O trabalho de gestão de carreiras tem como foco o desenvolvimento, o aprimoramento e o crescimento dos profissionais em curto, médio e longo prazo. Por isso mesmo, uma pessoa preocupada em conquistar uma posição consolidada no mercado e que deseja ser bem-sucedida precisa começar a agir desde já para alcançar efetivamente os seus resultados e metas na empresa ou próprio negócio.

Tornar-se um profissional disputado no seu segmento é apenas uma consequência de todo o trabalho desenvolvido desde os primeiros anos de atuação. Nesse sentido, existem dois conceitos que estão sempre caminhando juntos, que são: gestão de carreiras e desenvolvimento profissional. Neste artigo, vamos conhecer mais a fundo as contribuições da gestão de carreira para as pessoas. Ficou curioso? Então, siga em frente e saiba mais!

Gestão de carreira: o que é e qual a sua importância?

O conceito de carreira se refere à trajetória profissional de um indivíduo. Já a gestão é a forma como esse indivíduo planeja e percorre a trajetória definida. Isso pode ocorrer dentro das próprias empresas, quando os profissionais de RH se reúnem com os colaboradores para conversar sobre as possibilidades de crescimento desse profissional dentro daquela organização.

Além disso, o indivíduo também pode recorrer a outras ferramentas para gerir a sua carreira, como as mentorias e os processos de coaching especificamente voltados à vida profissional. Nesse processo, o profissional é ativo e analítico ao definir os seus objetivos de carreira e ao estabelecer as ações estratégicas que o conduzirão ao estado desejado.

A gestão de carreira também envolve as avaliações para verificar se e como o objetivo em questão está sendo alcançado. Esse processo ajuda o indivíduo a organizar os seus estudos, os seus investimentos, as suas escolhas na vida profissional e até mesmo o planejamento da sua aposentadoria.

Gestão de carreira: 6 contribuições para o desenvolvimento do profissional

Conheça a seguir os 6 tipos de contribuição que a gestão de carreiras traz ao desenvolvimento do profissional e como isso afeta os seus resultados.

1. Planejamento

PSC

Uma pessoa que tem consciência de que deve investir na gestão da sua carreira para ter crescimento profissional traça metas de curto, médio e longo prazo. Tendo definido qual é o seu sonho, o seu alvo para o futuro, é mais fácil saber o que é necessário para alcançá-lo.  Por isso mesmo, o planejamento de carreira é a base de uma boa gestão de carreiras.

Planejar significa compreender o seu estado atual, definir o seu estado desejado e traçar uma rota estratégica que une os 2 pontos. Naturalmente, percorrer essa rota depende de estudos, ações, trabalho e muita dedicação, com resiliência diante das adversidades.

2. Informações sobre o mercado

Um profissional focado na gestão da sua carreira aprende mais sobre o mercado em que está atuando ou em que pretende atuar. Dessa forma, essa pessoa se torna alguém mais preparado e com mais bagagem do que os seus concorrentes. Estar sempre um passo à frente, devido ao seu planejamento e desejo de conhecimento, faz toda a diferença.

As informações sobre o mercado devem incluir a identificação de oportunidades a serem aproveitadas e de ameaças a serem evitadas, de acordo com a área de atuação. Por isso, acompanhar as notícias, identificar as tendências e tomar decisões com base em dados beneficia a carreira.

3. Autoconhecimento pessoal e profissional

Durante o processo de gestão de carreiras e desenvolvimento profissional, o indivíduo precisa se tornar mais ciente de quem é pessoal e profissionalmente. Essa construção de uma carreira torna mais fácil para que essa pessoa saiba se está ou não no caminho certo.

Ter conhecimento das suas forças e pontos de desenvolvimento faz toda a diferença quando se trata de encontrar uma posição sólida no mercado. Quanto mais uma pessoa conhece a si mesma, mais ela escolhe caminhos profissionais compatíveis com as suas paixões e habilidades, facilitando a gestão da própria carreira. Além disso, lembre-se da frase do nosso fundador, José Roberto Marques: “Quanto mais eu me conheço, mais eu me curo e me potencializo”.

4. Crescimento eficaz

Alcançar uma posição de destaque devido a um planejamento bem feito de gestão de carreiras é o que diferencia aqueles que permanecem na posição de destaque dos que enfrentam problemas e grandes crises nas suas carreiras.

O crescimento que acontece dentro de um ritmo predefinido é mais sólido e adiciona mais conhecimento ao profissional. Assim, evita-se que a pessoa perca tempo com atividades que não contribuam efetivamente com o alcance das suas metas, mas também se evita que ela aja de forma precipitada.

5. Promoção de networking

Profissionais focados em atingir objetivos de carreira criam relações mais duradouras com outros profissionais e, assim, passam a ter uma presença mais constante. Estabelecer networking constante é algo natural para quem trabalha com o pensamento na gestão de sua carreira.

Por isso, o fortalecimento desses contatos, por meio das redes sociais especificamente voltadas à vida profissional, bem como por meio dos encontros e eventos presenciais, se faz necessário e de vital importância. Ninguém faz nada sozinho. Todos precisamos de parcerias!

6. Determinação

Por fim, a vida profissional — até para aqueles que a planejam cuidadosamente — é cheia de altos e baixos. Como tal, ela exige de todos nós muito foco, força mental e positividade. Dessa forma, ter em mente aonde se deseja chegar e ser sempre autoconfiante, determinado e resiliente são comportamentos essenciais para superar os obstáculos, progredir e ter sucesso profissionalmente.

Se o seu objetivo é conquistar resultados extraordinários e avançar de forma planejada, objetiva e acelerada, a nossa dica final é: invista em Coaching de Carreira e agregue os conhecimentos e habilidades do coaching à sua vida. Aqui no IBC, contamos com soluções poderosíssimas para a gestão da sua carreira. Entre em contato conosco e saiba mais!

E você, ser de luz, ficou mais motivado a elaborar um plano de gestão de carreiras e desenvolvimento profissional? Já teve alguma experiência nesse sentido? Contribua deixando o seu comentário no espaço a seguir. Além do mais, que tal levar estas informações a todos os seus amigos, colegas de trabalho, familiares e a quem mais possa se beneficiar delas? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!