Um ambiente de trabalho tranquilo, benéfico e equilibrado é fundamental para o bom funcionamento de qualquer empresa ou organização. Isso se deve ao fato de que é nele que os profissionais e colaboradores passam a maior parte do tempo e, consequentemente, são esses ambientes que estão por trás de todo e qualquer bom resultado corporativo.

São, normalmente, 8 horas diárias, convivendo e lidando com líderes e colegas de trabalho com diferentes perfis e personalidades, além de pressões, desafios, regras, conflitos e uma busca constante por resultados.

Todos esses aspectos podem impactar de forma positiva ou negativa a vida dos profissionais, dependendo da qualidade do local de trabalho. É nisso que reside a importância cada vez maior de estimular uma atmosfera corporativa de integração, motivação e colaboração mútua.

Funcionários que vivenciam diariamente um clima pesado e conflitos organizacionais constantes tendem a desmotivar-se com mais frequência, podendo desenvolver doenças e comportamentos nocivos à saúde, como a irritabilidade, o nervosismo, o cansaço mental, a queda de rendimento e, principalmente, a depressão no trabalho, considerada nos dias de hoje como o “mal do século”.

De que maneiras um ambiente de trabalho ruim pode levar à depressão?

Confira algumas das características mais comuns dos ambientes negativos de trabalho que podem levar uma pessoa a determinados transtornos da mente.

1. Chefes ditadores

Ambientes de trabalho nocivos caracterizados pela presença de chefes ditadores são marcados por imposições, o famoso “eu mando, e você obedece”, além de falta de respeito entre os superiores e seus subordinados, e vice versa. Falta de diálogo profissional e insubordinação de alguns colaboradores perante as ordens do chefe também são fatores que podem gerar esses conflitos.

Ambientes com essas características opressoras podem causar desgastes físicos e emocionais, depressão, demissões e até problemas na justiça, causados pelo comportamento abusivo dos superiores.

2. Pressão surreal por resultados

Outro tipo de ambiente maléfico para profissionais e colaboradores são aqueles marcados principalmente pela pressão por resultados a qualquer custo, presentes comumente em ambientes comerciais, por exemplo.

A pressão é tão desgastante que não há espaço para ouvir o colaborador na essência, compreendendo as suas dificuldades e limitações, os seus pontos positivos e os meios e estratégias que cada um utiliza para alcançar o resultado almejado.

Nesse tipo de ambiente, o que importa é o resultado final, não interessando o que será feito durante o processo. O problema é que, muitas vezes, as metas definidas estão muito além da realidade e das capacidades da equipe. Isso gera rivalidades e competitividades extremas e prejudiciais, disputas pessoais e o estresse desencadeado por um meio hostil.

3. Conflitos interpessoais e injustiças

Outra característica presente em ambientes de trabalho negativos é a presença de conflitos interpessoais entre colegas e superiores. Essas divergências são causadas, muitas vezes, por diferenças de opiniões, pensamentos e ideias, que provocam conflitos de interesses e, principalmente, de egos.

Além disso, pode haver injustiças, como um líder que dá mais atenção e privilégios a um colaborador do que aos demais. Quando esse tipo de comportamento é percebido, cria-se um clima de inimizade, que pode gerar conflitos com frequência. É por isso que o líder deve sempre dar o exemplo de todas as virtudes que espera ver nos seus liderados.

4. Fofocas e assédio

Esse é um dos principais tipos de ambiente de trabalho negativo, pois é marcado pela presença de conversinhas, as famosas “panelinhas” entre colegas e exclusão de outros. Estes ambientes podem gerar diversos comportamentos prejudiciais, como angústia, depressão, tristeza, isolamento e, até mesmo questões jurídicas causados por bullying, injúrias e difamação de colegas contra outros.

Além da fofoca, alguns ambientes de trabalho são tão tóxicos que registram casos de assédio moral, assédio sexual, chantagens, ameaças, subornos, entre outros meios antiéticos e até criminosos de agir.

5. Remuneração inadequada e baixas perspectivas

Além do clima da empresa, também é fato que um salário baixo pode gerar descontentamento. Se o esforço do colaborador não for remunerado de forma suficiente para garantir o seu sustento e da sua família, ele pode sentir-se frustrado e até mesmo ter que encontrar outro emprego para completar a renda, gerando um cansaço extremo, física e psicologicamente.

O mesmo vale para as baixas perspectivas. Se um profissional começa ganhando pouco, mas entende que há oportunidades de crescimento naquele ambiente, ele até age com paciência, esperando promoções. Contudo, se não há essa esperança, ele pode ficar desmotivado.

6. Excesso de trabalho e problemas de infraestrutura

A depressão e diversos outros transtornos da mente podem ser desencadeados por um estresse crônico na rotina do indivíduo. Por isso, se ele precisa dar conta de muitas tarefas, pode ficar sobrecarregado e desenvolver a síndrome de burnout, um esgotamento associado ao trabalho.

O quadro fica ainda mais grave se a empresa obriga o profissional a fazer muitas horas extras e se não oferece a ele a estrutura adequada para fazer um bom trabalho: ambientes limpos e iluminados, móveis confortáveis, ferramentas adequadas, conexão com internet, materiais de escritório de qualidade, programas de computação atualizados, e por aí vai.

Todos esses tipos de ambientes negativos podem prejudicar não só o aspecto físico, como também desencadear sequelas emocionais, como estresse, depressão, ansiedade, além de prejudicar a empresa como um todo. Isso ocorre porque essas consequências podem gerar perda de foco, queda de produtividade, desmotivação, entre outros fatores.

Nesse sentido, é importante que toda e qualquer organização esteja atenta a esses aspectos e promova constantemente ambientes de trabalho cada vez mais positivos e livres de conflitos, estimulando o potencial de cada colaborador e incentivando o trabalho em equipe. Que a sua empresa e/ou os locais de trabalho por onde você passar sejam ambientes mais organizados, harmônicos e felizes!

E você, querida pessoa, já trabalhou em algum ambiente de trabalho negativo? Como foi essa experiência? Deixe o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!