Destrinchando o dicionário corporativo, hoje vamos entender o significado de organização formal e informal e conhecer como esses dois formatos se dão no dia a dia das empresas. Os dois conceitos advêm da Teoria das Relações Humanas, estudo conduzido por Dickson e Roethlisberger e que trouxe muitas informações relevantes sobre como as pessoas se organizam dentro da empresa.
Siga a leitura para compreender os dois conceitos, seus características, entre outros detalhes importantes.
Contents
Entenda a Organização Formal e Informal
A organização formal consiste em todo o sistema criado pela empresa para se organizar, tais como: processos, normas, padrões de qualidade, níveis hierárquicos, cargos e atribuições de cada membro da instituição. Podemos dizer que são as normas que regem todo o negócio e que devem ser respeitadas e seguidas por todos de maneira geral.
Já a organização informal tange os relacionamentos interpessoais criados entre seus colaboradores, ou seja, entre os profissionais que trabalham naquele ambiente. Podemos dizer que é essa soma entre o formal e o informal que usa processos e pessoas e cria a empresa como ela é. O grupo define o status!
Por meio da organização formal conhecemos sua cultura organizacional, sua missão, visão e valores, como também os objetivos que a empresa definiu em curto, médio e longo prazo. Essas características dão a cara ao negócio e fazem com que as pessoas sintam ou não congruência em seu trabalho.
No modelo informal, as relações são constituídas com base nos valores, hábitos, diretrizes sociais e cultura comum do grupo. Portanto, as pessoas se associam por uma necessidade de pertencimento e, também, de proteção. O sentimento de “juntos somos mais fortes” está bem presente nesse contexto.
Atributos da Organização Formal
- A cultura organizacional direciona as ações do grupo;
- Os comportamentos são padronizados e regidos pelas normas da empresa;
- Os colaboradores devem respeitar a hierarquia e obedecer às diretrizes para execução do seu trabalho;
- Os cargos e funções são definidos pela empresa;
- Missão, visão e valores mostram o que é a empresa é, quais preceitos defende e onde quer chegar;
- Mesmo quando não têm empatia pelos colegas, os colaboradores precisam aprender a coexistir em um mesmo ambiente e a trabalhar em equipe.
Atributos da Organização Informal
- As relações interpessoais se dão de forma espontânea, ou seja, os próprios colaboradores as constroem;
- O grupo define seus padrões de comportamentos e as atitudes consideradas positivas e negativas;
- Os colaboradores se relacionam não apenas com sua equipe, mas com os demais profissionais de outros setores da empresa;
- Nessa organização, cada funcionário busca um status em que seja reconhecido e respeitado por seu grupo, tornando-se pertencente a ele.
Do mesmo modo que os profissionais podem sentir simpatia e empatia por colegas de outros departamentos, também podem desenvolver antipatia e dificuldades em seu relacionamento interpessoal.
Como podemos perceber, organização formal e informal são dois modelos que ajudam as empresas a organizarem seus processos e a gestão de pessoas. No conceito informal, vemos a participação direta dos colaboradores, pois, nesse contexto, realmente são eles que definem suas normas de conduta como forma de validar sua integração no grupo. Dessa maneira, às vezes, esses relacionamentos podem acontecer de forma empática ou não.
Comparação entre Organização Formal e Informal
As organizações formais são orientadas para alcançar objetivos específicos. Já as informais estão relacionadas com as necessidades psicológicas humanas. Isso fica ainda mais claro se observarmos certos aspectos;
Depois de conhecer os conceitos de organização formal e informal, vamos comparar as duas em relação a alguns tópicos importantes, que são: autoridade, estrutura, influência, membros, comunicação e propósito. Assim, ficará mais fácil fixar o conhecimento e entender, de fato, as diferenças entre elas.
Autoridade
Formal: em uma organização formal é fácil identificar quem são as autoridades. Elas costumam ser classificadas através de uma hierarquia, com chefes, supervisores, diretores e assim por diante.
Informal: já na organização informal, por mais que existam pessoas que demonstrem ter mais habilidades de liderança, não há uma autoridade oficial. Os indivíduos se organizam de forma natural, sem que um demonstre ter mais poder do que o outro.
Estrutura
Formal: a estrutura é mais um aspecto claro a ser identificado em organizações formais. Tudo é muito bem definido para que os objetivos pretendidos possam ser alcançados. É por isso que as empresas contam com processos.
