Muitos brasileiros sonham em abrir o próprio negócio, mas, na prática, não sabem ao certo como ser um bom empreendedor. Ter essa preocupação é importante porque o sucesso dessa empreitada depende diretamente da qualidade do desempenho do seu administrador.

Não existe uma fórmula mágica que faça com que uma pessoa tenha mais ou menos êxito ao empreender, mas, com certeza, existem comportamentos mais benéficos e que podem potencializar as chances de uma pessoa construir uma empresa próspera, respeitada, crescente, atrativa e sustentável.

Pensando nisso, vamos compartilhar algumas dicas poderosas para você saber como ser um bom empreendedor e aumentar as suas possibilidades de sucesso ao empreender. Confira!

6 dicas de como ser um bom empreendedor

1.Planeje suas ações

Para ser bom, o empreendedor deve planejar muito bem o seu negócio e jamais deixar os pontos-chave soltos. Isso representa acumular competências e conhecer o seu mercado: as suas ameaças, forças, fraquezas e oportunidades, como sugere a matriz SWOT, um diagnóstico organizacional que ajuda a estruturar cada ação, de modo que isso lhe permita gerenciar melhor a sua empresa. Portanto, conheça as ferramentas de planejamento estratégico!

2. Programe uma evolução contínua

Por mais sucesso que tenhamos conquistado, nós nunca chegamos lá definitivamente, pois, a cada dia, as coisas mudam, e os consumidores se transformam. Desse modo, se não estivermos atentos a tudo isso, corremos o risco de perder boas oportunidades de levar a nossa empresa a novos patamares e de ficar pelo caminho. Por isso, esteja atento e faça pesquisas de mercado constantes, de modo a compreender o seu público e a sua concorrência.

3. Organize os seus processos

Um bom empreendedor sabe que, para a sua empresa crescer, é importante que os seus processos sejam congruentes e realmente efetivos, ou seja, que surtam os resultados desejados e tragam o retorno esperado — em curto, médio e longo prazo. Isso depende de processos, ou seja, de uma padronização das atividades de cada departamento, sistematizando-as de modo a tornar as equipes cada vez mais produtivas.

4. Valorize os seus colaboradores

Sem os funcionários (e os seus conhecimentos, habilidades, experiências e comprometimento verdadeiro), nenhuma empresa pode crescer e fazer história. Por isso, ser um bom empreendedor está diretamente relacionado à valorização dos seus profissionais, à sua forma de liderar, ao reconhecimento dos seus diferenciais e à dedicação para com o seu negócio. Sem isso, nenhuma empresa consegue crescer, motivar, engajar e reter os talentos.

5. Busque o equilíbrio

Buscar o equilíbrio significa, neste contexto, alinhar as suas responsabilidades profissionais às suas necessidades pessoais, sem negligenciar nenhuma das partes. Embora empreender exija sacrifícios, estar em dia com todas as facetas da sua vida traz mais qualidade aos seus dias, aumenta as suas energias positivas, potencializa a sua força mental e gera positividade para tocar a empresa como mais motivação, determinação e foco.

6. Seja inovador

Um empreendedorismo focado em inovação representa tanto olhar para fora — para os seus concorrentes e para o mercado, observando as oportunidades de negócio que ninguém mais vê e aproveitando-as —, como também para dentro do seu empreendimento — avaliando os pontos que podem ser melhorados e as áreas que podem ser mais bem aproveitadas para trazer melhorias contínuas e crescimento em todas as instâncias da empresa.

Na prática, ser um bom empreendedor não quer dizer ser bonzinho e dizer “sim” a tudo e a todos. A qualidade de ser bom está relacionada ao fato de ser um líder de empresa coeso, que planeja as suas ações, organiza os seus processos internos e externos, valoriza o seu capital humano, não aceita a zona de conforto e está sempre buscando inovar e estar à frente dos concorrentes.

Pense nisso ao empreender o seu negócio e busque ser um bom empreendedor — para si mesmo, para os seus colaboradores, para os seus clientes e para os seus parceiros de negócios!

5 passos para colocar as suas ideias empreendedoras em prática

Se você chegou até aqui, identificou-se com o perfil empreendedor e já tem uma ideia de negócios, siga os 5 passos a seguir!

1. Pensando no projeto

Uma ideia empreendedora surge quando se oferece à sociedade uma solução nova, como um produto, um serviço ou um aperfeiçoamento de algo que já existe. Que tipo de necessidade esse produto resolve? Quem é o comprador potencial? Qual posicionamento você deseja tomar no mercado? Será um negócio local, regional, nacional? Enfim, quais são os limites e potencialidades desse negócio?

Essas questões devem nortear e lapidar esse primeiro momento, em que uma ideia sonhadora começa a tomar forma.

2. Pesquisando o contexto

Para que o seu negócio funcione adequadamente, uma série de pesquisas se faz necessária, de modo que você seja capaz de definir os melhores canais de vendas, quem serão os seus concorrentes diretos e indiretos, quais são as leis envolvidas nessa área de atuação, enfim, tudo aquilo que será necessário para que o seu empreendimento deixe de ser uma simples ideia.

3. Testando o mercado

Também é importante ouvir o que as pessoas têm a dizer para esboçar quem é o seu cliente em potencial. As pesquisas, porém, não devem se limitar apenas ao mercado consumidor, mas também a todos os possíveis parceiros, fornecedores e concorrentes.

Ao conseguir mapear todos os agentes do seu segmento de mercado, é hora de introduzir protótipos de produtos para identificar a aceitação e as críticas, bem como mensurar uma possível demanda. Nessa fase de operação temporária, você poderá confirmar ou corrigir o posicionamento e a perspectiva de público-alvo que havia determinado.

4. Projetando a viabilidade do negócio

Já tendo corrigido os elementos do item anterior, é hora de projetar o desenvolvimento do seu empreendimento, já definindo metas mensuráveis e prazos. Vendas, lucro, ponto de equilíbrio e projeções anuais de resultados devem ser estabelecidas. O objetivo desse passo é que você seja capaz de perceber em quanto tempo (ou em quantas vendas) você conseguirá recuperar o que investiu e começar a lucrar.

5. Edificando a sua empresa

Quando toda a etapa de planejamento estiver desenhada, você precisará construir, literalmente, a sua empresa. Será um negócio físico ou online? Onde ficará o escritório e o ponto de vendas, se houver? Será preciso contratar funcionários de vendas, marketing, financeiro, recursos humanos, jurídico, enfim, quais serão os departamentos do seu negócio?

Nessa fase, você deverá recrutar equipes, contratar a infraestrutura necessária para a sua empresa, cumprir com a legislação vigente no seu segmento, planejar a inauguração do negócio e realizar as campanhas de divulgação.

E você, querida pessoa, está mais confiante para colocar as suas ideias empreendedoras em prática? Deixe o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!