A vida acontece em etapas, que começam com a formação e nascimento de um bebê, passando pela infância, adolescência, maturidade e, por último, a chamada terceira idade; etapa onde podemos visualizar com mais clareza, as muitas histórias e experiências que acumulamos ao longo da nossa existência. Cada uma dessas fases tem a sua beleza e guarda muitos aprendizados.
Entretanto, por uma série de fatores, muitos, consciente ou inconscientemente, sentem um grande medo de morrer e deixam de aproveitar cada etapa em plenitude. Claro que ter certo receio de deixar tudo o que ama para trás é natural, mas, quando em excesso, pode se tornar prejudicial e comprometer o bem-estar e a qualidade de vida.
Contents
Dicas Para Superar o Medo de Morrer
Em uma escala de 0 a 10, o quanto sente medo da morte? Saiba que, quando em doses equilibradas, essa apreensão pode até ser saudável, pois irá te levar a pensar mais na consequência dos seus atos e, assim, evitar situações que coloquem sua vida em risco. Contudo, é necessário manter a atenção para evitar que um receio natural se transforme em um medo que te paralise e te impeça de viver com tranquilidade e saúde.
Caso a morte já seja um tabu para você, saiba que é possível superar esse bloqueio e passar a vê-la com mais naturalidade, já que se trata de uma etapa natural da vida e que acontece com todos os seres vivos do planeta. É claro que temos laços emocionais uns com os outros e que a partida é sempre dolorosa, mas a forma com a qual se enxerga essa situação faz toda a diferença na hora de vivê-la na prática.
Confira algumas dicas que podem te ajudar a vencer esse medo e começar a viver cada momento na essência, sem pensar excessivamente no que pode acontecer no futuro.
1 – Entenda a Origem do Seu Medo
Todo medo tem uma origem e, quando se trata de uma insegurança em relação à morte, pode ter sua raiz em algum trauma do passado, como a perda inesperada de um ente querido, em certos tipos de transtornos emocionais, como a ansiedade, por exemplo, além de diversos outros possíveis motivos. Entender o que causa esse sentimento é o primeiro passo para resolvê-lo em seu interior.
Busque respostas para o medo que sente, se questione, reflita a respeito da sua vida e das experiências que viveu até aqui. Assim, além de descobrir a razão para essa insegurança, poderá se conhecer melhor e entender a origem de várias outras emoções que experimenta. O autoconhecimento irá permitir que se conecte consigo mesmo e possa lidar de forma mais positiva com seus pensamentos e sentimentos.
2 – Celebre a Sua Vida
A melhor maneira de combater o medo da morte é celebrando e desfrutando da sua vida ao máximo. Assim, além de manter a sua mente ocupada com o momento presente, estará fazendo tudo o que deseja; sem deixar espaço para lamentações em relação a aquilo que não fez. Se você costuma sofrer com frequência em relação ao que deixou de realizar, sugiro que reveja suas atitudes e veja o que está te impedindo de agir.
Transformar sonhos em realidade, estar ao lado daqueles que ama, adquirir conhecimento, viver experiências diferentes, conhecer novos lugares e pessoas e comemorar suas conquistas, são exemplos de formas de celebrar e honrar a sua vida. Portanto, faça tudo o que tiver vontade, sempre com responsabilidade, claro, mas nunca deixe para depois o que puder fazer hoje.
3 – Desmistifique a Morte em Sua Mente
Para muitos a morte é um grande tabu, um universo desconhecido rodeado de incertezas e medos. Isso faz com que elas sintam muito medo de morrer e de perder aqueles que amam. E não precisa ser assim, já que é algo que faz parte da natureza humana, pelo qual todos nós um dia vamos passar. Por mais que seja doloroso se separar dos seus entes queridos, esse sofrimento pode ser vivido com serenidade, superado e, com o tempo, se transformar em saudade.
Para desmistificar a morte é interessante que fale sobre o assunto, leia a respeito, enfim, busque informações das mais variadas fontes. Se seguir alguma religião, apegar-se à filosofia dela também pode ser bastante interessante e te ajudar a entender melhor essa situação dentro do contexto das suas crenças. Naturalmente, uma perda é sempre muito triste, mas não precisa significar medo ou pavor.
4 – Mude a Sua Forma de Enxergar a Morte
Quando uma pessoa se vai, é natural que aqueles que a amavam se lamentem sua partida, mantendo o foco no fato de que não poderão mais vê-la. Você já parou para pensar que é possível enxergar essa situação de forma positiva? Para isso, basta substituir a lamentação pela gratidão e agradecer pela oportunidade de ter desfrutado de bons momentos ao lado daquele que partiu.
Ao mudar a sua forma de enxergar a morte dos outros, automaticamente passará a pensar na sua partida de outra maneira. Optar por agradecer ao invés de se revoltar contra Deus, o destino ou o universo, irá permitir que mantenha o foco no lado bom da vida, porque, por mais desafiadoras que as coisas pareçam, ele sempre existirá e estará lá para te lembrar que viver vale a pena.
5 – Construa o Seu Legado
Quando partir, pelo que deseja ser lembrado? Essa memória que irá ficar na mente e no coração daqueles que conviverem contigo é o seu legado. Nesse sentido, uma forma de lidar de forma mais natural com a morte é construindo o seu, vivendo na prática a sua missão, que pode estar relacionada à sua família e amigos, à sua profissão, seus valores e o que mais fizer sentido para você. Assim, além de desfrutar ao máximo do presente que é viver estará deixando o seu legado, que é a sua marca no mundo.
Se, mesmo seguindo todas as outras dicas anteriores e se esforçando ao máximo para superar, esse medo não diminuir, é necessário buscar ajuda profissional e, também, contar com o apoio das pessoas próximas. Não tenha medo e muito menos vergonha disso, pois cada um de nós tem seus obstáculos a superar e, aprender como ultrapassar cada um deles traz também autoconhecimento, aprendizado e nos torna mais fortes. Fortaleça-se!
Copyright: 512397424 – https://www.shutterstock.com/pt/g/pathdoc