A ferramenta chamada escuta ativa é um diferencial para tornar a comunicação do líder com a sua equipe mais eficaz e precisa.  Até mesmo entre colegas, ela pode ser extremamente útil e prevenir diversos tipos de conflito. O segredo do sucesso de um grupo de profissionais está no quanto os indivíduos se ouvem, se respeitam mutuamente e no quanto conseguem se comunicar positivamente com a figura de liderança.

Ouvir de verdade, ou na essência, as outras pessoas com atitude empática torna o líder mais próximo dos seus profissionais, mostra que ele está aberto aos feedbacks, além de estar ciente dos seus pontos de melhoria e disposto a desenvolver os seus liderados.

Se você acredita que é um gestor que ainda não usa tão bem a escuta ativa e que precisa melhorar nesse aspecto, saiba que essa é uma habilidade que pode ser desenvolvida. Veja como a seguir!

A escuta ativa e os seus impactos na liderança

Estima-se que somente 3% dos profissionais em posição de liderança utilizam a técnica de escuta ativa e, nesse grupo restrito, estão os melhores resultados das equipes. Colaboradores que sentem que não estão sendo ouvidos e nem aproveitados como deveriam, podem se sentir desmotivados a desempenhar as suas atividades.

Um líder inteligente é aquele que sabe conhecer completamente os seus liderados e lhes atribuir funções de acordo com essas características. O conhecimento acerca das pessoas, porém, só aparece quando verdadeiramente prestamos atenção nelas. Entenda, a seguir, como a escuta ativa pode ser usada para melhorar a sua liderança.

4 dicas para ser um líder melhor, por meio da escuta ativa

1. Ouça sem fazer julgamentos

O primeiro preceito da escuta ativa é ouvir o que outro tem a dizer sem julgar se a pergunta é muito simples ou complexa. Lembre-se de que o que é simples para você pode ser totalmente obscuro para a outra pessoa, e vice-versa. Quando os integrantes de uma equipe sentem que têm abertura para perguntar e se expressar com sinceridade, eles tendem a procurar o líder mais vezes. O sucesso do trabalho em equipe começa pela comunicação assertiva entre as pessoas.

Por isso, a empatia é fundamental na escuta ativa. Ela consiste em ouvir o que o outro tem a dizer — não necessariamente para respondê-lo, mas, antes de tudo, para compreender essa pessoa na totalidade. É compreendendo um indivíduo que conseguimos nos colocar no lugar dele, refletindo sobre o seu modo de sentir, pensar e agir. Contudo, se a pessoa já começa a fazer julgamentos no início da conversa, fica difícil construir esse vínculo empático.

2. Deixe a pessoa falar sem fazer interrupções

Pense em como você se sente quando está explicando algo para uma pessoa que o interrompe, não permitindo que você conclua o seu raciocínio. Muitas vezes, cometemos esse erro com os liderados que nos procuram para falar sobre um assunto, seja porque temos um ponto de vista diferente, seja porque presumimos já saber o que eles vão dizer.

Sempre que tiver o impulso de interromper, imagine que é você quem está falando e como se sentiria nessa situação. Deixar que as pessoas falem, sem interrompê-las, demonstra respeito, além  de ajudar a compreender mais efetivamente o problema, sugestão ou colocação. É aquele velho, e um pouco rude, ditado popular: “quando um burro fala, o outro abaixa a orelha”. Para que haja entendimento, não é concebível que duas pessoas falem ao mesmo tempo, pois ninguém vai ouvir ninguém.

3. Ofereça uma solução

Quem ouve as pessoas sem julgamentos e interrupções consegue formular uma solução para o problema explicitado. Essa é a principal vantagem dos líderes que usam a técnica da escuta ativa. Após ter ouvido o que o interlocutor tem a dizer, você poderá apresentar os seus pontos de vista e a sua sugestão de ação. Estabeleça um diálogo nesse momento, de maneira que o outro possa lhe dizer se concorda ou não com a proposta.

A escuta ativa, como você já deve ter percebido, faz parte das lideranças mais democráticas. Nas lideranças autoritárias, o funcionário geralmente não tem voz, ou aquilo que ele diz não recebe a importância que deveria. Na democracia das empresas, porém, o líder sabe que precisa também ouvir o que os liderados têm a dizer, afinal de contas, eles também foram contratados pelos seus conhecimentos e competências. Dessa forma, não há liderança democrática sem a escuta ativa.

4. Fique atento à comunicação não verbal

As palavras não são o único instrumento de comunicação que utilizamos. Por isso, nós também podemos e devemos compreender o universo do outro por meio dos outros mecanismos que ele utiliza para se comunicar. Isso inclui o canal de comunicação escolhido (presencial, por telefone, por e-mail etc.), a escolha do momento para comunicar-se, o tom e o volume de voz, as expressões faciais, os gestos e a linguagem corporal.

Todos os elementos acima ajudam na compreensão das emoções, das intenções e até mesmo das ideias que as pessoas expressam. Quanto mais os líderes e colegas desenvolverem a sensibilidade de ler esses sinais, maior será a compreensão sobre o outro. Frequentemente, os problemas nas empresas surgem não pelo que se diz, mas pela maneira como é dito. Dessa forma, a escuta ativa também deve incluir a atenção a todos os aspectos citados, a fim de promover um relacionamento mais harmônico.

Você percebeu que, entre os 4 conceitos de escuta ativa, 3 se referem a escutar e compreender, e apenas um a falar? Escutar é muito mais enriquecedor do que apenas falar, e bons líderes sabem disso. Quer saber como o coaching pode ajudá-lo a ouvir na essência? Conheça o Professional & Self Coaching – PSC!

E você, querida pessoa, como avalia a sua capacidade de escuta ativa? O que vai bem? O que pode melhorar? Contribua deixando o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!