“Liderança é ação, e não posição”. Entender isso é uma das primeiras características que o líder deve ter para alcançar o sucesso. Essa frase de Donald McGannon, executivo estadunidense de rádio e televisão, reflete bem o espírito que o gestor deve ter no seu dia a dia quando atua junto de pessoas e processos e quando está na busca constante de grandes resultados.

O que um líder deve ter e fazer vai além daquelas ideias preconcebidas, pois extrapola o senso comum. Sabemos que hoje, mais do que nunca, os liderados buscam nos seus líderes novas características, diferenciais, habilidades, pensamento sistêmico e um modelo de gestão mais flexível, mais inspirador e condizente com os tempos atuais.

Por isso, vamos conhecer agora algumas características importantes e que todo líder deve ter. Continue lendo e entenda por que é importante desenvolver essas qualidades também!

8 características essenciais a todo líder

Conheça as habilidades, competências e características que diferenciam um líder comum de um líder extraordinário e inspire-se:

1. Comunicação eficaz

Ter uma boa comunicação — ou seja, clara, precisa, respeitosa e eficaz — é uma competência essencial na rotina do líder. Por meio dela, ele consegue expressar as suas ideias, orientar, delegar, corrigir e reconhecer o desempenho dos seus liderados, sempre de modo efetivo e agregador. Tudo aquilo que é de responsabilidade de um líder obrigatoriamente passa pelo processo de comunicação, caso contrário, ninguém saberá o que deve ser feito ou como fazer. Esteja atento ao modo como se comunica!

2. Bons exemplos

Os exemplos, sem dúvida, estão entre as principais ferramentas de gestão de um bom líder, pois os seus comportamentos positivos servem como inspiração para os seus liderados. As pessoas procuram referências, ou seja, modelos de atitudes, crenças e hábitos que devem ter dentro e fora da empresa. Dessa forma, aja exatamente como você espera que os seus colaboradores ajam. Seja um exemplo de assiduidade, pontualidade, profissionalismo, comunicação, dedicação, proatividade e otimismo.

3. Foco

Um líder que planeja as suas ações é seguro e não se desvia dos objetivos toda hora. Por isso, ter foco é uma competência importante para dar mais confiança aos seus liderados, estimulá-los a irem por um caminho específico e chegar ao estado desejado, sem perder o elo com as metas estipuladas pela empresa. Muitos líderes têm ideias incríveis, mas que não estão relacionadas aos objetivos organizacionais. Não aja assim. Liderar envolve a capacidade de ter foco e definir prioridades ao agir.

4. Inteligência emocional

O dia a dia de um líder é marcado por pressão por resultados, conflitos na equipe, demandas de última hora, decisões difíceis etc. Para lidar com isso, é fundamental que o gestor desenvolva a sua inteligência emocional, de modo a saber lidar com os seus sentimentos. Também é preciso ficar atento às emoções da equipe e gerenciá-las de modo eficaz, ou seja, sem deixar que interfiram negativamente nos resultados. Esse jogo de equilíbrio razão x emoção precisa ser muito bem desenvolvido.

5. Visão estratégica

O guia vê antes o que ninguém vê. E é exatamente isto o que se espera de um bom gestor: antecipação. Por isso, é um diferencial competitivo do líder desenvolver uma visão estratégica que possibilite enxergar a empresa, as pessoas e os processos de modo sistêmico. Com isso, ele poderá trazer as soluções e ideias necessárias aos projetos, ao mesmo tempo em que estimula os seus liderados a desenvolver essa visão. Ser estratégico é ser organizado, atento aos fatos e planejado antes de agir.

6. Inovação

Inovar é pensar fora da caixa, experimentar novas ideias, sair do senso comum e criar algo novo. Essa é uma característica de líderes como Steve Jobs e Mark Zuckerberg e uma habilidade que faz do líder atual um profissional mais antenado, ousado e inventivo. Para ser inovador, você não precisa reinventar a roda, mas deve entender de que forma a sua equipe e os seus projetos podem se diferenciar e ganhar destaque. Especialmente entre as empresas, essa diferenciação é fundamental.

7. Preocupação com o desenvolvimento da equipe

Um bom líder preocupa-se não apenas com o seu próprio desenvolvimento, mas também com o progresso dos seus liderados. Por isso, ele estimula os membros da equipe à leitura, aos cursos, aos treinamentos, enfim, às possibilidades de enriquecimento e crescimento profissional. Além do mais, não devemos nos esquecer da importância do feedback nesse processo de desenvolvimento. Por isso, reconheça as qualidades das pessoas e corrija os seus pontos críticos sempre com empatia.

8. Otimismo

Por último, mas com certeza não menos importante, o líder deve ser otimista. Ele precisa acreditar nas suas competências, nas habilidades das pessoas que lidera e no alcance das metas que foram estabelecidas. Se ele não acreditar nessas coisas, pode pedir para sair. O líder deve ser o primeiro a acreditar que é possível e transmitir essa confiança às demais pessoas. Se ele não estiver otimista acerca da equipe que ele mesmo conduz, quem estará?

Essas são algumas das características que as lideranças devem ter dentro e fora das suas empresas, ou em outros contextos que também demandem um líder competente. Se você é o ou se deseja ser um líder de sucesso, esteja atento a isso e busque desenvolver os pontos citados acima. Se for colaborador de uma equipe, inspire-se também nas habilidades positivas do seu gestor. Dessa forma, todos certamente obterão resultados extraordinários!

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