Há algum tempo, os consumidores estão se sentindo saturados de propagandas convencionais, como anúncios de TV, fôlderes e banners nos sites. Para não cansar demais a audiência, o Marketing Invisível, ou marketing oculto, surgiu como uma alternativa para conseguir chamar a atenção do consumidor e cativar o seu desejo pelo produto ou serviço em questão. A ideia é alcançar esse objetivo sem que, para isso, seja usada uma propaganda tradicional.

Mas como é possível fazer uma propaganda “sem cara de propaganda”? Na verdade, há alguns recursos que já são utilizados pelas empresas, mas que, talvez, você ainda não tenha percebido. Ficou curioso? Então, continue a leitura a seguir para descobrir o que é o marketing invisível e como ele tem sido colocado em prática!

O que é marketing invisível?

A premissa básica do marketing invisível é anunciar um produto ou serviço sem que pareça que isso está sendo feito. Trata-se de embutir conceitos a respeito do que se pretende anunciar em outros formatos que, além de não parecerem propaganda, gerem o interesse do público-alvo. Muitas empresas têm utilizado essas técnicas para conseguir estudar o interesse e a satisfação do seu público consumidor, sem que essas pessoas se deem conta de tal estratégia.

Por meio dessa estratégia de comunicação, o anúncio de produtos e serviços se dá de maneira discreta e sob a face de indicações feitas por personalidades da mídia, como por exemplo: atores, cantores, artistas e youtubers famosos. Podem acontecer também por meio de amigos (compartilhamentos e comentários das suas experiências positivas com a marca) e, até mesmo, dentro do entretenimento (como em filmes, séries e novelas), por meio do famoso “merchan”.

Como utilizar o marketing invisível?

Para quem se interessou em como usar as técnicas de marketing invisível, listamos algumas dicas abaixo. Continue lendo e veja como usar esta estratégia!

1. Produção de conteúdo relevante para o público

Todos os dias, milhões de pessoas fazem pesquisas no Google, procurando dicas de como realizar determinada atividade, informações ou dados a respeito de alguma curiosidade. O que muitos nem imaginam é que existe um grande trabalho por trás dessa estrutura de resultados, e todas as buscas são catalogadas e viram assuntos.

Sabendo disso, muitas empresas investem maciçamente na produção de conteúdo relevante para o leitor, em atender às suas necessidades por meio de um artigo ou vídeo, por exemplo, sobre os temas mais buscados. Nesses materiais, geralmente a organização não fala sobre os seus produtos ou serviços, pois o foco é atrair o leitor até o site da empresa e, só então, vender o que deseja.

Tendo atendido a uma demanda desse leitor em um primeiro momento, o site pode se tornar uma referência visitada constantemente, instalando no inconsciente dele: respeito, admiração e desejo de consumir aquela marca. É o caso deste artigo que você agora lê!

2. Interações na internet

Existem algumas maneiras de promover interação e engajamento na internet para que o público-alvo tome conhecimento da existência da sua empresa. Por exemplo, é possível ter uma equipe exclusivamente dedicada a responder questões em fóruns que tenham ligação com o segmento dos seus produtos e serviços. Além de responder às perguntas e dúvidas, é possível oferecer links para o site ou blog para que essas pessoas acessem o seu site.

Outra forma de utilizar o marketing invisível das interações é realizar promoções em que os interessados em ganhar determinado produto ou serviço devem compartilhar o endereço da sua página. Trata-se de estabelecer um diálogo com o potencial consumidor para que ele se lembre da sua empresa.

3. Parcerias com influencers

Estabeleça parcerias com líderes de opinião da internet, os chamados influencers (influenciadores digitais), enviando para eles produtos para divulgarem nas suas contas (blogueiros profissionais fazem muito isso) ou mesmo indicando os serviços e itens vendidos por sua empresa nos seus canais no YouTube e nas redes sociais.

O objetivo é que eles experimentem os seus “presentes” e relatem, na forma de posts ou vídeos, uma experiência positiva aos seus seguidores. A partir dessa técnica, é possível conquistar uma série de novos consumidores, incluindo os seguidores desses influenciadores.

4. Conteúdo de marca

Talvez você já tenha se interessado por alguma notícia ou artigo em portais jornalísticos e, quando clicou, se deparou com um aviso escrito: “conteúdo de marca”. Esse conteúdo, geralmente em texto ou em vídeo, tem função informativa, mas se trata de um espaço comprado pela empresa responsável junto do portal em questão.

É o caso, por exemplo, de empresas que vendem suplementos vitamínicos e divulgam os benefícios dessas vitaminas em portais da área da saúde. As pessoas clicam nessas notícias como se fossem conteúdos normais e, geralmente só no fim, percebem que há uma breve divulgação da empresa que o produziu.

5. Inserção de produto

Talvez você já tenha assistido a algum filme ou novela, até que percebe que o protagonista está utilizando um condicionador de determinada marca ou que come a manteiga de uma conhecida empresa. Nada disso é acidente. O que no Brasil, erroneamente, é chamado de “merchandising”, tem, na verdade, o nome de product placement, ou inserção de produto.

A ideia é aproveitar a audiência do programa em questão (telenovela, filme etc.) para divulgar um produto, mas sem que pareça que é a própria empresa que está se promovendo. Assim, os benefícios do produto/serviço são colocados no texto dos personagens e “embutidos” no contexto da obra, evitando o aspecto invasivo da publicidade tradicional.

O marketing invisível, portanto, consiste em uma série de mecanismos mais discretos e menos invasivos de divulgar uma empresa. A ideia é evitar os formatos publicitários tradicionais, considerados invasivos ou desinteressantes, introduzindo as divulgações empresariais em conteúdos de informação e/ou entretenimento, aproveitando a audiência desses ambientes.

Percebe como é possível divulgar a sua marca sem utilizar os modelos tradicionais de mídia e alcançar um público bem seleto? Aproveite e utilize essas estratégias de forma inteligente, a fim de levar a sua empresa a um novo patamar e conquistar bons resultados!

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