O cargo de confiança está presente no dia a dia de corporações de grande porte há um bom tempo. Contudo, nos últimos anos, se mostrou uma opção interessante também para as médias e, até, pequenas empresas. O cargo, que, como o próprio nome sugere, oferece status elevado para o funcionário dentro da organização, também vem acompanhado de uma série de responsabilidades e diferenças na questão dos direitos trabalhistas do indivíduo.

Cargo de Confiança: O Que é?

É um cargo concedido a um profissional preparado para tomar decisões em relação ao futuro da empresa. A principal diferença entre um funcionário num cargo de confiança e gerentes/líderes da alta administração está no fato de que o colaborador nesta posição tem poder de tomar determinadas decisões sem a consulta prévia de um superior ou do dono da empresa, pois tem seu aval para isso.

Como Caracterizar um Funcionário num Cargo de Confiança

As leis trabalhistas são diferenciadas para funcionários em posição de cargo de confiança. Confira abaixo as principais mudanças:

Jornada de Trabalho –

Funcionários em posição de cargo de confiança não precisam fazer o controle da jornada de trabalho e nem têm um tempo mínimo a cumprir por dia. Esse colaborador deve trabalhar a quantidade de horas que for suficiente para realizar as suas tarefas diárias.

Horas-extras e Outros Benefícios –

A vantagem de poder distribuir a carga de trabalho semanal da maneira que melhor lhe convier, acarreta no fato de que o funcionário não tem direito a receber horas extras, adicional noturno, entre outros benefícios ligados à gestão de horas trabalhadas.

Gratificação de 40% –

Trata-se de uma gratificação de 40% sobre o salário para compensar que ele não recebe horas-extras. Também se configura num reconhecimento do aumento de responsabilidades que esse colaborador passa a ter. A gratificação não é adicionada aos cálculos de férias e décimo terceiro. Depois de 10 anos consecutivos recebendo essa gratificação, o valor passa a ser direito adquirido não podendo mais ser retirado do funcionário mesmo que ele não tenha mais um cargo de confiança.

Vantagens de Cargos de Confiança Para uma Empresa

A dinâmica do mundo corporativo exige decisões rápidas que não podem ficar na dependência de conseguir ou não contato com o dono da empresa. Dessa forma, ter em seu quadro de funcionários pessoas habilitadas, de confiança e com a autoridade para tomar decisões importantes, com certeza, é um diferencial competitivo para se destacar em relação à concorrência.

Outro ponto é que se tem um funcionário dedicado mais tempo a resolver as questões do negócio, pois um colaborador que não possui cargo de confiança tem hora para entrar e sair da empresa. Saber que existe alguém a postos para entrar em cena quando for necessário, a qualquer momento, é saber que sua empresa está em boas mãos.

E você, o que você pensa sobre cargo de confiança? Gostaria de ter uma função assim em sua empresa? Compartilhe a sua opinião comigo nos comentários!