Quero falar com você sobre a importância do nome em uma história, e o poder do significado dele na vida do ser humano. A terminologia da palavra “nome” usado para definir algo ou alguém, vem do latim, Nomen, e do grego, Onyma ou Onoma. O nome é um reconhecimento, algo que designa a ordem e o gênero das coisas, uma identificação.
Desde os tempos antigos, A.C, os nomes tinham relação com o local e o momento do nascimento da criança, em muitos casos, tinha relação com o futuro, como no caso dos nomes proféticos. Com todo esse cuidado na escolha do nome, ele representava o próprio indivíduo; sua personalidade; seu caráter; o valor que iria carregar; algo digno de honra.
Contents
A Importância e Influência do Nome
Caminhando por essa linha do tempo e conhecendo a importância de assumir o nome que temos e, ressignificá-los caso ele não soe como algo positivo para nós. Eu vou te levar a uma profunda reflexão partindo do seu nome e caminhar no encontro da descoberta maravilhosa de quem você é; como você se vê e o melhor; como você pode passar para o próximo nível por meio do autofeedback.
Tenho a mais absoluta certeza de que, se você se comprometer com essa leitura vai descobrir coisas maravilhosas sobre si e começará a se olhar de outra maneira. O valor de se conectar, prestigiar e apreciar o nome que lhe foi dado é algo poderoso, um meio para iniciar uma vida com pertencimento, reconhecimento e afinidade com a sua história de vida.
Muito mais além do significado terminológico, o principal motivo para acreditar no poder que o nome tem sobre a história de vida do ser humano, é o sentido que se dá a ele e, a forma como reconhece as memórias mais profundas, aquilo que você carrega de mais precioso ou doloroso. Dos momentos que considera importante na sua vida.
Assim como é possível criar e transformar uma realidade através do pensamento, ações e afirmações positivas sobre si é aplicável quando falamos dos nomes. O nome de uma pessoa traz uma história, traz páginas escritas e também valores e crenças e, isso pode ser transformado e ressignificando da mesma forma como é possível alterar a nossa realidade através do pensamento. O nome é uma identidade e não um rótulo, por isso é importante se conectar com ele.
Acredito que você já tenha ouvido falar diversas vezes que as palavras têm poder, que elas geram autoridade sobre o que falamos, transmitem o que pensamos e acreditamos sobre as coisas que nos rodeiam. O nosso diálogo com o mundo é apresentado por palavras, sendo assim, o poder do nome, a maneira como você se apresenta, como declama seu nome, a forma como ele ecoa para o mundo é o que você transmite e acredita sobre si.
E o seu nome?
Já pensou que a maneira como fala seu nome, como se apresenta, é algo poderoso, e que pode ser um início para te levar a um encontro maior consigo mesmo, descobrindo seu poder infinito? Já parou para refletir como está seu diálogo com você mesmo? Em algum momento já pronunciou seu nome em alta voz? Já sentiu a sonoridade do seu nome? Quais as sílabas que compõem o seu nome? Como gosta de ser chamado? Se você gosta ou não do seu nome, sabe dizer o motivo? E sabendo o motivo, o que pode ressignificar na sua vida?
São perguntas poderosas que geram reflexão e uma possibilidade de romper os sentimentos limitados e negativos que de alguma maneira te impede de avançar e alcançar o melhor que há em você. Honrar e respeitar o nome que possui leva ao vínculo consigo mesmo, dando a chance de estabelecer relação com sua história.
Se você dá um sentido especial ao jeito como é chamado é um passo para o autoconhecimento, uma vertente que permite ir ao encontro com a sua história de vida e suas memórias. Você sabe a história do seu nome? Quem escolheu seu nome? Porque deram esse nome para você? Qual a origem do seu nome?
Assim como os membros compõem toda estrutura física, que chamamos de corpo, nós temos outros elementos que nos forma; o pensamento, as crenças, os valores que carregamos; a alma, o espírito, o que acreditamos sobre nós, o intelecto e o nome que nos foi dado. O nome que temos constitui e estabelece a uma identidade, um reconhecimento a quem somos.
Talvez você tenha recebido uma nomenclatura por tradição familiar, nomes que vão passando de uma pessoa para outra, atravessando gerações, como uma forma de união e admiração. Esses casos carregam uma ligação emocional, o poder da própria história, mas também, o valor familiar do nome que recebeu.
Como Descobrir o Significado do Seu Nome?
Uma pesquisa simples por meio de um banco de dados de nomes pela internet resultará em vários significados juntamente com as origens de seu nome. Há uma série de sites que podem ajudá-lo com sua pesquisa. No entanto, você pode querer começar sua pesquisa perguntando a seus pais por que eles escolheram o nome que eles fizeram. Eles podem ter associado seu nome a alguém famoso, um personagem de televisão ou um parente próximo, avós, avôs, ou um parente distante que você vai querer pesquisar.
8 Dicas Para Não Esquecer os Nomes das Pessoas
Existem várias dicas para lembrar o nome de quem você teve pouco contato, mas que seja importante lembrar. Conheça algumas delas:
Se comprometa: Você está iniciando um novo trabalho onde tem que decorar os nomes dos colegas. E agora? O que fazer para não esquecer nenhum deles? Estabeleça metas para quantas pessoas você conhecerá todos os dias para aprender seus nomes. Quando alguém lhe disser o nome, ouça com atenção e repita o nome deles.
Pratique: Não há problema em perguntar pelo nome errado. A pessoa irá te corrigir se estiver dito o nome errado, mas se disser o nome corretamente, será um lisonjeio para ela. O grande segredo para não esquecer nomes é praticar.
Chame-os pelo primeiro nome: Toda vez que encontrar a pessoa, chame-a pelo nome. Repita o nome várias vezes durante a conversa. Isso o ajudará a lembrar. Se caso esquecer em um próximo encontro, repita novamente o seu que a outra pessoa repetirá o dela.
Ao telefone, anote o nome em um papel: Quando estiver conversando por telefone, é comum esquecer o nome durante a conversa. Anote o nome em uma folha de papel e continue a usá-lo durante a conversa. É especialmente importante usar o nome no começo e no final de uma conversa, principalmente se for um cliente em potencial.
Personalize a conversa: Use nomes ao enviar e-mails ou falar por whatsapp, por exemplo. Isso cria proximidade, aproxima pessoas, quebra barreira com clientes e te ajuda a não esquecer seus nomes.
Peça para pronunciar nomes difíceis: Mesmo que você conheça alguém há muito tempo, não tenha receio em perguntar como pronuncia seu nome corretamente. Isso é importante para mostrar que o nome dele é importante para você. Se você tiver dificuldade em entender o nome dele, peça-lhes que o soletram, pois isso também pode ajudá-lo a lembrar.
Evite apelidos: Use o nome que a pessoa lhe deu. Não a chame por um apelido, a menos que ela tenha concordado com isso.
Faça analogias com o nome: Antes de ir a uma reunião ou encontro, analise com quem você vai se encontrar, incluindo seus nomes, como eles se parecem e algo pessoal. Isso ajudará você a se lembrar com mais facilidade de seus nomes.
Os nomes e sobrenomes carregam energia, e é o primeiro contato e noção de pertencimento que uma pessoa tem. Quando se pergunta: Quem é você? A primeira coisa que vem à mente como resposta é falar seu nome e em seguida as outras características. Viu como os nomes de maneira geral têm uma influência muito forte sobre nós? Interessante não é mesmo? Aproveite e compartilhe o texto e espalhe coisas interessantes por aí.
Copyright; MichaelJayBerlin/Shutterstock