As chamadas “conversas paralelas” ou “conversas fora de hora”, apesar de muito comuns no ambiente de trabalho, podem prejudicar ou mesmo influenciar negativamente a busca por resultados de qualquer organização. Isso acontece porque elas não só tiram a atenção dos colaboradores como também afetam a qualidade, a produtividade e o prazo de entrega das tarefas e atividades corporativas.

E não é só isso: ela não só prejudica a empresa como também os profissionais envolvidos. Isso ocorre porque as conversas paralelas no ambiente de trabalho podem gerar transtornos, advertências e até mesmo a demissão por justa causa. Sem contar que esse comportamento pode manchar a imagem profissional do colaborador perante os seus superiores.

Neste artigo, você vai compreender o que é possível fazer para diminuir as conversas paralelas dentro das organizações e tornar os ambientes de trabalho mais objetivos e produtivos. Para descobrir, é só continuar a leitura a seguir!

Conversas paralelas: uma questão de bom senso

É importante lembrar que a comunicação é fundamental no meio profissional, pois, é por meio dela que surgem novas ideias, projetos criativos e inovadores e o trabalho em equipe.  Ter amizades, dialogar, trocar informações e conversar a respeito de itens relacionados ao trabalho é essencial para o sucesso de qualquer equipe. O que não pode acontecer é deixar que as conversas fora de hora atrapalhem o andamento dos trabalhos e a produtividade de cada colaborador.

Assuntos fora do contexto profissional devem ser tratados com cautela. De preferência, eles devem ser abordados nos horários de intervalo e refeições ou fora do expediente. Nesses casos, o bom senso é fundamental.

Há situações, por exemplo, em que o famoso “matraca” não percebe que está passando dos limites e não só prejudicando a si mesmo como também os seus colegas. Nesses casos, é função do gestor e da área de recursos humanos alertá-lo sobre esse comportamento sabotador, explicando, de forma amigável, os prejuízos que essas atitudes podem acarretar.

Um problema presencial e digital

Além disso, as conversas paralelas no trabalho não se restringem ao vínculo face a face. Pelo contrário, elas também podem estar presentes na utilização de redes sociais, e-mails pessoais, telefones e chats corporativos durante o horário de expediente.

Existem empresas que já estabelecem regras e normas sobre conversinhas fora de hora durante a contratação do profissional. Isso significa que, ao ser contratado, o colaborador já fica ciente do que pode e não pode fazer durante o seu horário de trabalho. Em alguns casos, as próprias empresas adotam sistemas que fiscalizam o uso de computadores, a fim de verificar se a jornada de trabalho está sendo cumprida de forma efetiva ou se os funcionários estão perdendo o foco com atividades externas.

Por isso, é bom ficar atento e fazer uma boa análise, enquanto profissional, para avaliar se você tem aproveitado o tempo de trabalho para se dedicar aos projetos corporativos ou se tem gastado muito tempo com coisas pessoais que não agregarão nada na carreira ou na função exercida.

Dicas para diminuir as conversas paralelas no ambiente de trabalho

Confira dicas que podem ajudar a diminuir ou mesmo eliminar o número de conversas paralelas dentro do ambiente de trabalho.

– Para os líderes

  • Estabeleça normas de bom convívio dentro da empresa;
  • Defina horários para trocas de ideias, como na criação de um novo projeto ou reuniões periódicas, por exemplo;
  • Tenha uma comunicação aberta e transparente com os seus funcionários e defina prioridades e regras que devem ser seguidas;
  • Estabeleça um ambiente de trabalho amigável, propício ao trabalho em equipe, mas deixe bem claros os limites de cada profissional;
  • Defina horários e normas para a utilização de espaços de convívio, como a copa e as salas de descompressão;
  • Faça trabalhos de conscientização, como reuniões e palestras, para alertar os colaboradores acerca da necessidade de saber o horário de trabalhar e o horário de ter conversas amenas. Divulgue e reforce as normas da empresa de tempos em tempos, explicando que falar sobre a vida pessoal das pessoas no trabalho pode provocar graves problemas de convívio (fofocas de corredor);
  • Se precisar, alerte um colaborador com educação, respeito e de forma construtiva;
  • Evite chamar a atenção de um funcionário em público. Chame-o em particular e realize o seu feedback;
  • Deixe bem esclarecidas as regras corporativas quanto ao uso das ferramentas de trabalho e celulares pessoais.

– Para os colaboradores

  • Se policie regularmente e verifique se o que você tem a dizer deve ser dito imediatamente ou pode ser deixado para depois do expediente;
  • Evite os famosos “tagarelas”. Lembre-se do velho ditado: “Tudo o que é demais faz mal”;
  • Tome cuidado para não se envolver em conversinhas exageradas e prejudicar a sua atuação profissional;
  • Deixe os assuntos pessoais para os horários de intervalo ou de almoço/lanche;
  • Evite mexer no celular e nas redes sociais durante o expediente. Você pode até não perceber, mas navegar por esses sites e aplicativos consome um tempo precioso que poderia ser gasto realizando atividades ou projetos profissionais. Aliás, saiba que eles foram projetados para que você perca a noção do tempo e não saia mais deles;
  • Avalie o quanto as conversas paralelas têm auxiliado ou prejudicado o seu trabalho;
  • Seja sincero com um colega tagarela e convide-o a focar nos trabalhos. Se desejar, coloque um fundo musical tranquilo nos fones de ouvidos para não cair na tentação de conversar.

Como você pode perceber, as conversas paralelas podem ser muito prejudiciais às empresas em geral e às carreiras dos trabalhadores individualmente. Por isso, é importante definir meios para evitá-las nos ambientes de trabalho, conforme citamos nas dicas acima. O trabalho não precisa ser um lugar chato e autoritário, pois precisamos de um convívio mais leve e de conversas amenas. Tudo é uma questão de bom senso para identificar a hora e o lugar de ter essas interações menos formais.

E você, querida pessoa, já passou por alguma situação embaraçosa devido a conversas paralelas? Como foi a sua experiência? Qual é a sua opinião sobre o tema? Contribua deixando o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!