A aposentadoria é um momento aguardado por muita gente. É nessa fase da vida que trabalhar pode ser uma opção e não uma necessidade tão grande, já que haverá uma quantia financeira disponível para aproveitar a melhor idade. No entanto, seja por necessidade financeira ou por vontade de permanecer ativo, a verdade é que muita gente aposentada no papel continua exercendo alguma atividade profissional.

Por isso, mesmo as pessoas que ainda estão longe da idade da aposentadoria começam a se questionar: existe uma idade ideal para tirar de vez o time de campo? Como podemos saber o momento exato para fazer isso? Para se aprofundar nessa reflexão, continue a leitura do artigo a seguir!

Aposentar-se e parar de trabalhar são a mesma coisa?

Algumas pessoas de fato encontram na aposentadoria o momento específico para parar de trabalhar e dedicar-se a outras atividades, que, provavelmente, o tempo dedicado à carreira não permitia. É o caso de aposentados que preferem ir para o campo para cuidar do sítio ou viajar com mais frequência, por exemplo.

No entanto, também existe uma considerável parcela da população que se mantém ativa por diferentes motivos: a necessidade de complementar a renda, a vontade de sentir-se útil, o desejo de conviver com outras pessoas e o simples medo de não ter o que fazer são alguns deles. A escolha é individual e quase sempre é multifatorial.

Por que alguns idosos continuam a trabalhar?

Para algumas pessoas, ao longo da vida, o trabalho não foi mais do que uma sucessão de obrigações, não tendo sido uma atividade muito significativa ou prazerosa. Nesses casos, é comum que tudo o que a pessoa mais deseje seja a aposentadoria para parar de vez de trabalhar e dedicar-se a outras atividades que sejam mais satisfatórias para ela.

No entanto, há indivíduos que vivenciaram o seu trabalho de forma tão intensa e apaixonada que se mantêm ativos o quanto for possível. O arquiteto Oscar Niemeyer foi um grande exemplo disso, permanecendo ativo mesmo em idade bastante avançada.

PSC

Assim, algumas pessoas, mesmo aposentadas, continuam a trabalhar porque encontram na atividade profissional uma sensação de utilidade, de prazer, de esperança e de satisfação. Além disso, essas pessoas também encontram no trabalho a oportunidade de socializar, de conviver com outras pessoas e de vivenciar essa sensação de integração e de pertencimento.

E quanto à produtividade?

De fato, essa é uma preocupação que faz bastante sentido, afinal de contas, o processo de envelhecimento tende a provocar mais cansaço e o surgimento de problemas de saúde que não apareciam na idade adulta. Todavia, isso não quer dizer que todo aposentado obrigatoriamente terá uma queda em sua produtividade.

Aliás, a pesquisa SHARE (Pesquisa de Saúde, Envelhecimento e Aposentadoria na Europa), de 2004, constatou que os trabalhadores mais velhos mantêm os níveis de produtividade.

Esse dado é bastante positivo, considerando que o Brasil e grande parte dos países do mundo têm uma tendência de ver as suas populações envelhecendo. A redução na taxa de natalidade e o aumento da expectativa de vida levaram o IBGE a pesquisar e a constatar que até 2050 a população brasileira acima de 60 anos triplicará. Por isso, é natural que essas pessoas estejam cada vez mais presentes no mercado de trabalho, e a manutenção da produtividade nessa faixa é uma ótima notícia.

Afinal, há hora certa para a aposentadoria?

Conforme citamos acima, aposentar-se e parar de trabalhar não são a mesma coisa, já que muita gente continua trabalhando, mesmo depois de tornar-se oficialmente aposentado. Contudo, para os que querem saber quando devemos mesmo deixar a vida profissional de lado e nos dedicar a outras questões, a resposta é que não há uma idade ideal.

O importante é que o indivíduo olhe para si mesmo com carinho e ouça aquilo que o seu corpo, a sua mente e o seu coração têm a dizer. Se eles estiverem em sintonia, dizendo que vale a pena dar continuidade ao seu trabalho, talvez desacelerando um pouco, siga em frente. Se, porém, eles estiverem dizendo a você para realizar outras atividades que você sempre quis, talvez seja mesmo a hora de parar.

A resposta é extremamente subjetiva, de modo que o importante é que o indivíduo conheça muito bem a si mesmo e tome a sua decisão avaliando todos os fatores citados até aqui, sem fazer escolhas impulsivas.

3 dicas para aposentar-se com tranquilidade

Mesmo que você ainda esteja longe do momento da aposentadoria, é importante começar a planejá-la com cuidado. A ideia é que esse momento seja tranquilo e, para isso, separamos algumas dicas. Confira-as na sequência.

1. Verifique a legislação e a documentação necessária

As leis referentes à aposentadoria no Brasil têm passado por algumas transformações, de modo que é importante conversar com especialistas nas regras da previdência para saber como é o seu caso (que tende a variar de acordo com: gênero, idade, tempo de trabalho, profissão exercida etc.).

É bom contar com o auxílio de um advogado que possa orientar-lhe acerca da organização da documentação necessária e dos procedimentos a serem executados para solicitar a aposentadoria. Depois de ter o benefício autorizado, é preciso decidir se você vai continuar a trabalhar mesmo assim ou se vai se dedicar a outras atividades.

2. Saiba o que você deseja fazer

Para tomar a sua decisão, você precisa olhar para dentro de si para encontrar as respostas. Se você estiver com tranquilidade financeira, com um interesse grande por fazer outras coisas ou com um desejo maior de descansar, talvez seja mais interessante parar e curtir a vida. Muitos idosos nessa fase gostam de mudar-se para a praia ou para o campo para viver com mais qualidade, longe do agito dos grandes centros urbanos.

Contudo, se você acredita que a continuidade no trabalho fará bem a você, à sua saúde, à sua situação financeira, ao seu sentimento de utilidade e ao seu convívio com outras pessoas, considere continuar a exercer as suas atividades profissionais.

3. Planeje-se financeiramente

Por fim, é claro que não devemos deixar de cuidar das finanças, não é mesmo? Infelizmente, muitos aposentados no Brasil precisam continuar a trabalhar para obter uma renda suficiente ao seu sustento. Por isso, pensar em aposentar-se de vez depende também da sua capacidade de organizar-se nesse sentido, colocando na ponta do lápis o seu custo mensal de vida.

É por isso que muitos especialistas em finanças recomendam que quem hoje está no mercado de trabalho já comece a construir uma reserva para a aposentadoria. É importante considerar que os gastos com saúde, por exemplo, tendem a aumentar nessa idade, com medicações e planos de saúde mais caros. Portanto, considere todas essas questões.

Para concluir, é importante ressaltar que o aumento da longevidade certamente fará com que tenhamos cada vez mais aposentados continuando a trabalhar. A decisão, entretanto, é extremamente particular, pois depende de objetivos pessoais, da motivação pelo trabalho, da saúde do indivíduo e da sua situação financeira. Não há respostas certas ou erradas, o que existe é o que faz sentido na vida da pessoa. Portanto, conheça a si mesmo, reflita com atenção e tome a sua decisão!

E você, querida pessoa, pensa em continuar a trabalhar após a aposentadoria ou pretende dedicar-se a outras questões? Deixe o seu comentário no espaço a seguir. Por fim, que tal levar esta reflexão a todos os seus amigos, colegas, familiares e a quem mais possa se beneficiar dela? Compartilhe este artigo nas suas redes sociais!