A chamada Teoria U nada mais é do que um conjunto de métodos, ferramentas e práticas com o intuito de aprimorar resultados e propor melhorias dentro de empresas, organizações ou qualquer sistema social. Desenvolvida pelo professor economista Otto Scharmer, surgiu a partir da dificuldade de promover mudanças ligadas a diferentes fatores como falta de habilidades, falta de recursos, falta de planejamento, pessoas incapacitadas, por exemplo.
Neste sentido, a teoria U veio para ajudar gestores e empresários a encararem seus problemas e dificuldades cotidianas através de comportamentos, pensamentos e atitudes que efetivamente gerem mudança e transformação tanto pessoal quanto profissional. Trata-se de uma forma de planejar, traçar e executar processos de mudança de forma conjunta a partir de três fases: sentir, presenciar e realizar.
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Etapas da Teoria U
Confira cada uma das três etapas que a teoria U apresenta e como funciona cada uma delas:
Sentir –
Trata-se da atitude de perceber, reconhecer e identificar a realidade vivida de forma intensa, genuína e pessoal.
Presenciar –
Refere-se à habilidade de propor soluções e resultados diferentes além do que se está acostumado.
Realizar –
Consiste na capacidade de realizar as mudanças propostas, ou seja, colocar as ideias em prática.
Sendo assim, para que cada uma dessas etapas aconteça é necessário avaliar o que aconteceu, como aconteceu e o interesse mútuo de realizar cada uma das mudanças propostas.
Esta teoria é representada pela letra U que relaciona a descida como a compreensão da situação e realidade atual onde os indivíduos estão inseridos, a base representa o ambiente para a reflexão individual e conjunta e a curva representa a implementação das mudanças onde às ideias e soluções são executadas.
Teoria U e Benefícios à Liderança
A teoria U pode ser um excelente aliado para apoiar e ajudar líderes, gestores, empreendedores e administradores a maximizarem e ampliarem a capacidade de desenvolver seus liderados e, juntos, lidarem com os desafios e conflitos, aumentando, assim, seus resultados e a produtividade organizacional.
Sendo assim, é necessário que os gestores eliminem seus pré-conceitos, julgamentos, crenças, ideias e opiniões pré-estabelecidas e busquem soluções e conhecimentos que ainda não possuem para as respostas que procuram.
Isso quer dizer que, se uma determinada empresa enfrenta uma dificuldade, por exemplo, é necessário que os líderes parem de focar apenas na “raiz visível” do problema e passem a refletir em opções que ainda desconhecem e, ainda, observar e ouvir seus subordinados, suas opiniões e propostas de melhoria. Trata-se de uma forma inovadora de “pensar fora da caixa”, de deixar de seguir os padrões acostumados para fazer diferente.
Você já conhecia o que é a teoria U? Deixe o seu comentário e contribua com o conhecimento!