O termo grafologia significa estudo da escrita e é realizado a fim de se obter dados sobre a personalidade das pessoas. Neste sentido, o exame grafológico é uma ferramenta bastante utilizada em processos seletivos e entrevistas de emprego para ajudar os recrutadores a identificar se os candidatos possuem realmente as características e o perfil que a empresa procura.
Assim, quando você for a uma entrevista de emprego e o recrutador solicitar que você escreva algo específico em uma folha de papel em branco, muito provavelmente o que será analisado é a sua letra e não o conteúdo do texto. Não há nenhum segredo para ser aprovado em um exame grafológico, já que este se trata de uma análise de personalidade. Porém, continue lendo e entenda melhor como este exame é realizado.
Como o Exame Grafológico é Usado em Processos Seletivos?
Muitas empresas utilizam o exame grafológico como um complemento da entrevista. Dessa forma, o recrutador poderá verificar algum aspecto do perfil comportamental do candidato que tenha passado despercebido durante a conversa. Então, unindo a entrevista, a análise da grafia e talvez a uma dinâmica de grupo ou algum outro teste, será possível traçar um perfil mais completo do aspirante à vaga de emprego.
Que Aspectos da Escrita São Analisados no Exame Grafológico?
A letra de uma pessoa é algo bastante particular, uma espécie de marca pessoal, por isso é impossível encontrar duas pessoas que tenham grafias exatamente iguais. Isso acontece porque cada indivíduo tem uma personalidade única que é expressa por meio de suas ações, incluindo a forma como escreve. Assim, em um exame grafológico são analisados os seguintes elementos gráficos:
- Pressão feita com a caneta sobre a folha de papel;
- Formato e tamanho das letras;
- Tamanho da margem;
- Velocidade da escrita;
- Inclinação das letras;
- A forma como as linhas foram dispostas.
Por meio dessa análise, um especialista em grafologia consegue identificar no candidato características, como: nível de ansiedade, organização, insegurança, foco, algumas qualidades, e também traços de estresse e timidez, etc. É uma forma interessante de confirmar se o profissional em questão é realmente o mais indicado para a vaga. Se for um cargo de atendimento ao público, por exemplo, uma pessoa tímida e insegura pode não ser a opção mais indicada.
Veja Exemplos de Aspectos Analisados em um Exame Grafológico
Apenas especialistas estão aptos a fazer análises grafológicas verdadeiramente confiáveis. Entretanto, para que possa visualizar com mais clareza como esta trabalho é feito, confira dois exemplos de tópicos que são analisados nos testes grafológicos:
Letras Arredondadas: pessoas que têm letras arredondadas costumam ser mais flexíveis, tranquilas e suaves. São aquelas que têm mais facilidade para se adaptar a um novo ambiente.
Letras Angulosas: indivíduos com letras angulosas e com várias pontas costumam ser rígidas, inflexíveis e mais firmes. Geralmente são boas para cargos de liderança.
Depois de entender mais sobre exame grafológico para que serve, saiba que não há como se preparar para um teste desse tipo, já que o intuito dele é exatamente conhecer a personalidade de quem está sendo avaliado, ou seja, não adianta tentar mudar sua letra para agradar aos recrutadores.
Por isso, se for passar por esse exame, não tente alterar características da sua grafia, pois isso pode acabar te prejudicando, uma vez que os recrutadores são preparados, inclusive, para identificar quando a letra está sendo manipulada. Seja você mesmo e confie em suas capacidades e habilidades e foque em sair-se bem!