuro
Com a tecnologia avançando rapidamente, inteligência artificial é claro que, todas as habilidades necessárias para os trabalhos no futuro também estejam em processo de mudança. Enquanto o mundo digital está crescendo, habilidades como comunicação, solução de problemas, colaboração e empatia estão se tornando cada vez mais valorizadas.
A pergunta que todo profissional de hoje tem que fazer é: qual habilidade preciso crescer para ter sucesso profissional no futuro?
Vamos conhecer 11 habilidades importantes que um profissional do futuro deveria ter:
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Habilidade em solucionar problemas
A resolução de problemas é uma habilidade que todos devemos ter, mas à medida que o mundo avança, essa habilidade é será necessária ainda mais pois enfrentaremos mais dificuldades. Ter flexibilidade nessa hora manda muito. Pensar fora da caixa para enxergar melhor o problema. Comece agora mesmo a trabalhar o seu cérebro, expandindo seu potencial. Identifique alguns problemas existentes para ir se preparando para o futuro.
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Pensamento Crítico
Mesmo com a tecnologia automatizada em muitos aspectos do nosso trabalho, todas as decisões não vão ser tomadas por ela. Serão por nós mesmos. Você sempre vai precisar tomar essas decisões, analisando situações e considerando várias soluções até chegar uma decisão por meio da lógica e do raciocínio, ou seja, o pensamento crítico será uma habilidade fundamental no mundo corporativo.
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Criatividade
A força de trabalho se desenvolveu por causa da criatividade das pessoas; robôs só foram criados porque um humano teve a ideia em primeiro lugar, então eles não vão roubar seu trabalho tão cedo! Como disse Cadie Thompson: “Com o ataque de novas tecnologias, pessoas criativas estarão em demanda para descobrir formas de aplicar a nova tecnologia e criar novos produtos e serviços”.
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Gestão de Pessoas
Ser capaz de gerenciar, motivar e delegar pessoas para garantir que você obtenha os melhores resultados para o seu negócio é uma habilidade muito difícil e que muitos profissionais não têm. No futuro bem próximo essa característica será muito procurada. Saber identificar as melhores pessoas para o trabalho é, portanto, uma habilidade vital para o profissional do futuro.
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Coordenação com a equipe
Robôs e máquinas são ótimas ideias e funcionais. Nos permitem desenvolver outras tarefas. O que eles não dominam ainda é a capacidade de interação com a equipe. Relações interpessoais no mundo moderno será ainda mais pertinente e importante, especialmente se for um forte líder de equipe. Algo que será realizado por muitas gerações.
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Inteligência Emocional
Ser capaz de se adaptar aos sentimentos e ambientes de outras pessoas é uma habilidade importante de se ter. É a capacidade de gerenciar comportamentos, navegar pelas complexidades sociais e tomar decisões pessoais que alcançam resultados positivos. Fazer conexões vitais no local de trabalho e ter a inteligência para lidar com diferentes personalidades ainda será desejável no futuro.
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Julgamento e Tomada de Decisão
Toda estratégia de negócios hoje é baseada na análise de dados. Ter a capacidade de estudar os dados e tomar decisões fortes será ainda mais desejável nos próximos anos. Existem várias ferramentas para ajudar você a decifrar e entender esses números, por isso não entre em pânico se ainda não domina a habilidade; use dispositivos on-line para ajudá-lo a avançar nessas áreas.
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Orientação para o trabalho
Ter fortes habilidades de orientação para o trabalho – ou estar sempre solícito em ajudar pessoas – é focar nos consumidores e clientes e antecipar quais serão suas necessidades futuras. Em outras palavras, você precisa pensar sobre o que o cliente precisará e criar soluções para seus problemas.
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Pode de negociação
Com robôs invadindo o ambiente de trabalho, as habilidades sociais serão mais importantes do que nunca. Negociar é algo que só nós humanos fazemos – e fazemos bem! É preciso não deixar que algumas ocupações te afastem dessas habilidades interpessoais. Mesmo pessoas em cargos técnicos deverão negociar com clientes, colegas e gerentes.
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Flexibilidade Cognitiva
A flexibilidade cognitiva é o jeito de pensar em múltiplos conceitos simultaneamente. No mundo acelerado de hoje, estamos acostumados a fazer malabarismos com vários empregos e multitarefas. De acordo com pesquisas, um nível mais alto de habilidades cognitivas será necessário para uma ampla gama de empregos – isso inclui criatividade, sensibilidade a problemas e raciocínio lógico.
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Adaptabilidade
No passado, a adaptabilidade não era uma característica tão vital de um funcionário pois o software e as estruturas praticamente permaneciam iguais. Na força de trabalho de hoje, no entanto, ser capaz de se adaptar a novas situações, programas e até pessoas é extremamente importante
Hoje se sabe que é necessária uma constante busca por soluções: maleáveis, criativas e estimulantes, tornando um grande desafio a administração do capital intelectual da organização, na área de gestão de pessoas.
Fica, portanto, notório, que o indivíduo precisa aprender a desenvolver uma visão compartilhada correspondendo a um senso coletivo do que é essencial para ele e para a organização em que atua. Lembrando sempre que esse processo será uma manifestação coerente de conversação e sensatez.
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