Você sabe qual a importância do feedback na conquista dos resultados de uma empresa? Muito se fala sobre dar aos funcionários um retorno sobre o seu desempenho, mas, na prática, nem todas as organizações e líderes conseguem implantar essa política da forma correta.

A boa comunicação é a chave para um trabalho realizado com assertividade, e os feedbacks são ferramentas importantes para corrigir as falhas, reconhecer as habilidades que estão bem desenvolvidas e trazer à tona mudanças positivas a todos. Neste artigo, você vai compreender em profundidade o que é um feedback e qual é a sua importância dentro das organizações. Continue a leitura e saiba mais sobre o assunto!

O QUE É E QUAL É A IMPORTÂNCIA DO FEEDBACK?

O feedback, no âmbito empresarial, consiste no processo de dar um parecer a respeito do trabalho de um colaborador ou de um grupo, identificando o que está sendo feito com eficácia e o que precisa ser repensado e corrigido no desempenho apresentado. Para o bom andamento da empresa, é essencial compreender a importância dessa ferramenta na comunicação e aprender a usá-la corretamente.

Nem todos os colaboradores têm uma autocrítica e maturidade para entender onde precisam melhorar. Por isso, pode ser difícil para o profissional perceber, por si mesmo, o que ele está fazendo de certo e de errado no seu trabalho. Dessa forma, o feedback vem tanto para reconhecer os sucessos do colaborador, como para mostrar onde ele pode melhorar. Isso inclui não apenas os aspectos técnicos da profissão, mas também emocionais e comportamentais para ter resultados maiores e melhores.

Além disso, os profissionais têm nos feedbacks dados por seus superiores a chance de obter um retorno da empresa a respeito do seu desempenho. Portanto, para alinhar a comunicação, trabalhar a motivação da equipe e colaborar para o crescimento coletivo e individual dos seus membros, oferecer-lhes feedbacks é essencial.

4 BENEFÍCIOS FUNDAMENTAIS DOS FEEDBACKS

Se você ainda não estiver plenamente convencido da importância do processo de feedback nas equipes de trabalho, confira na sequência 4 importantes benefícios que ele oferece dentro das organizações.

1. FEEDBACKS CONSTANTES FACILITAM CONVERSAS DIFÍCEIS

Nem sempre é fácil para um líder de equipe explicitar para os seus subordinados que existem tarefas que precisam de mais dedicação ou de outra abordagem. Contudo, estudos organizacionais comprovam que, nas equipes em que há o hábito de o líder fornecer feedbacks constantemente, é mais fácil falar sobre assuntos delicados.

PSC

Em outras palavras, isso quer dizer que o feedback é importante porque também ajuda a construir uma relação mais próxima com os seus liderados. Nos casos de menor gravidade, podem ser dados feedbacks coletivos. Contudo, para os casos mais delicados, é importante que o líder dê o feedback ao liderado em uma reunião individual, de modo a preservar a imagem e o respeito do profissional diante dos colegas.

2. MANTER A TRANSPARÊNCIA É ESSENCIAL

Os departamentos em que não há clareza sobre os objetivos e metas apresentam desempenho inferior àqueles em que existe transparência. Essa comprovação foi obtida por meio de estudos sobre a qualidade da comunicação entre gerentes e liderados. Compreender para qual direção a organização está caminhando é fundamental para seguir com o resto do grupo.

Diante disso, reuniões em que são dados feedbacks para os funcionários sobre os planos da empresa ajudam a aumentar a transparência do relacionamento corporativo. Além do mais, é importante que a organização apresente, de tempos em tempos, os resultados obtidos em cada departamento aos seus colaboradores. Assim, falhas podem ser mais facilmente discutidas e solucionadas, ao mesmo tempo em que os bons resultados podem ser comemorados.

3. O FEEDBACK PERMITE QUE O COLABORADOR EVOLUA

Dar um feedback é importante por dois motivos: motivação e aprendizado. A motivação vem, sobretudo, dos feedbacks positivos, ou seja, do reconhecimento de tudo aquilo que está indo bem. Assim, quando um líder reconhece o esforço, a dedicação, os talentos, a inteligência, a criatividade e as competências comportamentais do liderado, ele fortalece no profissional a motivação para continuar nessa energia.

Quanto aos feedbacks negativos, é importante que o líder esclareça que não se trata de uma punição, mas sim de apontamentos feitos justamente para que o colaborador tenha a oportunidade de solucionar os erros cometidos. Portanto, cabe aos gestores dar esse tipo de feedback com muito respeito e empatia, com críticas construtivas e sugestões de melhorias. Assim, o profissional vai compreender que precisa melhorar, mas não se sentirá ofendido ou humilhado.

4. A LIDERANÇA SE TORNA MAIS EFETIVA

Para quem está em uma posição de liderança, a importância do feedback na comunicação se faz ainda maior, pois o gestor que sabe usar essa ferramenta contribui ainda mais para o crescimento dos profissionais da sua equipe. Encorajar as pessoas a fazerem cada vez o seu melhor, de modo que seja possível alcançar resultados coletivos melhores, é o papel do líder. Nesse sentido, queremos compartilhar uma ferramenta que eu utilizamos muito no IBC, que é o Feedback Burger!

Além de os gestores avaliarem os liderados, também é interessante que os liderados possam, anonimamente (é claro!), dar os seus feedbacks aos líderes, como muitas empresas já têm feito. Isso permite que os chefes de equipes entendam onde e como podem melhorar e ser líderes cada vez melhores, sem que nenhum profissional seja exposto.

Agora que você já sabe qual é a importância do feedback para que haja uma comunicação melhor e mais motivação por parte do trabalhador, não deixe de adotar essa poderosa ferramenta na sua rotina. Um feedback claro e transparente pode fazer com que um colaborador e com que uma equipe inteira alcancem resultados verdadeiramente extraordinários.

E você, ser de luz, como reage aos feedbacks que recebe? Você reconhece a importância desse processo? E, caso seja um líder, de que maneira dá feedbacks aos seus liderados? Deixe o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!