Profissionais trabalhando, sorrindo, num ambiente de trabalho organizado pelo Programa 5S

Pressmaster/Shutterstock O 5S ajuda a melhorar a qualidade do ambiente de trabalho e a deixá-lo mais organizado

Seja para organizar o ambiente de trabalho ou de casa, o Programa 5S é sempre um dos métodos mais utilizados para ajustar as coisas e colocá-las em seu devido lugar. Em se tratando da empresa, ajuda a harmonizar os espaços, tirando aquilo que não serve mais e deixando apenas o que realmente é útil.

Embora não tenha uma origem bem definida, sabemos que o programa é oriundo da cultura oriental. Os cinco elementos são respectivamente: “Seiri (classificar), Seiton (organizar), Seisô (limpar), Seiketsu (padronizar) e Shitsuke (manter)”. Só pela tradução já dá para entender que o 5S realmente vem para deixar tudo mais organizado e para ajudar a manter os ambientes sempre assim.

Na Prática – Aplicação do Programa 5S  Para Melhorar a Gestão

Além da organização humana e processual, uma empresa também precisa organizar sua estrutura para oferecer um local de trabalho adequado e salubre para todos os seus profissionais. Um ambiente desorganizado traz uma visual que desanima os profissionais, pois entulhar materiais desnecessários, que impendem à passagem das pessoas ou mesmo que deixa sua mesa menor, não é nada animador.

Quanto mais limpo, usável e organizado: melhor é o clima organizacional da organização no que tange sua infraestrutura de trabalho. Para isso, vamos conhecer melhor o Programa 5S e saber como cada “s” pode melhorar o ambiente e a gestão:

Seiri (Classificar)

Classificar representa juntar tudo e definir o que fica; o que é usado e o que não tem mais nenhuma utilidade e que pode ser descartado, doado ou reciclado. No ambiente do escritório, por exemplo, para começar a implantar o 5S, é importante classificar papéis e objetos e tirar tudo aquilo que é excessivo.

Seiton (Organizar)

Organizar é colocar as coisas em seu devido lugar, ou seja, colocar aquelas canecas sujas para lavar e guardá-las em local adequado. Pegar os papéis espalhados e juntar tudo numa pasta ou arquivo eletrônico, mudar a disposição das mesas de trabalho para otimizar o espaço. Ações que fazem a diferença!

Seisô (Limpar)

Nem precisa dizer que num ambiente limpo, organizado e cheirosinho são realmente imprescindíveis para melhorar a qualidade do ambiente de trabalho, afinal, ninguém gosta de frequentar um banheiro, sala de reuniões ou trabalho ou copa: sempre sujos e trabalhar num locam insalubre.

Seiketsu (Padronizar) –

O padrão é uma forma de garantir a qualidade das ações e uma forma de organizar as coisas para que tanto na presença ou ausência dos profissionais, por exemplo, as diretrizes de organização sejam sempre seguidas por todos. Ou seja, são normas que ajudam na manutenção do ambiente e ajudam a que tudo fique sempre bem organizado.

Shitsuke (Manter) –

Definir o padrão traz a necessidade de manutenção do ambiente da empresa que foi organizado é o último passo para implementação do programa 5S. Para isso, todos os líderes e colaboradores devem estar comprometidos com esta finalidade e fazer sua parte para manter o ambiente sempre organizado e bom para todos.

Viu como o 5S é um programa realmente poderoso. De forma simples e prática ele pode ser aplicado nas empresas para organizar seus espaços e melhorar o clima organizacional, bem como em sua casa, para excluir de vez a bagunça de sua vida. Aproveite estas dicas e experimente aplicá-lo em sua empresa e também em seu lar.