Os novos desafios da gestão de pessoas se apresentam a cada dia e são temas de constantes debates no meio entre os profissionais da área. Falar sobre isso é importante para avaliar as evoluções e avanços e, especialmente, para identificar os pontos onde a GP ainda pode melhorar.

Nesse sentido, você já parou para pensar em como seriam as empresas sem esse cuidado? Sem departamentos de recursos humanos, processos de gestão de pessoas, melhorias contínuas, desenvolvimento de lideranças, treinamento e desenvolvimento e qualidade de vida no trabalho seriam impossíveis.

Esses avanços foram proporcionados pelo crescimento da gestão de pessoas e por meio do trabalho e da dedicação dos gestores e líderes, que estão cada vez mais conscientes da importância de valorizar o capital humano nas organizações. Contudo, alguns desafios ainda persistem, exigindo mais energia e estudos dos profissionais do setor. Neste artigo, listamos 10 desses desafios para que você conheça. Continue a leitura e confira!

1. Atrair talentos

O recrutamento vai além de abrir vagas e colocá-las nos canais de divulgação. Encontrar profissionais realmente talentosos e diferenciados se torna um dos grandes desafios dos gestores de recursos humanos na atualidade, pois isso está diretamente relacionado à lucratividade e ao crescimento do negócio. É importante divulgar a empresa como um lugar para crescer na carreira, atraindo e avaliando bons candidatos em todas as etapas: entrevistas, testes, análises de currículo etc.

2. Reter os bons profissionais

Não basta atrair, é preciso também criar mecanismos positivos que ajudem a reter talentos na empresa, fomentando o seu crescimento, oferecendo planos de carreira e proporcionando oportunidades de crescimento compatíveis com as suas expectativas profissionais e pessoais. Isso depende também de bons salários, benefícios trabalhistas, bonificações por bons desempenhos e um clima organizacional positivo. Sem esses fatores, o colaborador sairá da empresa ao receber uma proposta melhor.

3. Desenvolver os líderes

Os líderes são elementos-chave em qualquer empresa. Por isso, quanto mais preparados, competentes e conscientes do seu papel, maiores também serão os seus resultados à frente das suas equipes, e, consequentemente, a organização terá um melhor desempenho. Por isso, a gestão de pessoas deve capacitar os líderes para que aprendam a gerir equipes de forma organizada, humanizada e democrática. Não basta saber tudo sobre a área em questão; é preciso saber lidar com pessoas!

4. Unir as gerações

Atualmente, diversas gerações compõem os quadros de funcionários das empresas. Um dos grandes desafios é unir as suas competências, experiências, visões e diferenciais em prol do crescimento da organização e dos próprios profissionais, quando atuam em conjunto ou individualmente. Nesse sentido, a gestão de pessoas deve fortalecer valores de cooperação, respeito e trocas de experiências e conhecimentos. Isso pode enriquecer muito as equipes e melhorar os resultados.

5. Aperfeiçoar os processos

Esse aperfeiçoamento representa desenvolver processos mais eficazes e profissionais, que favoreçam o trabalho dos colaboradores e maximizem o seu desempenho ao executar as suas funções. Esse alinhamento é fundamental em toda empresa que deseja crescer, pois organizações são feitas de pessoas e processos. Assim, o RH deve conduzir pesquisas de satisfação e análises avaliativas no dia a dia dos departamentos, identificando o que já está bom e o que pode melhorar.

6. Atuar de forma estratégica

Os profissionais da área de gestão de pessoas devem buscar ampliar a sua visão estratégica em relação à empresa, não se resumindo apenas às competências burocráticas do departamento de pessoal, mas também objetivando compreender como a organização funciona. Isso possibilita entender quais são as suas necessidades reais em termos humanos e processuais. Tudo aquilo que possa melhorar o desempenho e a satisfação das pessoas é de responsabilidade do RH.

7. Capacitar as pessoas

É função da gestão de pessoas capacitar aqueles que fazem parte de uma empresa. Dessa forma, esse setor deve desenvolver programas de cursos, treinamentos e palestras que ajudem os profissionais a desenvolverem e aperfeiçoarem os seus conhecimentos, técnicas, habilidades e competências. Também é uma possibilidade desenvolver parcerias com instituições de ensino que possam ministrar esses treinamentos aos colaboradores da organização.

8. Avaliar os desempenhos

Também cabe à área de gestão de pessoas desenvolver meios e ferramentas para avaliar o desempenho dos colaboradores. Esse é um trabalho de parceria entre o RH (que foca mais nas questões comportamentais e na cultura da organização) e o gestor da área (que avalia com mais clareza o desempenho do profissional nas questões técnicas). É necessário organizar esse processo, definir critérios avaliativos e explicar aos colaboradores como e quando essas avaliações ocorrerão, sempre com muita transparência.

9. Dar feedbacks humanizados

Após a execução das avaliações de desempenho, os profissionais de RH devem auxiliar os líderes das áreas a fazer a comunicação dos resultados obtidos, em um processo conhecido como feedback. O feedback deve ser individual, apresentando os resultados que o profissional obteve. Devem ser reconhecidos os pontos positivos e apontados os fatores que podem melhorar, sempre com sugestões de como isso pode ocorrer. O processo deve ser humanizado, com respeito e motivação.

10. Melhorar a qualidade de vida no trabalho

Por fim, a gestão de pessoas deve ser acessível para ouvir as sugestões e reclamações dos colaboradores, identificando tudo aquilo que pode ser melhorado na empresa. Desempenho dos líderes, transparência na comunicação, remuneração e benefícios, planos de carreira, infraestrutura, investimentos em tecnologia, capacitação — todos esses temas podem e devem ser abordados, de modo que o RH faça o que for possível para oferecer mais qualidade de vida no trabalho a todos da empresa.

Uma dica especial: para enfrentar todos esses desafios, um dos principais aliados dos gestores de pessoas é o coaching. Este fantástico processo — com as suas técnicas, ferramentas e métodos efetivos e comprovados — ajuda no desenvolvimento contínuo de colaboradores e líderes e dos próprios profissionais de GP.

Por isso, muitas empresas estão incluindo essa poderosa cultura na sua gestão, por meio de formações e treinamentos extraordinários, como o Professional & Self Coaching – PSC, oferecido pelo IBC. Conheça as nossas soluções corporativas!

E você, ser de luz, como identifica esses desafios na gestão de pessoas da sua empresa? O que é possível fazer para melhorar o desempenho desse setor? Contribua deixando o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!