Você é uma pessoa acumuladora? Do tipo que acumula inúmeros objetos que não têm nenhuma utilidade em sua vida? Saiba que, assim como o excesso de coisas pode ser prejudicial, o de pessoas que não agregam também é. Continue acompanhando este artigo para entender as razões para isso e desapegue, pois assim estará abrindo espaço para o novo. Escolha manter consigo apenas as coisas e as pessoas que acrescentam e contribuem com a construção de uma história positiva e de felicidade.
Contents
Desapegue dos Excessos!
Todos os itens que estão em seus armários têm algum tipo de utilidade para você? Roupas, sapatos, objetos, utensílios de cozinha e outros objetos estão tornando a sua rotina mais fácil ou complicada? Muitas vezes não nos damos conta, mas esses excessos podem impedir que nossas energias fluam. O mesmo vale para aquelas pessoas que estão em sua vida e que não agregam em nada, apenas servem para sugar a sua energia e te colocar para baixo.
Quando permitimos, esses excessos começam a tomar conta de nossas vidas. As coisas passam a ser vistas como mais importantes do que os sentimentos e passamos a considerar a opinião das pessoas tóxicas como verdades absolutas. Então, forma-se um ciclo de energias negativas e crenças limitantes que nos impedem de crescer. Se isso está acontecendo contigo, chegou o momento de se libertar e conservar ao seu lado apenas aquilo que agrega a sua caminhada em direção aos seus objetivos.
Quer ajuda para se livrar dos pensamentos tóxicos?
Clique aqui e acesse meu desafio
“Detox da Mente”!
Desapegando do Excesso de Coisas
A crença budista se refere ao apego pelas coisas como uma característica negativa dos seres humanos em geral. Na realidade, o problema não é ter coisas, mas sim condicionar sua felicidade e satisfação a elas. Nesse sentido, quando se pratica o desapego daquilo que não tem mais serventia em sua vida, está mostrando para si mesmo e para o universo que o seu verdadeiro valor está em seu interior. Bens materiais podem nos proporcionar conforto e momentos agradáveis, mas continuarão sendo sempre coisas.
Outro ponto em relação ao excesso de coisas está relacionado à praticidade. Quando se tem apenas o que realmente usa, as tarefas se tornam mais simples e rápidas e os espaços ficam menos ocupados de coisas inúteis. Preparar uma receita na cozinha será mais simples se, ao abrir as gavetas do armário, encontrar rapidamente os utensílios que irá precisar. Agora, se tiver uma grande infinidade de itens, irá levar muito mais tempo para encontrar o que procura. O mesmo vale para roupas, sapatos, livros, CDs e qualquer outro tipo de objeto que tenha, mas que não lhe seja mais realmente útil.
Para eliminar esses excessos, o ideal é fazer essa limpeza por categorias. Assim, conseguirá se organizar melhor e tomar decisões de forma mais tranquila, selecionando apenas aquilo que realmente usa para manter em seus armários. Os itens que for descartar podem ser doados para pessoas ou instituições que precisam. Dessa forma, além de estar abrindo espaço na sua casa e na sua vida para novas energias, estará fazendo o bem.
Desapegando de Pessoas Tóxicas
Cada um que passa pela nossa vida nos traz algum tipo de ensinamento. Enquanto algumas pessoas nos ensinam diariamente a sermos melhores, outras nos mostram que, às vezes, é importante deixar ir aquilo que não nos agrega. Muitos mantêm relacionamentos tóxicos, sejam eles amorosos ou de amizade, apenas pelo costume ou por medo de se sentirem sozinhos. A verdade é que manter esse tipo de relação não é positivo para ninguém.
Existem casos em que o relacionamento já chegou ao fim, mas a pessoa insiste em viver no passado e se alimentar diariamente daquele sentimento de perda e, muitas vezes, culpa. Nesse tipo de situação, desapegar também se torna necessário, para que se possa começar a olhar para frente e desfrutar do agora, agir, transformar e evoluir. Está em suas mãos escolher ter próximas a você e em sua mente pessoas e memórias positivas e que acrescentem.
Dicas Práticas Para Desapegar e Seguir em Frente
Confira algumas dicas práticas e poderosas que irão te ajudar a desapegar e concentrar as suas energias ao que realmente deve ser valorizado, que são os seus sentimentos, metas, pessoas que ama e, principalmente, o momento presente.
1 – Use a Regra dos 6 Meses
A primeira dica está relacionada aos objetos e irá te ajudar a definir o que será eliminado. Aquele pensamento de “um dia isso será útil” apenas fará com que acumule cada vez mais. Então, pense em quantas vezes usou cada item nos últimos seis meses. Assim, conseguirá analisar a utilidade de cada um deles e fazer melhores escolhas e passar para frente esta energia parada.
2 – Defina Objetivos
Essa dica vale tanto para coisas quanto pessoas e envolve se conhecer. Defina objetivos relacionados à sua vida como um todo, incluindo tanto o lado pessoal quanto profissional. Então, utilize-os como um guia para manter em sua vida apenas o que irá agregar para a realização dessas metas e tiver de acordo com os seus valores e o que acredita.
3 – Abra-se Para o Novo
Quando desapegamos de coisas e pessoas que não estão agregando em nossas vidas estamos abrindo espaço para o novo. Nesse sentido, procure ampliar os seus horizontes, conhecer gente nova, descobrir novos interesses. Explore as inúmeras oportunidades que o universo oferece.
4 – Transforme o Velho em Novo
Nem sempre o descarte é o melhor destino para certas coisas que, aparentemente, não estão agregando para a sua vida, e o mesmo vale para os indivíduos. Repense a forma que está utilizando certos objetos ou se relacionando com determinadas pessoas. Muitas vezes, uma mudança da sua parte é o primeiro passo para que uma transformação positiva aconteça no relacionamento e possam construir algo melhor. Propor ao outro este mesmo movimento de mudança será melhor ainda, pois juntos são mais fortes e poderão ser mais felizes ao se ajudarem mutuamente.
5 – Conserve Apenas o Que Te Faz Bem
Por fim, a última dica que compartilho é a de que conserve apenas o que te faz bem. Com isso, quero me referir a coisas, pessoas, sentimentos e, também, memórias. Evite insistir em manter em sua vida o que te faz sofrer e não agrega ao seu caminho, como uma roupa que não te serve mais ou uma pessoa que tem valores incompatíveis com os seus, por exemplo.
O desapego é um sinal de confiança e maturidade de quem conhece o seu caminho e quer manter consigo apenas aquilo que agrega e contribui. No início, pode parecer um grande desafio desapegar de coisas e pessoas que um dia foram tão importantes em sua vida. Porém, logo irá perceber que deixá-las para trás é o melhor que pode fazer, por elas e, também, por si mesmo. Desapegue e siga em frente!
Copyright: 271958894 – https://www.shutterstock.com/pt/g/gilitukha