Olá querida pessoa,

Espero encontra-lo em paz, harmonia e com saúde.

Há um ditado em inglês que diz que “No man is an island”, que pode ser traduzido como “ninguém é autossuficiente”. Todos nós precisamos uns dos outros, pois cada pessoa tem suas habilidades e capacidades específicas. É nesse somatório e na troca de experiências que todos saem ganhando. Isso é válido tanto pessoal quanto profissionalmente.

Essa necessidade do outro ganha contornos específicos na vida profissional, onde recebe o nome de networking. Saiba mais sobre esse conceito e compreenda a sua importância neste artigo.

O que é networking?

Networking significa rede de contatos. É comum nos depararmos com a expressão “fazer networking”, que significa encontrar novas pessoas ou manter vivos os relacionamentos com as pessoas que já conhecemos para alcançar objetivos profissionais.

O networking é uma poderosa ferramenta, tanto para quem quer entrar no mercado de trabalho, quanto para quem deseja avançar dentro da empresa na qual já trabalha. Afinal de contas, ter habilidades técnicas é essencial, mas também é preciso que as pessoas te conheçam e lembrem de você caso fiquem sabendo de alguma oportunidade na sua área. Nesse sentido, quanto mais bem relacionado for, melhor será para sua carreira.

Um erro muito comum é o de só se preocupar com o networking apenas quando precisa usá-lo. Atitudes assim podem acarretar efeitos negativos, pois pode soar como falsa a aproximação. É necessário criar vínculos profissionais desde a formação acadêmica. Palestras, reuniões e conferências são ótimos meios de conhecer pessoas interessantes, assim como eventos sociais, esportivos e culturais. A rede deve ser construída de forma natural.

Além disso, é importante que você tenha organizado em um local (agenda, celular, planilha, rede social específica) com os dados das pessoas que conhece, identificando suas áreas de atuação e habilidades. Redes sociais como: Facebook, LinkedIn e Instagram abrem oportunidades para você aumentar sua rede de contatos.

No entanto, é preciso seguir algumas regras, pois sair adicionando todo mundo não quer dizer que será bem-sucedido. Deve-se estar atento, ainda, às formas e estratégias para realizar uma abordagem adequada.

É necessário entender que investir na construção de um bom networking não se trata de burlar as regras do processo seletivo ou estabelecer relações movidas simplesmente por interesse. É importante ter a percepção que o networking funciona como uma via de mão dupla, em que deve haver a troca de informações, conhecimentos, indicações, de forma natural, pois essa ajuda mútua é o que traz os benefícios reais aos profissionais com uma boa rede de contatos.

Como diz o ditado, quem não é visto não é lembrado e o objetivo do networking é que aconteça exatamente o contrário e você seja visto e lembrado pelas pessoas. Pense bem, quando você precisa contratar um serviço ou adquirir um produto, procura por empresas totalmente desconhecidas ou acaba indo naquela que já conhece?

É claro que existem exceções, contudo, na grande parte dos casos, damos preferência para o que conhecemos e confiamos, isso é natural no ser humano. Por essa razão, é importante que te conheçam como profissional, saibam da sua expertise e se simpatizem com você pessoalmente, porque isso também conta.

Muitas organizações preferem anunciar vagas internamente para que os seus colaboradores sugiram candidato e, assim, aumentarem as chances de fazerem boas contratações. É claro que as habilidades e competências dos cargos são avaliadas, não é apenas o bom relacionamento que será considerado, mas o fato de ser alguém conhecido, mesmo que indiretamente, acaba gerando mais confiança.

Se você deseja ter uma carreira de sucesso, além de buscar uma formação de qualidade, se especializar e buscar a evolução contínua, é preciso que, também, construa uma rede de contatos poderosa, em que um ajude o outro, indicando o trabalho, dando boas referências, trocando conhecimento e experiências. É isso que dá sentido ao networking e o torna uma ferramenta tão importante.

Não tenha medo de se aproximar, se apresentar, conhecer pessoas novas, indicar o trabalho delas, prestigiá-las. Esses pequenos gestos fazem toda a diferença e contribuem para que construa conexões e seja lembrado e requisitado. Vale lembrar que, embora o objetivo inicial do networking seja fazer contatos profissionais, pode acontecer de fazer boas amizades ao longo do caminho. Mas, claro, sempre com muita naturalidade, porque nada conecta mais do que a verdade.

Importante para a carreira

Ao longo de nossa vida profissional, conhecemos muitas pessoas em locais de trabalho, em projetos pontuais, na faculdade e em outros cursos profissionais. Em cada experiência que vivemos, essas pessoas com certeza têm muitos conhecimentos a serem compartilhados. Especialmente no início de carreira, um estagiário disposto a se desenvolver com o auxílio dos profissionais mais experientes tem sempre muito a ganhar.

Da mesma maneira, à medida que nos tornamos experientes, novos colegas em início de carreira aparecem. Chegamos, então, ao nosso momento de compartilhar sabedoria e experiências. Além de melhorar o desempenho profissional, essa troca aproxima as pessoas e ajuda a construir um ambiente de trabalho mais amistoso.

Quando somos “marcantes” para as pessoas que passam pela nossa vida profissional, elas vão se lembrar de nós diante de projetos ou vagas de emprego compatíveis com nossas habilidades. Da mesma maneira, devemos ajudar e recomendar aqueles que foram marcantes para nós. É sempre um modelo ganha-ganha.

