O conceito da Autoeficácia é oriundo da Teoria Social Cognitiva e tem como um de seus principais expoentes, o psicólogo canadense, Albert Bandura. O pesquisador iniciou seus estudos, em 1977, sempre focando na compreensão dos comportamentos dos indivíduos dentro das empresas. Com isso pode avaliar quais são os elementos-chave que tornam os colaboradores mais ou menos eficazes em seu trabalho e em suas funções profissionais.
Segundo Albert, a autoeficácia pode ser definida como: “A crença que o indivíduo tem sobre sua capacidade de realizar com sucesso determinada atividade.” Na prática, podemos dizer que o conceito está intimamente relacionado à automotivação, uma vez que para realizar qualquer tarefa, de forma bem-sucedida, é essencial que o profissional esteja: motivado, confiante e consciente de suas capacidades e habilidades, sejam elas técnicas, emocionais ou comportamentais.
Contents
Entenda o Conceito da Autoeficácia!
Existe uma famosa frase do empreendedor americano, Henry Ford, que diz – “Se você pensa que pode ou se pensa que não pode; de qualquer forma você está certo…” Isso quer dizer que uma pessoa que acredita em si mesma tem muitas possibilidades de sucesso e, do mesmo modo, aquela não acredita em si tem mais chances de fracassar. No fim, tudo depende da forma como o indivíduo enxerga a si mesmo.
Trago estes exemplos para ilustrar sobre como o nosso sistema de crenças é capaz de afetar o nosso desempenho profissional e pessoal. Isto deixa claro como a forma como nos vemos e, o que pensamos sobre nós mesmos, interfere diretamente na forma como agimos e em nossos resultados.
Os estudos sobre a autoeficácia se concentraram em entender a performance dos profissionais no ambiente organizacional. Neste sentido, verificou-se que quanto mais confiante em suas capacidades e habilidades específicas, melhores são os resultados do funcionário. Por outro lado, quando o mesmo não acredita que possui determinadas qualidades para o trabalho, a sua autoconfiança bem como sua autoeficácia diminuem consideravelmente.
3 Dicas Para Desenvolver sua Autoeficácia
Conheça três dicas para desenvolver profissionalmente suas habilidades por meio do aprimoramento de competências importantes:
Elimine Crenças Limitantes
Para ser autoeficaz em seu trabalho é essencial identificar quais são as crenças limitantes que estão sabotando seu desenvolvimento e os seus resultados profissionais. Ideias como – eu não sou capaz; não sei como faz; não tenho inteligência; não aprendo; não tenho conhecimento o suficiente; são exemplos de uma mentalidade que limita suas chances de crescer, mostrar seu valor, exercitar novas habilidades e competências e ir além.
Procure vencer suas crenças limitantes, substitui-las por crenças fortalecedoras e empoderar-se!
Reconheça suas Habilidades
Para valorizar é preciso reconhecer quais são os seus principais talentos e saber como colocá-los em prática visando seu amadurecimento e crescimento profissional. Para isso, a melhor forma é por meio do autoconhecimento; elemento que permite conhecer a sua essência, os seus pontos fortes, diferenciais e expertises e munir-se destas ferramentas na hora de realizar o seu trabalho diário. Portanto, sabendo do que é capaz e conhecendo suas habilidades técnicas, emocionais e comportamentais, a sua autoeficácia aumenta muito.
Invista em Evolução Contínua
Para se destacar e crescer continuamente, em sua carreira e empresa, é preciso buscar aprimoramento constante, ou seja, investir em sua evolução profissional em todos os sentidos. Consciente dos seus gaps (pontos de melhoria) o colaborador consegue trabalhar assertivamente para evoluir, seja por meio de cursos técnicos em sua área, treinamentos, especializações, congressos, workshops, aprendizado informal ou mesmo de um processo ou formação em Coaching.
Por fim, se você deseja ter resultados sempre positivos em seu trabalho, alimente sempre uma mentalidade positiva em relação às suas potencialidades, pois é isso, em primeiro lugar, que vai empoderar e motivar você a ir além em sua carreira.