Informal: não há estrutura porque os objetivos são temporários ou meramente sociais. Um grupo de estudos, por exemplo, não precisa de uma estrutura para acontecer, apenas de estudantes de uma mesma área dispostos a compartilhar conhecimento.
Influência
Formal: dentro de uma organização formal fica claro que aqueles que possuem um papel de autoridade têm mais influência do que os demais. Um funcionário que é subordinado claramente não influencia da mesma forma que o diretor da empresa.
Informal: quando a organização é informal, a influência acontece de maneira natural. Nas decisões do grupo, por exemplo, todos têm voz igualmente. Lembrando que existem pessoas que são naturalmente influenciadoras, mas isso não tem qualquer relação com sua função dentro do contexto e sim de uma característica que já se possui.
Membros
Formal: os membros se comportam de acordo com regras. Inclusive, grande parte das empresas possuem a descrição dos cargos. Sendo assim, os profissionais contratados para determinada função devem realizar as atividades apresentadas nesse documento.
Informal: no contexto informal os relacionamentos são pessoais e não há relação com a função que cada um realiza. O comportamento de todos é determinado naturalmente, sem qualquer tipo de regra explícita.
Comunicação
Formal: dentro de empresas geralmente há um fluxo que a comunicação deve seguir. O diretor passa as informações aos gerentes que, por sua vez, as fazem chegar até seus subordinados.
Informal: já no contexto informal a comunicação ocorre sem critérios. Todos se comunicam livremente sem depender de nenhum tipo de hierarquia.
Propósito
Formal: organizações formais existem por um propósito específico, que costuma ser apresentado na forma de missão, visão e valores. Mesmo que alguns colaboradores saiam da empresa, ela continua existindo e buscando seus objetivos.
Informal: por serem espontâneas, as organizações informais não costumam ter propósitos bem definidos. As pessoas se relacionam por alguma afinidade, pela convivência e não possuem metas muito claras.
Exemplos de Organização Formal e Informal
Empresas e governos são exemplos de organizações formais, pois possuem estrutura, há o cargo mais alto e outros inferiores até chegar ao colaborador ou ao cidadão comum. Já os clubes de lazer ou redes sociais são exemplos de organizações informais, todos os membros possuem igual poder e importância.
Uma empresa é uma organização formal, mas se os seus colaboradores combinam de praticar algum esporte juntos ou de fazer um clube do livro, estão naturalmente criando uma organização informal. Nesse segundo contexto, mesmo que haja alguém que tome a frente para definir os detalhes, não há hierarquia e alguém com mais poder de decisão que os demais.
Um tema interessante a considerar são os trabalhos voluntários, que podem acontecer tanto no contexto de organização formal quanto informal. Pessoas que se juntam por alguma causa, sem muitos critérios, estão realizando algo informal. Enquanto as ONGs que possuem uma estrutura, muitas vezes com hierarquia, se tornam organizações formais.
Benefícios da Organização Formal e Informal
As organizações formais são importantes para alcançar objetivos específicos. Por exemplo, uma empresa que deseja faturar um valor X por mês, crescer Y% ao ano, conquistar Z novos clientes e assim por diante. Para isso, é fundamental ter tudo muito bem definido, incluindo os papéis de cada membro.
Já as organizações informais não possuem uma estrutura rígida, mas cumprem seu papel de suprir as necessidades de socialização, entre outras. Por isso, podemos dizer que são mais orientadas para as pessoas do que para os resultados.
Um exemplo disso são torneios esportivos promovidos por uma empresa que permite que os funcionários interajam socialmente longe das hierarquias formais. Isso faz com que todos se relacionem com maior entrosamento e se sintam mais motivados a trabalharem em prol dos objetivos do negócio.
A união de organização formal e informal é o que faz com que uma companhia possua a estrutura necessária para seguir seu propósito e funcionários engajados e motivados para contribuir com isso. Quanto melhor for o relacionamento das pessoas no âmbito informal, melhores serão os resultados dentro do contexto formal.
As organizações formais e informais atendem às necessidades humanas e possibilitam o alcance de metas que vão desde as financeiras, até baseadas em outros valores. Esses dois modelos permitem que as pessoas construam comunidades e atinjam objetivos que não conseguiriam se estivessem sozinhas.
E na sua empresa, como tudo isso funciona? Há uma boa definição da estrutura formal e incentivo para o relacionamento informal entre os colaboradores? Deixe se comentário abaixo e compartilhe este conteúdo em suas redes sociais para passar a informação adiante!
Imagem: Por fizkes