Importante para os negócios

Além de ser benéfico no mercado de trabalho convencional, o networking é extremamente importante no mundo dos negócios.

Qualquer empreendimento começa na mente de uma pessoa que concebeu uma ideia. Para verificar se essa ideia é viável, lapidá-la e concretizá-la, é preciso contar com parceiros profissionais. Os parceiros são pessoas que também acreditam na viabilidade da ideia e possuem conhecimentos que agregam valor ao projeto, nos auxiliando em sua execução.

Para encontrar parceiros com sintonia de ideias e também investidores que patrocinem essas ideias, é preciso ser visto para ser lembrado. Por isso, mais uma vez, é primordial fortalecer a rede de contatos, seja por meio da internet ou por meio de encontros presenciais.

7 dicas para um networking eficaz

Criar e manter uma rede de contatos rica é uma atividade de longo prazo. É trabalhosa, mas também muito vantajosa. Confira algumas dicas para um networking incrível:

1. Lembre-se de quem já fez parte de sua vida

Para crescer na carreira ou para edificar um projeto de negócios, você deve puxar pela memória quem são as pessoas que poderiam te auxiliar nesse momento. Vale lembrar-se de colegas de escola, da faculdade, de cursos que você fez, de empregos anteriores ou mesmo amigos pessoais que possam se interessar por sua ideia.

Com tantas redes sociais disponíveis, não é difícil encontrar essas pessoas hoje em dia. Em âmbito profissional, mais especificamente, o LinkedIn é uma boa rede para mostrar as suas competências profissionais e verificar o que seus colegas andam fazendo.

2. Explore os interesses em comum

Você não deve encontrar uma pessoa com a qual você não conversa há anos já pedindo favores ou propondo negócios, não é mesmo? Inicie a conversa com outros assuntos em comum, daí a importância de conversar com pessoas com os mesmos interesses.

Depois de retomar esse contato, gradativamente introduza a sua ideia de negócios e pergunte se a pessoa estaria interessada. A falta dessa “introdução” pode fazer com que você pareça interesseiro, o que é péssimo para o networking.

3. Encontre-se pessoalmente

Além da internet e do telefone, também é importante fazer networking pessoalmente. O contato face a face permite que a conversa se desenrole de modo mais rápido e espontâneo. Por isso, convide seus contatos para um bate-papo num café ou num restaurante, por exemplo.

Além disso, saiba que as palestras, treinamentos e eventos de cunho profissional são excelentes oportunidades para conhecer pessoas cheias de ideias e de habilidades que podem ser somadas às suas. Participe desse tipo de evento e lembre-se: quem não é visto não é lembrado.

4. Coloque-se também à disposição

Da mesma maneira que você precisa de ajuda para concretizar suas ideias, outras pessoas estão na mesma posição. Networking não se trata apenas de ser ajudado, mas também de ajudar.

Para que as parcerias sejam frutíferas, verifique se há interesse mútuo. Se você não estiver realmente interessado na ideia de uma pessoa, ou se ela não estiver interessada na sua, não tem por que levar o projeto adiante.

5. Apresente-se de forma criativa e objetiva

Se for a primeira vez que você estabelece contato com uma pessoa, você precisa apresentar-se de forma sucinta, contando sua história, sua experiência, seus conhecimentos e habilidades. Ao apresentar suas ideias de projetos, por exemplo, seja persuasivo e mostre que você realmente acredita em sua ideia.

Além disso, é importante ressaltar seus diferenciais, ou seja, aquelas características que você possui e que são raramente encontradas em outras pessoas. Contudo, sempre fale a verdade e seja autêntico. Se você disser que tem uma habilidade e depois, no andamento do projeto, demonstra que não a tem, comprometerá a sua imagem profissional diante de seus parceiros.

6. Amplie seus conhecimentos

Para ser uma pessoa interessante e para demonstrar suas qualidades profissionais no networking, você deve sempre ampliar e reciclar seus conhecimentos. Leia livros, acompanhe as notícias nacionais e internacionais (sobretudo aquelas relacionadas à sua área de atuação), vá a palestras, converse com profissionais da área e faça cursos.

São formas de reciclar e atualizar seus aprendizados, além de ampliar seus horizontes. É assim que você constrói um currículo interessante e ainda tem ideias valiosas de negócios.

7. Não deixe sua rede morrer

A pior imagem que alguém pode ter no contexto do networking é a de alguém que só aparece quando precisa de algo. Por isso, mantenha suas conversas ativas, mesmo que seja sobre assuntos de menor importância, para que essas pessoas continuem participando de sua vida, e você da vida delas.

Assim, vocês estarão sempre na mente um do outro, sem cair no esquecimento e sem soar falso quando for precisar dessas pessoas por algum motivo.

É fácil perceber que o networking é uma ferramenta poderosa e transformadora para a vida profissional das pessoas. No entanto, é importante tomar os cuidados acima para que os melhores resultados possíveis sejam alcançados por todos os envolvidos.

É preciso ser justo e colocar-se à disposição das pessoas. O networking é um processo de longo prazo, que exige atenção e dedicação a cada um de seus contatos. A soma de habilidades e competências é o que permite que novos projetos sejam construídos e que a sociedade como um todo saia ganhando.

E você, tem mais dicas de networking? Como tem sido sua experiência? Deixe seus comentários aqui no blog e compartilhe este artigo.