Imagine que a empresa estabelece uma lista de objetivos que devem ser cumpridos de acordo com um planejamento, porém uma parte dos funcionários não concordam com essa solicitação. É provável que parte deles vai cumprir com as ordens com excelência de qualquer forma. Porém, também é possível que outras pessoas cumpram com as demandas, mas sem qualidade. E ainda é possível que outra parte simplesmente não faça nada.

Agora é hora de imaginar o problema! Quer saber o que tudo isso pode causar? É só continuar lendo para entender quais são os impactos.

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O impacto da falta de alinhamento de expectativas

Além de atrasar o planejamento, um comportamento disruptivo pode criar falhas no processo, pode influenciar outras pessoas a fazerem o mesmo e ainda pode ferir a imagem da corporação no mercado. Só de pensar já é possível concluir que todo o cenário é negativo para qualquer organização, pois demonstra a falta de alinhamento de expectativas dos colaboradores.

As empresas são feitas de pessoas que são responsáveis por conduzir os seus processos, liderar as equipes, atuar diretamente na idealização e desenvolvimento de seus projetos, trabalhar na correção de seus pontos de melhoria e na aplicação das estratégias de crescimento e lucratividade. Ufa! Quanta coisa, não é mesmo? Portanto, sem o engajamento dos seus e a participação efetiva dos colaboradores, os resultados dificilmente acontecem.

Os colaboradores, por sua vez, ao entrar em uma organização também têm suas próprias expectativas profissionais, suas metas e objetivos, querem ser ouvidos, vistos e valorizados, contar com líderes inspiradores, que lhe ajudem em seu aprimoramento e, especialmente, ter projeções de crescimento compatíveis com seus anseios na carreira.

Quando isso não alcançado, eles podem começar a se sentir sabotados. Esse é o momento em que eles podem começar a entregar as atividades com menos qualidade, passar por alterações de humor constante, sentir-se triste e até depressivos e muitos outros tipos de impacto.

Como evitar esse tipo de cenário

Já logo mostrei essa situação para que vocês entendam a complexidade de não se desenvolver a comunicação previamente. Não é possível acabar com a possibilidade disso acontecer, mas é possível evitar esse tipo de situação. Para isso, é importantíssimo que a gestão seja honesta apresentando quais são os objetivos da empresa e quais são os passos para alcançá-los, alinhando as expectativas. Além disso, é interessante que se abra um espaço para que todos possam dar a opinião a respeito e sugerir melhorias.

Em pequenas empresas, esse processo é mais fácil, pois a discussão envolve poucos colaboradores. Já no caso de médias e grandes empresas, essa troca de conhecimento pode ser feita entre áreas. E, mais tarde, os gestores das áreas compartilham entre si. Além disso, a área de recursos humanos (RH) pode criar um canal de comunicação entre funcionário e empresas, em que todos podem falar de qualquer assunto relacionado ao cotidiano profissional. Isso pode acontecer por meio da intranet ou e-mail. Aproveite para conhecer os tipos de comunicação interna.

Alinhar as expectativas da organização com as expectativas dos seus funcionários é essencial para que ambos possam caminhar juntos, compreender mutuamente seus anseios e trabalhar conjuntamente para o alcance efetivo dos resultados. Digo isso, pois uma empresa não vai a lugar nenhum sem seus profissionais. Do mesmo modo, um colaborador que não é valorizado também não vê chances de evoluir profissionalmente e acaba ficando desmotivado e nada produtivo.

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Como desenvolver uma relação saudável entre empresa e funcionário

Uma vez o escritor americano, James C. Hunter (nascido em 1955), autor do livro best seller de liderança “O Monge e o Executivo” disse: “sem confiança, uma organização é um castelo de cartas”. Isso quer dizer que se a empresa não confia em seus funcionários e, se os funcionários não confiam nela, dificilmente ambos os lados conseguirão alinhar as expectativas e obter os resultados positivos esperados.

O alinhamento consiste em entender quais são as metas e objetivos estratégicos da instituição e como a equipe se encaixa nisso. Somado a isso, é importante que a gestão entenda que é do interesse da organização conhecer e atender as necessidades de seus profissionais da melhor forma possível. Podemos dizer que esta é uma relação que deve ser recíproca, onde cada parte dá o seu melhor para chegar a um denominador comum.

Os profissionais que se sentem reconhecidos e valorizados são mais produtivos e engajados de que outros que apenas trabalham pela empresa, sem ter nenhum alinhamento com os seus anseios. Por isso, é essencial que a organização assuma um compromisso verdadeiro em criar uma reciprocidade com seus colaboradores e dê a eles a oportunidade de desenvolver e mostrar suas competências, habilidades e diferenciais.

Mas não é só, também é essencial que a instituição esteja disposta a oferecer os benefícios e as oportunidades que a equipe busca. Mais do que isso: que seja capaz de reconhecer a dedicação de seu capital humano de forma justa e honesta.  A colaboração deve ser de ambos para que os resultados extraordinários sejam de ambos também.

Nesse processo, também é interessante que a empresa avalie como desenvolve o alinhamento de expectativas com a comunidade que certa a empresa fisicamente, seus clientes, fornecedores e stakeholders. De nada adianta prometer entregar um produto e não conseguir cumprir com a propaganda. Ou até mesmo, não seguir regras.

Agora que você já sabe mais a respeito do assunto, entenda a importância desse tipo de trabalho? O alinhamento de expectativas pode evitar diversos problemas e contribuir fortemente para a imagem da empresa e para o bem-estar físico e mental dos funcionários.

Aconselho que você faça uma reflexão, analisando se isso acontece no local em que você trabalha. Se não ocorrer, esse pode ser o momento de você sugerir a sua gestão. Mostre esse artigo para provar que você está lendo e estudando a respeito do assunto, Além de ser benéfico para todos os colaboradores, isso mostra que você é proativo e preocupado com o futuro. Pense nisso e faça já o alinhamento de expectativas dentro da sua empresa. Todos só têm a ganhar!

Até a próxima!

 

Copyright: Andrey_Popov