No dia a dia de uma empresa sabemos que os desafios são muitos, por isso mesmo além de focar na conquista das metas e em destacar os pontos fortes do negócio, é essencial também investir tempo na identificação e resolução de problemas. Esta é a melhor estratégia para que a organização possa identificar suas lacunas, vencer seus gaps, potencializar ainda mais seu sucesso e manter a sintonia.
Neste sentido, o problema da falta de comunicação assertiva na empresa se destaca como um dos principais causadores de erros, retrabalhos, conflitos entre chefes e liderados, colegas de trabalho e também o que faz com que os profissionais percam seu tempo e sejam menos produtivos, quando de forma recorrente precisam corrigir falhas desta natureza. Em decorrência desta ineficiência, as orientações sobre as demandas chegam sempre incompletas, a equipe não consegue trabalhar bem conjuntamente, boatos e fofocas são propagadas e cria-se um ambiente de trabalho bastante nocivo.
Portanto, o melhor caminho é investir na identificação dos problemas e, por conseguinte, na resolução de problemas da empresa, para que assim nem os seus funcionários e nem o trabalho sejam prejudicados, como também os bons resultados da organização não fiquem ameaçados. Para isso, tenho algumas dicas poderosas, confira!
Invista na Resolução de Problemas e Aumente a Sintonia em Sua empresa
Nada de tapar o sol com a peneira e fingir que os problemas não existem. Saiba que ignorá-los só fará com que ganhem força e aumente cada dia mais. Para evitar que isso aconteça é importante gerenciar de perto os problemas e, antes mesmo que surjam identificar possíveis fontes de insatisfação na equipe, falhas nos processos ou mesmo na cultura organizacional e nas regras estabelecidas.
Para conquistar uma sintonia fina; que permita aos seus profissionais estarem sempre motivados, otimistas, produtivos e engajados; o papel do líder é decisivo, afinal, ele tem a missão de conduzir a equipe, inspirá-la e fazer com que dê o seu melhor para a conquista de grandes resultados. Este trabalho começa por meio de uma comunicação assertiva, no modo como o gestor se relaciona com seus liderados, transmite as instruções, delega as tarefas, reconhece os sucessos, corrige os erros e dá os feedbacks.
Quanto mais alinhada, clara e congruente a comunicação na empresa estiver, mais claro também fica para o colaborador entender onde ele está; o que deve ou não fazer, como deve pensar, agir e se portar naquele ambiente e guiar os profissionais de forma mais efetiva e eficiente na construção dos resultados. Portanto, prepare bem seus líderes, construa uma cultura de integração, de colaboração, onde os processos e as pessoas caminham juntos e surtem resultados cada vez maiores.
Pense nisso e invista na identificação e resolução de problemas. Não sabe como? Conheça as Soluções Corporativas do IBC e leve desenvolvimento acelerado para sua empresa.