Empresário em meio à planilhas e cálculos fazendo a gestão de orçamento empresarial do seu negócio

Nipastock/Shutterstock Uma boa gestão do orçamento é essencial ao crescimento do negócio!

Quando falamos em gestão do orçamento empresarial, estamos falando de um dos elementos mais importantes de uma empresa: a administração do seu dinheiro. Por isso, quando o empresário não compreende bem isso ou não domina os conhecimentos para tal, acaba correndo um sério risco de meter os pés pelas mãos e prejudicar o sucesso do seu negócio em todas as esferas.

Na prática, a gestão do orçamento compreende o gerenciamento dos recursos financeiros da organização, de modo a não deixar que ultrapassem limites e faça com que ela acabe tendo mais despesas, custos e gastos do que aqueles com as quais consegue arcar. Sem isso, o negócio pode entrar no vermelho ou mesmo vir a falir, como muito acontece com empresas que não faz esta gestão de forma eficiente.

Se, por exemplo, você precisa investir na compra de determinados insumos ou colocar capital num projeto importante, é a boa administração orçamentária que vai permitir adaptar estes investimentos às suas possibilidades financeiras reais, e o que é melhor – sem extrapolar e causar ônus. Esta visão é essencial a que o empresário compreenda quais são os seus limites reais e a que consiga gerir seu caixa assertivamente, ou seja, de forma inteligente e congruente com os resultados que deseja alcançar.

Além disso, desenvolver este conhecimento é importante para evitar que os erros de cálculos tragam problemas financeiros à sua empresa no futuro. Portanto, quanto mais cedo você aprender como fazer uma gestão de orçamento empresarial eficiente, melhores e mais positivos serão seus efeitos.

4 Passos para Fazer a Gestão de Orçamento Empresarial

Pensando em ajudar você a organizar melhor as finanças de sua empresa, eu trouxe quatro passos poderosos para que aprenda como otimizar sua gestão e os seus resultados. Continue lendo e confira:

Separe as coisas

Um dos maiores erros dos empreendedores é misturar o orçamento da empresa com o seu orçamento pessoal. Com isso, acabam fazendo uma confusão, misturando as finanças e comprometendo o bom andamento de ambos.

Para fazer uma boa gestão dos recursos monetários da empresa, o primeiro passo é separar as coisas, ou seja, definir qual é o dinheiro da pessoa jurídica e qual é o da pessoa física. Isso é importante para não comprometer as finanças da organização e acabar usando este dinheiro para arcar com compromissos e despesas pessoais, e o seu negócio sem nenhum respaldo.

Administre Bem o Dinheiro

Isso quer dizer que você precisa compreender como gerenciar suas finanças e como administrar bem o dinheiro da sua organização. Para isso, o primeiro passo é reunir e analisar todas as contas da sua empresa para avaliar o que está dentro e fora do seu orçamento. Esta ação vai te ajudar a entender o que está impactando positiva e negativamente nos seus resultados mensais e a que possa tomar atitudes assertivas para encontrar seu equilíbrio.

 Use Ferramentas de Gestão Orçamentária

Uma boa planilha de Excel pode ser sua melhor amiga quando o assunto é gerenciar as contas do seu empreendimento e não extrapolar seu orçamento mensal. Além disso, usar aplicativos também é uma ótima alternativa. Um bom exemplo é o MoneyWise, que ajuda a gerenciar os recursos da sua empresa de forma bastante assertiva, pois com ele é possível definir um teto de gastos, controlar seu fluxo de caixa e suas movimentações. Portanto, as ferramentas de gestão podem ser muito úteis para lhe ajudar nesta tarefa em seu dia a dia.

Desenvolva Disciplina

“Dinheiro na mão é vendaval”, assim é na música e na vida real de uma empresa. Por isso mesmo, você empresário deve ter em mente a importância de ter disciplina no que tange o gerenciamento do orçamento da sua instituição. Ou seja, não dá para você administrar mês sim, mês não, os recursos do seu negócio, usar o dinheiro da organização para pagar contas pessoais e descontrolar totalmente suas finanças.

Um bom resultado depende diretamente de sua disciplina, do seu foco em fazer a coisa certa, em atingir metas e alcançar os resultados planejados. Portanto, quanto mais assertiva for a sua gestão do orçamento, mais chances você tem de conseguir atingir a máxima eficiência financeira em seu negócio.

Vê como a gestão do orçamento não é um bicho de sete cabeças? Na realidade é uma mistura de preparação técnica, mental e comportamental, pois além de saber o que fazer e a forma certa de fazer, é importante ter você tenha um mindset, uma mentalidade que te ajude a desenvolver um padrão mental assertivo, que reforce esta ideia e se mostre em atitudes mais assertivas como gestor do dinheiro de sua empresa. Experimente!