O projeto Geração de Valor, como o próprio nome sugere, tem como principal objetivo gerar valor, oferecendo conteúdo sobre empreendedorismo da mais alta qualidade. Através das redes sociais, site e livros, Flávio Augusto da Silva, o grande nome por trás do projeto, compartilha seu conhecimento e experiência para ajudar pessoas que sonham em abrir o seu próprio negócio ou que já estão empreendendo e têm dúvidas sobre quais caminhos seguir.
Contents
A história de Flávio Augusto – O nome por trás do Geração de Valor
É impossível falar de Geração de Valor sem citar um pouco da história de Flávio Augusto, seu criador. Nascido em uma região de periferia no Rio de Janeiro, logo no seu primeiro emprego, aos 19 anos, demonstrou que tinha determinação. Encarregado de vender cursos de inglês, teve a ideia de usar um orelhão para entrar em contato com os clientes em potencial, assim, podia alcançar mais pessoas em menos tempo do que faria se fosse visitar cada uma pessoalmente.
A empresa logo percebeu o potencial de Flávio e deu a ele o cargo de diretor comercial regional. Porém, ele queria mais e, depois de um tempo, percebeu que poderia ser dono da sua própria escola. Foi assim que, aos 23 anos de idade, usando um dinheiro emprestado no caixa eletrônico do banco, a uma taxa de juros altíssima, fundou a WiseUp, que, no primeiro ano de funcionamento, rendeu a ele seu primeiro milhão.
Alguns pontos importantes a serem citados na história de Flávio Augusto é que, ao abrir a escola de idiomas, ele sequer falava inglês. Também não tem diploma universitário, pois, embora tenha sido aprovado para fazer Ciência da Computação na Universidade Federal Fluminense, não chegou a realizar o curso. E sabemos que passar no vestibular de uma universidade federal não é fácil, principalmente para quem estudou a vida toda em escola pública.
O projeto Geração de Valor – Compartilhando experiências e conhecimento
Flávio Augusto chegou lá, alcançou o sucesso e poderia ter se dado por satisfeito, porém, ele sentiu que poderia fazer mais e compartilhar todo o seu conhecimento e experiência com milhares de outras pessoas e foi assim que, em 2011, surgiu o projeto Geração de Valor. Através de um site e uma página no Facebook, o empresário começou a compartilhar um conteúdo riquíssimo, cujo principal objetivo é mostrar que qualquer um pode empreender e alcançar os seus sonhos.
Ao perceber que muitas pessoas começaram a se interessar pelo projeto e por todas as informações que ele compartilhava, teve a ideia de transformar esse conteúdo em livro, o que rendeu três publicações: Geração de valor (2014), Geração de valor 2 (2015) e Geração de valor 3 (2016), que foram grandes sucessos em vendas e, assim, ajudaram a disseminar ainda mais os ensinamentos desse grande empresário.
7 Lições que o projeto Geração de Valor ensina
O propósito de Flávio Augusto é compartilhar conhecimento para gerar valor e, assim, contribuir para a formação de uma geração de pessoas de valor, em que os jovens aprendam a ir em busca de seus objetivos em vez de esperarem que as coisas simplesmente aconteçam. Veja, a seguir, sete lições que esse projeto fantástico ensina através dos livros, vídeos e publicações nas redes sociais.
1 – Ganhar dinheiro não é pecado
Muitas pessoas carregam a crença de que o dinheiro é algo sujo e que aqueles que o possuem em abundância são maus. A verdade é que tudo depende de como ele é obtido e usado. Se você ganhar seu dinheiro honestamente, trabalhando para oferecer algo de valor para outras pessoas e utilizá-lo para ter mais conforto e proporcionar isso à sua família, não há nada de errado ou pecaminoso.
2 – Barreiras são superadas com inteligência e esforço
Flávio Augusto superou muitas barreiras em sua vida, primeiro, por ter nascido na periferia, depois, por ter estudado em escola pública, não saber falar inglês e mais uma série de empecilhos. Contudo, em vez de parar ao seu deparar com cada um desses desafios, ele escolheu dar o seu melhor e utilizar sua inteligência para superá-los.
3 – Todos podem aprender a alcançar o sucesso
Esqueça essa ideia de que apenas aqueles que nasceram em berço de ouro que têm chance de abrirem negócios de sucesso e construírem carreiras brilhantes. É claro que ter acesso a uma educação melhor e outras oportunidades ajuda, mas não é tudo. Se você tem força de vontade, garra e foco, ninguém poderá te impedir de crescer.
4 – O vitimismo afasta as pessoas de seus sonhos
Se Flávio fosse vitimista, possivelmente estaria até hoje em um emprego mediano, reclamando do seu salário, do fato de ter nascido na periferia e não ter estudado nas melhores escolas. Mas não, ele escolheu exatamente o contrário, recusou o papel de vítima e escreveu uma história fantástica de perseverança e sucesso.
5 – Se alguém conseguiu, você também pode
Assim como o Flávio, posso citar muitos nomes que saíram do mais absoluto zero e se tornaram grandes sucessos em sua área de atuação. Sílvio Santos, Henry Ford, Ralph Lauren, Steve Jobs, J. K. Rowling e tantos outros conseguiram. Por que acha que com você seria diferente? Acredite, você também pode chegar lá!
6 – Crises trazem oportunidades
Momentos de crise costumam tirar qualquer pessoa do prumo, porém, assim como Flávio ensina através do projeto Geração de Valor, é preciso manter a cabeça no lugar para enxergar as oportunidades que esse tipo de situação pode trazer. Quando sua empresa quebrou, ele aproveitou para ver o que estava fazendo de errado e, então, recomeçou ainda mais preparado para vencer e foi exatamente isso o que aconteceu.
7 – Alguém apenas irá te colocar para baixo se você permitir
Por último, é importante citar a autoestima, que é um fator muito importante na busca pelo sucesso. Pessoas que te colocam para baixo sempre irão surgir ao seu redor, porém, está em suas mãos escolher se irá dar ouvidos a elas ou não. Se você acreditar em si e ouvir apenas feedbacks construtivos, vindos daqueles que realmente torcem pelo seu crescimento, nada que for diferente disso irá te abalar.
Uma frase bastante marcante de Flávio Augusto e que resume o significado por trás do projeto Geração de Valor é: “Nem sempre é fácil, mas sempre é possível”. Portanto, tenha em mente que o caminho para o sucesso pode, sim, ser árduo, mas isso não significa que você não conseguirá chegar lá.
Copyright: 1018551598 – https://www.shutterstock.com/pt/g/pathdoc