Quando se trata de distúrbios do sono, o primeiro lembrado pela maioria das pessoas é a insônia, que causa problemas para dormir. Entretanto, existem casos em que acontece o inverso, e o indivíduo sente um sono excessivo, tendo a necessidade de dormir por longos períodos. Trata-se da chamada hipersonia, que pode comprometer o nosso desempenho no trabalho e impactar, também, em nossas relações pessoais, principalmente porque, em muitos casos, é confundida com desânimo e preguiça.

A melhor maneira de encontrar soluções para problemas e evitar o preconceito, certamente, é através da busca pela informação. Por isso, te convido a continuar acompanhando este artigo para saber mais a respeito do assunto.

O Que é a Hipersonia?

A hipersonia é um distúrbio que pode levar um indivíduo a dormir por dez ou mais horas por noite e, ainda assim, sentir muito sono durante o dia. Em casos mais graves, a pessoa pode chegar a dormir por quase vinte horas seguidas. Também é conhecida como sonolência diurna excessiva e pode ser de ordem primária, ou seja, sem nenhuma doença pré-existente, ou secundária, resultado de uma condição anterior, como Parkinson, apneia do sono, fadiga crônica, obesidade, alcoolismo, insuficiência renal e reação a certos tipos de medicamentos, por exemplo.

Diferente dos quadros de narcolepsia, o indivíduo que sofre de hipersonia não corre o risco de adormecer a qualquer hora e lugar. O que acontece é que ele sente uma grande sensação de cansaço e sono frequente porque, embora tenha dormido por várias horas, não houve qualidade, o que compromete o descanso. É bastante comum que o problema apareça no final da adolescência e seja confundido como um descontrole normal da idade. Contudo, é necessário manter a atenção para que se possa buscar o tratamento adequado o quanto antes.

Os Principais Sintomas da Hipersonia

Além do grande cansaço, a hipersonia impacta de outras formas no comportamento e desempenho de uma pessoa. Veja quais são os principais sintomas desse distúrbio.

  • O indivíduo se sente sem energia durante o dia, como se estivesse passado à noite sem dormir;
  • O cansaço gera irritabilidade;
  • Lentidão na fala, no pensamento e nos reflexos;
  • Perda do apetite;
  • Falhas na memória;
  • Queda na produtividade.

Como se pode perceber, os sintomas são semelhantes ao de qualquer pessoa que passa muito tempo sem dormir. Entretanto, o problema não é resolvido com uma noite de sono, e torna-se necessário procurar ajuda especializada, de médicos do sono, por exemplo, para que a causa seja identificada e tratada. Vale lembrar que, para serem diagnosticados como hipersonia, esses sintomas devem ter sido experimentados por semanas seguidas.

7 Dicas Para Aliviar os Sintomas da Hipersonia e Dormir Melhor

Além do tratamento indicado pelo médico, mudar alguns hábitos pode ajudar a obter uma melhora em relação aos sintomas de hipersonia e, também, reduzir o risco de passar por esse problema. Confira, a seguir, dicas para ter noites de sono reparadoras e acordar no dia seguinte com energia e disposição.

1 – Adotar uma Rotina do Sono

Deitar-se para dormir cada dia em um horário faz com que a mente demore mais para relaxar e pegar no sono. Nesse sentido, adotar uma rotina e, se preparar para dormir todos os dias, no mesmo horário, pode ajudar muito. Vale dizer que, para que uma mudança se transforme em hábito, é necessário ter persistência e disciplina. Por isso, procure seguir com essa prática mesmo aos finais de semana, pois assim irá se acostumar mais rapidamente.

2 – Diminuir o Ritmo Antes de Dormir

Existe todo um processo para que o sono chegue e uma forma de torná-lo mais rápido é diminuindo o ritmo. Cerca de uma hora ou trinta minutos antes de dormir, desligue a televisão e o celular e realize alguma atividade mais relaxante, como ouvir uma música tranquila, ler um livro ou, simplesmente, fechar os olhos. As luzes emitidas pelos aparelhos eletrônicos devem ser evitadas porque são altamente estimulantes e fazem com que a mente se mantenha ligada por mais tempo.

3 – Evitar a Ingestão de Álcool

Muitos acreditam que bebidas alcoólicas deem sono e, embora realmente causem sonolência, comprometem a qualidade do descanso. O ideal é evitar ou ingerir pequenas doses esporadicamente várias horas antes de dormir. Nos casos em que a pessoa está passando por um tratamento de hipersonia com o uso de medicação, é fundamental que o médico seja consultado em relação à ingestão de álcool.

4 – Alimentar-se de Forma Saudável

Os alimentos são os responsáveis por fornecerem energia para o corpo. Dessa forma, fazer boas escolhas nas refeições é uma parte muito importante dentro do tratamento da hipersonia e, também, para aqueles que desejam dormir melhor. Além de fazer boas escolhas no decorrer do dia, é necessário ter uma atenção especial em relação ao que se come no jantar. Alimentos pesados, gordurosos e ricos em açúcar podem comprometer o descanso durante a noite e, por isso, devem ser evitados.

5 – Criar um Ambiente Propício ao Sono

O ambiente também diz muito em relação à qualidade do sono, por isso, faça do seu quarto um lugar aconchegante e propício ao relaxamento. Atente-se para detalhes como as cortinas, para verificar se estão realmente protegendo contra a luz, o colchão, se está confortável, e se há silêncio necessário para o seu descanso.

6 – Controlar os Cochilos Durante o Dia

Os cochilos durante o dia podem ser altamente reparadores, mas devem ser controlados para que não comprometam a noite de sono. O ideal é tirar apenas uma soneca durante o dia e que ela dure, no máximo, trinta minutos. O melhor horário é após o almoço, que é a chamada sesta, um costume bastante positivo e tradicional em países como a Espanha, e que faz muito bem para a saúde, mas, claro, desde que haja moderação.

7 – Eliminar as Preocupações Antes de Dormir

As preocupações são um fator que costumam impedir que a mente se desligue e possa relaxar para dormir. Uma forma de conseguir eliminar esses pensamentos é registrando-os no papel. Assim, ao invés de pensar em todas as coisas que precisa realizar no dia seguinte, se sentirá mais tranquilo porque saberá que tudo está anotado. Não subestime essa dica porque, embora seja simples, é extremamente eficaz.

Atentar-se para o nível do seu sono é essencial para viver de forma saudável e conseguir desempenhar o seu potencial máximo em tudo o que fizer. Por isso, sempre se observe e se questione em relação aos seus hábitos, sentimentos e comportamentos e cuide muito bem da qualidade de vida em todos os quesitos e também em relação à qualidade do seu sono.

Copyright: 73881535 – https://www.shutterstock.com/pt/g/lightpoet