Dependendo do contexto, a palavra rivalidade pode ter significados diferentes. No âmbito esportivo, por exemplo, é algo natural, principalmente entre duas equipes que são igualmente fortes. Contudo, se formos falar de ambiente de trabalho ou de uma família, o conceito parece algo negativo, visto que, para muitos, denota falta de união e cooperação entre os envolvidos.
No artigo de hoje falarei sobre os aspectos negativos e positivos da rivalidade, sim, por mais estranho que pareça, é possível utilizar o desejo de competir de forma saudável, mas, para isso, é fundamental que se tenha equilíbrio. Continue acompanhando e saiba mais a respeito do assunto.
Contents
A rivalidade e os dois lados da moeda
A rivalidade é uma oposição existente entre pessoas que visam um mesmo objetivo. No futebol brasileiro, por exemplo, temos Corinthians e Palmeiras, Vasco e Flamengo, Inter e Grêmio que são clubes conhecidos pela rivalidade. Dentro de campo, isso é positivo porque torna a competição mais interessante e instiga os jogadores a se esforçarem ainda mais para vencerem o time rival. Contudo, quando os torcedores se excedem, o antagonismo se torna motivo para brigas e discussões, que podem chegar até a lamentáveis casos de violência.
No âmbito empresarial, podemos citar como exemplo de rivalidade companhias que atuam no mesmo segmento, como: Coca Cola e Pepsi, Apple e Samsung, Adidas e Puma, Fiat x Volkswagen, entre tantas outras. Nesses casos, o desejo dessas empresas de vencer a concorrência faz com que os consumidores saiam ganhando, porque têm acesso a produtos cada vez melhores. Apenas é necessário que se tome cuidado para evitar que o foco esteja mais em criar algo melhor que o concorrente, do que naquilo que realmente importa, que é suprir as necessidades dos clientes.
Como se pode ver, a rivalidade pode ser positiva, e funcionar como uma mola propulsora para o sucesso, ou negativa, fazendo com que superar o concorrente seja mais importante do que qualquer outra coisa. Cabe a cada indivíduo e organização cuidar para se basear apenas no lado bom, assim, a competitividade é motivada principalmente pelo desejo de evoluir e não de apenas ser melhor do que o outro.
5 Passos para usar a rivalidade de modo positivo
É possível usar a rivalidade de modo positivo e fazer dela uma motivação para, mais do que superar os outros, se superar e evoluir. Veja, a seguir, cinco passos para conseguir isso.
1 – Entenda o motivo por trás da rivalidade
Antes de qualquer coisa, é preciso que entenda qual é o motivo que gerou a rivalidade entre você e seus colegas de trabalho, amigos ou seja lá quem for. Questione-se para buscar essa resposta, se for por alguma carência ou para ser aceito por determinado grupo, é melhor resolver essas questões por si mesmo, porque nada do que fizer externamente irá te preencher se o vazio vier de dentro. Se, por outro lado, for porque todos os envolvidos desejam alcançar a mesma meta, tudo bem, siga em frente e use isso como motivação para se superar a cada dia.
2 – Tenha um objetivo além da rivalidade
A rivalidade, quando tem apenas como motivação ser melhor do que um terceiro, torna-se vazia. No âmbito empresarial, como citei anteriormente, perde totalmente o seu valor quando o foco se direciona em ser melhor do que outra companhia, ignorando o que realmente importa, que é a satisfação dos clientes. Portanto, cuide para que o seu esforço tenha um objetivo maior e que a rivalidade seja apenas uma força extra para que dê o seu melhor.
3 – Evite levar a competitividade para o lado pessoal
Você provavelmente já viu imagens de grandes rivais políticos e de outras áreas sentados em volta de uma mesa para um jantar ou outros tipos de eventos. E isso é totalmente natural e saudável, afinal de contas, não é porque duas ou mais pessoas competem em determinado campo que precisam se digladiar a cada encontro. Se você e um colega de trabalho rivalizam para saber quem vai alcançar a meta mais alta de vendas, isso não significa que não possam se sentar juntos para tomar um café.
4 – Entenda que o sucesso do outro não precisa ser o seu fracasso
É claro que em uma competição há apenas um vencedor, a menos, claro, que haja um empate. Assim, se a equipe de vendedores de uma companhia está competindo para ver quem alcança o valor mais alto em vendas, apenas um conseguirá. Porém, é importante lembrar que o sucesso do outro não precisa ser o seu fracasso. Talvez, não tenha conseguido vender tanto quanto um colega, mas vendeu mais do que conseguiu no mês passado, por exemplo. Enxergar todo o contexto é importante para evitar que a rivalidade resulte em desmotivação.
5 – Saiba separar rivalidade de desunião
Geralmente, em uma empresa, existem momentos em que o esforço individual é o mais importante e, outros, em que o trabalho em equipe se mostra necessário. Saber reconhecer esses dois tipos de situação é fundamental para não se tornar aquele tipo de pessoa que quer competir a todo o momento, mesmo quando não há a mínima necessidade. É sempre importante cuidar para que a rivalidade não se torne sinônimo de desunião, porque, aí sim, ela pode se tornar negativa e prejudicial.
A rivalidade pode tanto ser positiva quanto negativa, cabe a cada um escolher como irá usá-la. Se optar por utilizá-la de modo positivo, poderá fazer como os atletas e se preparar com ainda mais afinco para superar as suas limitações em primeiro lugar e, então, conseguir vencer o adversário.
Vale dizer que nem sempre a vitória virá, o que é totalmente natural, já que não dá para vencer sempre. O importante é saber utilizar as derrotas para evoluir, reconhecendo os pontos em que errou e trabalhando cada um deles para acertar em uma próxima oportunidade. Afinal de contas, essas experiências nos ensinam muito mais do que qualquer outra e é através delas que podemos crescer.
Lembre-se sempre que a vida é uma eterna competição, não com os outros, mas consigo mesmo. Procure todos os dias vencer alguma fraqueza, reparar algum erro e, assim, se tornar a melhor versão de si mesmo.
Se as palavras que compartilhei até aqui fizeram sentido para você, envie este artigo para os seus amigos e incentive-os a serem cada vez melhores!
Copyright: 1231591459 – https://www.shutterstock.com/pt/g/fizkes