Amar alguém e não ter esse sentimento correspondido pode ser bastante doloroso, afinal, há um desejo de estar perto do outro, compartilhar a vida com ele. Assim, a impossibilidade de viver tudo isso, aliada à dor da rejeição, torna a experiência ainda mais sofrida. Contudo, um amor não correspondido não é o fim do mundo, com o tempo é possível superar o que aconteceu e seguir adiante.

Se você está vivendo algo assim, siga a leitura para entender melhor o que está se passando em seu interior, além de conferir dicas para se cuidar neste momento delicado e superar mais rapidamente.

Por que o amor não correspondido é doloroso?

Um amor não correspondido é doloroso por uma série de fatores, que se diferenciam de acordo com cada pessoa e situação. Entretanto, de modo geral, envolve especialmente a dor da rejeição e a frustração de não ter o desejo de estar ao lado da outra pessoa realizado.

É um tipo de sofrimento que não pode ser subestimado, pois já foi comprovado que a dor de amor é sentida como se fosse física. Portanto, se você está sofrendo ou tem alguém próximo nessa situação não se julgue ou julgue o outro, pois cobranças e julgamentos não irão ajudar em nada, pelo contrário.

O ser humano sofre quando seu sentimento não é correspondido porque somos seres sociais, queremos estar perto de quem amamos. Quando há uma negativa e encontramos esse bloqueio, sofremos como se não houvesse uma solução, como se a dor nunca mais fosse passar.

A verdade é que, mesmo que não pareça, a dor passa e o sofrimento diminui ao longo do tempo. A sensação de que nunca mais será capaz de amar outra pessoa vai embora, porque a vida é cíclica, tudo se transforma e com os sentimentos não é diferente.

Mantenha-se motivado e conquiste resultados extraordinários!
Baixe meu ebook “O Colecionador de sucessos”, é um presente!

7 Dicas do que fazer quando o amor não é correspondido

Se ainda está se perguntando o que fazer quando o amor não é correspondido, confira as respostas a seguir. São atitudes que irão te ajudar a se preservar e cuidar de si com carinho para que logo supere o que passou, acompanhe.

1 – Coloque obstáculos para si mesmo

Durante um período de fossa por um amor não correspondido, podem ocorrer certas “crises”, momentos em que a dor se torna mais forte. Para evitar fazer coisas das quais possa se arrepender durante esses episódios, coloque obstáculos para si mesmo, evitando o contato com o outro. Apagar o telefone da pessoa do seu celular e deletá-la das suas redes sociais são atitudes fundamentais para virar essa página.

2 – Pare de buscar problemas em si para justificar o ocorrido

Quando uma situação assim acontece, é comum que a pessoa que não teve seu sentimento correspondido se veja como indigna de amor, enquanto o outro é considerado perfeito. E a verdade é que ambos são seres humanos, com qualidades e defeitos.

Sendo assim, pare de buscar problemas em si para justificar o que aconteceu, entenda que amores são assim, as pessoas podem ou não se apaixonar por alguém e ninguém tem culpa por isso.

3 – Retire do seu campo de visão lembranças da pessoa

Se você deixar presentes, porta-retratos espalhados pela casa ou mesmo fotos armazenadas no seu celular, irá receber reforços constantes para pensar na pessoa. E tudo o que está vivendo já faz com que pense nela uma boa parte do tempo, especialmente no início, então, não é bom que tenha mais motivos para se lembrar. A ideia não é suprimir o que está sentindo, apenas evitar reforçar esses pensamentos.

4 – Faça coisas que nunca fez antes

Se você continuar fazendo as mesmas coisas e frequentando lugares que ia com a pessoa, terá seu sofrimento alimentado. Por esse motivo, que tal recomeçar e criar novas memórias? Experimente ir a lugares que nunca foi, fazer passeios agradáveis com os seus amigos, conhecer restaurantes diferentes, assistir outro tipo de filme. Quanto mais se abrir para o novo, mais rapidamente conseguirá virar a página.

5 – Planeje sua vida daqui para frente

Fazer planos é sempre muito motivador, estejam eles ligados à carreira ou à vida pessoal. Você pode escolher algum curso para começar e aperfeiçoar suas habilidades profissionais, ou mesmo se programar para fazer uma viagem. Fazendo isso, estará dizendo a si mesmo que sua vida está continuando e que tem uma série de possibilidades à sua frente, com experiências aguardando para serem vividas.

6 – Evite buscar logo um novo relacionamento

Existem pessoas que, logo que sofrem uma rejeição, tentam embarcar em um novo relacionamento como uma forma de fugir do sofrimento e começar uma nova página. Entretanto, essa pode não ser uma boa ideia, porque não terá tempo suficiente para se recuperar, além de correr o risco de entrar em uma relação que não é compatível com as suas aspirações amorosas.

A afobação de encontrar um novo amor pode levar a escolhas precipitadas e acabar gerando ainda mais sofrimento e frustração. Prefira esperar, evitar forçar uma situação e deixar que as coisas aconteçam naturalmente. Caso venha a conhecer alguém ao longo do caminho, se permita vivenciar cada etapa, devagar, com cautela para se preservar.

7 – Se ame em primeiro lugar

Por fim, por mais que amar alguém seja realmente muito bom, em primeiro lugar você deve sempre lembrar de se amar. Assim, através do amor-próprio evitará se submeter a situações apenas para se encaixar na vida de outra pessoa. Estar com quem se ama a qualquer custo não é sustentável a longo prazo e pode custar a sua felicidade.

O amor é um sentimento poderoso e único que é construído através do tempo, da convivência, da troca de experiências. Essa sensação, que chega de forma rápida e se mostra avassaladora, nada mais é do que a paixão, que com o tempo pode se transformar em amor ou simplesmente desaparecer. Se dê tempo para entender exatamente o que está sentindo, refletir se a outra pessoa está na mesma sintonia e, assim, encontrar o melhor caminho para seguir.

Se gostou, deixe seu comentário abaixo e aproveite para compartilhar este conteúdo com amigos que estejam enfrentando uma situação semelhante.