O amor é um sentimento maravilhoso, tanto para quem sente quanto para quem o recebe. Contudo, apenas tem valor quando é verdadeiro, espontâneo, generoso. Mendigar amor não é nem um pouco saudável, nem entre casais, amigos ou familiares. É preciso dar espaço para que ele se manifeste de maneira independente, de acordo com o temperamento de cada indivíduo. E, nos casos onde não houver reciprocidade, o melhor a fazer é se afastar e aprender primeiro a se amar, porque o amor-próprio é a base de qualquer relacionamento.
Contents
O Que é Mendigar Amor?
A expressão mendigar se refere a indivíduos que dependem da caridade alheia para obter uma doação de algo que precisem, o que pode ser uma quantia em dinheiro, um alimento ou, no caso do tema deste artigo, amor. Perceba que, numa situação assim, a pessoa que doa é movida pela compaixão, um sentimento muito bonito, mas que não combina quando se trata de expressar amor, porque é preciso que seja algo natural, sem pressão.
Em um namoro, por exemplo, as duas partes envolvidas precisam realmente desejar estar ali, compartilhando a vida uma com a outra, afinal se trata de um caminho de mão dupla. Quando apenas um se dedica ao relacionamento, ocorre um desequilíbrio, pois ele faz investimentos diários em forma de carinho e atenção, mas não vê o retorno. É exatamente nesse ponto que pode se dar início a uma atitude de mendigação, algo que não é positivo para nenhum dos lados.
O ato de mendigar amor pode se manifestar de diversas formas diferentes, como chorar para obter atenção ou ter outros tipos de comportamentos infantis, acreditar que o que sente é suficiente para os dois, aceitar atitudes inadequadas do outro apenas para mantê-lo por perto, enfim, fazer coisas que firam os seus valores, que lhe causem mágoas e sofrimento por medo de perder algo que, na realidade, não se tem de verdade.
Um ponto importante a ser considerado é que apenas se trata de mendigação quando a outra parte se mostra desinteressada e parece não estar realmente envolvida no relacionamento. Afinal, cada um tem a sua maneira de demonstrar sentimentos e enquanto alguns gostam de demonstrar amor através de palavras, outros preferem gestos. Por isso, é fundamental diferenciar a ausência de carinho e atenção de pessoas que apenas têm o seu próprio modo de expressar suas emoções.
5 Dicas Para Evitar Mendigar Amor e Se Valorizar
Confira cinco dicas para vivenciar o amor de forma natural, sem pressões e, claro, sem implorar pelo carinho e atenção de alguém. Ao colocá-las em prática estará se colocando sempre em primeiro lugar, não por egoísmo e sim por amor-próprio.
1 – Observe o Comportamento do Outro
A melhor maneira de perceber se você está mendigando amor de alguém é observando o comportamento do outro e o seu também. Verifique se sente o mesmo empenho, o mesmo carinho, a mesma atenção e, principalmente, a mesma priorização. Mas, claro, lembre-se de fazer isso com bom senso, afinal existem indivíduos que realmente são mais intensos do que outros, por isso as diferenças naturais entre cada um devem ser consideradas.
2 – Saiba Exatamente o Que Busca em um Relacionamento
Muitas divergências em relacionamentos ocorrem porque não há compatibilidade de expectativas entre os envolvidos. Então, se um quer um companheiro para todo o momento, enquanto o outro precisa manter a sua individualidade em determinadas situações e não abre mão de sua independência, pode ser um tanto quanto delicado conciliar necessidades tão distintas. Por isso, é extremamente importante que se conheça e saiba o que procura, não para buscar o par perfeito e sim para verificar se essa relação irá oferecer o que deseja.
3 – Se Ame e Trate-se Com Carinho
Uma pessoa apenas se torna preparada para amar outra pessoa e viver um relacionamento saudável e equilibrado quando se ama em primeiro lugar. A autoestima e o amor-próprio são elementos indispensáveis em todos os tipos de relação, pois eles evitam que a carência e a insegurança minem o sentimento e comprometam o entendimento entre as duas partes. Portanto, se ame, se valorize e permaneça ao lado daqueles que te tratarem da mesma maneira.
4 – Invista no Diálogo
Além de observar o comportamento do outro, é importante que chame-o para uma conversa, para que fale as suas percepções e ouça o que ele tem a dizer a respeito. Apenas tome cuidado para não se exaltar e transformar o que deveria ser um diálogo em uma discussão. Fale de maneira clara, diga como se sente em relação às atitudes dele e, então, escute com atenção sua versão. Assim, poderão chegar a um consenso que seja bom para os dois lados.
5 – Saiba Enxergar o Amor em Suas Várias Formas
O amor é um sentimento tão bonito quanto complexo e, por essa razão, pode ser expressado das mais diferentes maneiras. Existem pessoas que se expressam através do toque físico, por meio de abraços, beijos, olhos nos olhos, já outras se saem melhor falando sobre seus sentimentos, passando tempo junto de quem ama, realizando atos de serviço ou fazendo surpresas. São muitas as maneiras de demonstrar que se ama alguém e é fundamental identificar qual é a forma escolhida pelo seu par, para que saiba valorizar as suas ações e sentir que é amado.
Você Merece Ser Amado!
Lembre-se sempre que você merece ser amado, das mais diferentes maneiras. Se hoje está vivendo uma relação em que não sente a mesma dedicação da outra parte, pense se realmente vale a pena se submeter a isso. Por mais delicado que possa ser tomar essa decisão, apoie-se em outros tipos de amor, como aquele que seus familiares e amigos sentem por ti, para obter força. O tão sonhado e idealizado amor romântico chega quando menos se espera, dê tempo ao tempo e verá isso acontecer de maneira leve, sincera e natural.
Jamais se submeta a uma relação em que não é amado, valorizado e tratado com carinho. Sempre tenha em mente que quem te ama respeita a sua essência e as suas individualidades. Portanto, nunca mude para agradar alguém, uma mudança somente vale a pena quando é feita com o intuito de agradar uma única pessoa, você.
Copyright: 356866625 – https://www.shutterstock.com/pt/g/weerapat